Olá, pessoal, tudo jóinha com vocês?
Depois de um longo inverno nesse blog, venho aqui falar um pouquinho sobre um fenômeno muito recorrente, comum e ainda assim pouco falado: O Cansaço e a estafa no meio do RPG.
O dicionário define "estafa" como "esgotamento ou fadiga extrema, é um estado de cansaço físico e mental intenso", e estranhamente o cansaço e até mesmo a estafa é algo totalmente possível de acontecer no meio do RPG, idependente desse ser o meio do RPG solo ou em grupo.
Todo rpgista - ou a maioria - já viu-se querendo ler o máximo de material possível, conhecer novos suplementos, novos sistemas de regras...e finalmente quando tem acesso a tudo isso de alguma forma, bate aquele cansaço de ter lido tanta coisa que ou ele fica sem saber o que usar, ou ele está cansado demais para usar todo material que coletou.
Todo dia saem materiais incriveis para todos os bolsos - inclusive muita coisa gratuíta - e é tentador querer ler e conhecer tudo isso. Mas eu muitas vezes já me vi de "cabeça cheia" depois de ler 4 ou 5 sistemas na mesma semana, com a cabeça tão cheia que sobra pouca vontade de realmente jogar e colocar os materiais na mesa.
Outro lado da moeda é aquele dos criadores de conteúdo para RPG, sejam game designers, youtubers, tik tokers (ou geralmente tudo isso junto e mais um pouco).
Hoje as informações correm tão rápido dentro do mundo das redes sociais que a demanda de produção chega a ser esmagadora.
Os game designers independentes precisam o tempo todo lançar coisas novas ou seus produtos facilmente cairão no esquecimento em meio aos produtos de grandes editoras e aqueles abençoados que conseguem provocar o hype na galera.
Isso facilmente pode gerar quadros de cansaço extremo e até mesmo estafa ( e até mesmo burnout) entre essas pessoas.
Talvez devamos cada vez mais tirar o pé do acelerador quando nos sintamos assim, e aceitar que as vezes alguns dias, semanas ou mesmo meses podem ser necessários para recuperarmos aquele gosto pelo nosso tão amado hobby...
Mas...isso não é tão facil assim, especialmente para aqueles que vivem de alguma forma desse hobby (como é meu caso); nesse caso fica um pouco mais dificil e é necessários respiros diários e curtos para não deixarmos a magia do RPG se afogar em meio ao mar de compromissos e produções.
E, enquanto jogadores e colecionadores, nem sempre vai ser fácil manter aquele encanto inicial de estarmos entrando em um lugar mágico onde nossos problemas - ou parte deles - não pode entrar e podemos ser heróis de nossas proprias histórias...
MAs e vocês, o que pensam de tudo isso? Comentem aqui suas impressões e opiniões!
Primeiramente, parabéns pela iniciativa em trazer este assunto.
ResponderExcluirAcompanho e admiro seu trabalho!
Eu estou passando por um momento assim. Cansado e sem criatividade para produzir. Ao mesmo passo que me pego pensando nessa questão de, é preciso mesmo produzir sempre? (Eu não vivo das minhas produções). Por vzs tenho vontade de largar tudo e só sumir kkkkk... Acho que meu problema vai muito da cobrança pessoal. Mas desacelerar é realmente preciso...
Grande abraço!
Olá! Eu TB estou passando por um momento assim (não apenas relacionado à RPG, mas a outras coisas TB) e te entendo perfeitamente. Quis trazer o assunto e pretendo trazer mais coisas relacionadas á saúde mental dentro do hobby, com acessória da minha terapeuta.
ResponderExcluirA internet trouxe muitas coisas boas, mas por outro lado, trouxe uma cobransa muito forte para produzir muita coisa para não ficar para trás. De um lado temos o produtor de conteúdo que precisa criar muita coisa, e do outro lado, temos o consumidor que precisa ler muita coisa. Os dois ficam esgotados.
ResponderExcluirJá tive vários momentos de estafa na mesa de jogo. Finalizar a sessão e estar tão cansado e amassado como uma caixa de pizza atropelada por um caminhão betoneira. O blog RPGames Brasil e o Youtube já contribuíram para o esgotamento também. O que era para ser uma válvula de escape, virou uma cobrança de postar o melhor conteúdo e com regularidade. A solução foi voltar ao inicio, criar conteúdo pelo prazer e não pela obrigação. Às vezes fico semanas sem postar, mas quando compartilho algo é porque estou gostando de fazê-lo naquele momento. Abraços e obrigado por puxar a discussão.
ResponderExcluirwww.rpgamesbrasil.com.br