sexta-feira, 4 de outubro de 2019

Feast of Legends: Um pequeno review

Galera, ontem fomos surpreendidos por um lançamento bem inusitado: uma rede de Fast Food famosa nos EUA (ainda que desconhecida no Brasil) lançou , como parte de seu marketing e propaganda, um RPG completo , de 97 páginas, com um cenário de fantasia medieval repleto de referências ao próprio negócio.



Muito tem se discutido sobre a validade desse material ou não. Pessoas bem engajadas dentro do Hobby, como Scoot Malthouse, criador do QUILL e meu game designer favorito, se posicionaram totalmente contra essa investida da MANDY's. ALiás, o Scott fez um texto irritadissimo no seu blog!kkkkkkkk.

Eu vou aqui dar APENAS minha opinião sobre isso, uma vez que acabei de ler o documento inteiro, e gostei muito de tudo que li.
É apenas minha opinião, sintam-se livres para discordar.


Feast of Legends - O Livro

Bom, vou começar comentando do PDF em si.
Trata-se de um pdf muitooooo bem feito, muito bem produzido!
Possui desenhos muito bem feitos, diagramação limpa em duas colunas, e uma estética que parece uma mistura de D&D 5 Edição com Index Card RPG (falando da parte estética).
Os mapas são muito bacanas.

Falando na real, tem uma diagramação e layout mais bacana e profissional que muita coisa que é lançado oficialmente por empresas que só trabalham com RPG.
Ponto positivo para a Mandy's!



O Sistema

O sistema não apresenta grandes inovações, sendo uma variação do basicão D&D.
A grande diferença talvez seja o fato se utilizar dados de 4 lados na hora de determinar os Stats, que são 5 - Força, Inteligência, Charme, Arcana e Graça (traduções literais). Esses valores lhe darão bonus, que serão usados nas rolagens.
O Ataque é feito com um D20 contra a Defesa do Adversário, exatamente como estamos acostumados.

Há sistema de Vantagem e desvantagem, habilidades...tudo bem dentro do comum Old School/5 Edição, nem me extenderei nesse ponto, vocês já conhecem as mecânicas.

Algumas pessoas criticaram a o sistema por ser muito pouco original. Concordo que não é original, mas TODAS as criticas nesse sentido também poderiam ser direcionadas a jogos como:

Old Dragon
Swords and Wizardry
Lamentations of the Flame Princes
Basic Fantasy


e um zilhão de outros...

Acho que o sistema de Feast of Legends aqui é de fato um mix de muito que já foi feito. Exatamente como muito jogos que adoramos por aí.


Um ponto curioso é que todo personagem faz parte de uma ORDEM, que seria tipo a "classe" do mesmo.
O nome das Ordens fazem referência aos produtos da rede:
 Temos a Ordem do Frango, a Ordem do Beef, entre outras, e cada uma com subdivisões tipo "A Ordem do Frango Grelhado"!kkkkkkkkkkkkkkkkk

Acho que o pessoal levou a sério demais esse RPG que definitivamente não se leva a sério.
Eu curti esse lado humoristico.


A Aventura

O livro tem 97 páginas, sendo 32 de regras e criação de personagens - tem personagens prontos, uhuullllll - e o restante é uma aventura gigante, cheia de dicas para o Game Master, com MUITOS eventos e acima de tudo, MUITO didática e bem escrita.
Apesar do tema meio "humoristico", a aventura é escrita de forma a dar várias dicas bacanas para o GM sobre como conduzir cada encontro, possibilidades, e até dicas de improvisação.
O mais curioso é que os jogadores podem usar coisas que eles comeram na vida real como bônus em determinadas situações - sim, coisas que eles consmiram dentro de algum Mandy's por aí!


Resumindo



Enfim, eu achei um produto bem feito. Se tivesse sido feito por alguma empresa de RPG apenas, e fosse EXATAMENTE da mesma forma, teria chamado a atenção positivamente, creio eu.
Eu particularmente não me importo que uma grande empresa lance RPGs.
Por exemplo, eu sei que a maioria da grandes empresas de RPG se preocupam exclusivamente com  dinheiro e numeros, exatamente com a Mandy1s e qualquer outra empresa capitalista do mundo, assim, acho que se viu-se potencial comercial e de marketing no RPG, acho justo eles usarem para tal fim.

O RPG pode ser usado na Educação, na Psicologia, na Terapia, em Empresas , na Gestão de Negócios...por que não no Marketing e na Propaganda?

Seria esse "Feast of Legends" o primeiro indicio de que o RPG vai se tornar tão popular ao ponto de ser um fator decisivo na venda de produtos, capaz de movimentar pessoas totalmente fora do nosso "nicho"???

Quem sabe?




Minha nota


Minha Nota é 7.

Só não dou mais pois, de maneira geral, não curto RPGs humoristicos, sendo as unicas exceções que faço o D&T original, o TOON e o Monstros.

Mas achei bacana!

O pdf pode ser baixado free aqui: Feast of Legends

4 comentários:

  1. Apesar da minha única referência ser o seu relato, eu também não vi nada de mais. Talvez oportunista, talvez colabore de alguma forma com o sendo comum negativo, não sei, mas não me parece nada de mais.

    ResponderExcluir
  2. Eu tenho o Monstros! Ou tinha! Não, acho que ainda tenho. Ele é muito divertido.

    ResponderExcluir
  3. Oi, só pra fazer uma correção :-) O nome da rede é Wendy's, e não Mandy's

    ResponderExcluir
  4. é, não vi nada de mais também, é mais um jogo ai pra alguém que deva gostar do genero, então ponto positivo pro rpg. Acho frescura reclamar do produto. e achei genial a ideia pro marketing do comercio.

    ResponderExcluir

Entrevista: Artista e criadora de jogos Fernanda Bianchini

 Olá, pessoal, tudo bem com vocês? Hoje venho animadíssimo com mais uma grande entrevista. Dessa vez com a artista e criadora de jogos (e mu...