sexta-feira, 17 de maio de 2019

Entrevista com André Medeiros, do canal "O Fabulário"

Bom, galera, hoje a entrevista é com o André Medeiros, a mente por trás do canal "O Fabulário", um dos canais mais originais do youtube mundial, e com certeza o meu canal favorito.
Pra quem não sabe, o Fabulário apresenta uma história interativa estilo "escolha sua propria aventura" totalmente interpretada e contada pelo André através dos vídeos. Você assiste o video, e ao final de cada trecho você escolhe como a história continuará, indo para o próximo video.

Eis aqui o link do Canal: O Fabulário

Então vamos lá, sem cortes ou edições!




Olá, André! Muito obrigado por aceitar fazer essa entrevista! Sinta-se livre para responder as perguntas da forma que achar melhor. Desde respostas monossilábicas até verdadeiras teses de doutorado, tudo é válido aqui, sinta-se 100% livre!

Vamos lá então!

1-      Cara, imagina que você tenha que apresentar o Fabulário para alguém que não faça ideia do que é o canal. O que você diria a essa pessoa?
R= Cara... o Fabulário é um canal no youtube que conta uma história interativa, na qual VOCÊ decide que caminho a história vai tomar, criando assim vários finais possíveis para a mesma aventura.

Vou dar exemplo: Imagina a história da chapeuzinho vermelho. O trabalho que eu faço com o Fabulário é praticamente dar opções de escolha para que você modifique a historia que está sendo contada.

O que aconteceria se a chapeuzinho não cortasse caminho para a casa da vovó e fosse pela estrada ao invés da floresta? Se ela fugisse do lobo quando o viu? E se ela tivesse dado metade da cesta de doces para o lobo faminto? Se ela tratasse mal o lenhador e ele não tivesse vindo socorre-la?

Acho que toda história pode ter infinitos finais, e no Fabulário eu tento mostrar que cada vez que você toma uma decisão ela vai ser importante no futuro. Por mais que pareçam decisões corriqueiras, elas podem ter uma grande e inesperada reação no futuro

(Assim como na vida real... uehuehueheuheuheuheheuehuehueh)

2-      Como foi seu primeiro contato com o RPG?
R= O primeiro, primeiríssimo contato foi jogando com um vizinho quando eu tinha 8 anos jogando o famoso HERO QUEST.

Achei inacreditável aquele jogo que eu jogava uns dados malucos, matava os monstros e roubava tesouros. Achei genial, mas só fui jogar algo parecido de novo com os meus 13 ou 14 anos (que por coincidência foi com outro vizinho...UEHUEHUEHEUHEUHEUHEUEHUEHE)

E esse cara que me ensinou a jogar RPG é um dos idealizadores do canal! Então o canal é praticamente um retorno as origens do que foi para mim conhecer o RPG!


3-      Quando surgiu a ideia de montar algo como o Fabulário? Da ideia inicial até o “colocar a mão na massa”, quanto tempo se passou?
R= Cara... um dia eu estava em casa e pensei “Queria jogar um livro-jogo” e fui procurar alguma coisa no youtube. Quando eu vi que não tinha, pensei na hora... “Se ainda não tem... eu vou criar!”

Eu assisti o Jornal Nacional e pensei assim... “esse Willian Bonner ai, tá praticamente lendo um jornal na TV. Talvez se eu escrever um livro-jogo e ler ele no Youtube vai dar certo!”

Daí até chegar ao conceito de como seria interpretar os NPC´s e criar as imagens que fariam parte da história foi questão de tempo

Como eu já mestro a mais de 15 anos, e tenho formação de ator, achei que seria fácil... (E esse foi um feliz erro, acho que se eu tivesse calculado que daria TANTO trabalho, talvez eu não tivesse feito)

Costumo dizer que o Fabulário é o trabalho mais trabalhoso que eu já tive na vida!!!

UEHUEHUEHUEHUEHUEHEUHEUHEUHEUEHUEHUEHUEHEUH





4-      Tenho certeza que fazer a história completa deve ter dado um trabalho gigantesco! Você poderia contar para nós como foi a montagem de tudo, o que você teve que fazer ,como foi a edição (sim , eu sei, essa resposta será enorme, e é justamente isso que queremos!kkkkk)...

R= CARA... Como o trabalho de criação do livro-jogo (no caso o roteiro) ia ficar todo nas minhas costas, demorou alguns meses desde escrever a história, fazer uma revisão, criar os trejeitos dos personagens, criar o visual de cada um. Colocaria uns 3 meses.

Depois veio a parte de gravar propriamente dito, viajei para São Paulo para gravar, ai comprei iluminação, bateria pra câmera, perucas, roupas em brechó e tudo mais.

Já a gravação que eu achei até rápido, mais uns 15 dias. (15 dias de gravação frenética... por exemplo: toda a parte do chefe da guarda eu gravei doente, quase MORRENDO!!!)

Ai veio a parte de edição.... MEU AMIGO, Ai demorou!!! Heuheuehuehueheuheuheuheueh... Mais uns 2 meses de edição trabalhando dia e noite.

Teve dias que eu acordei 8 da manhã, sentei pra editar, e só levantei 11 da noite.

Como eu já disse... o Fabulário é o trabalho mais trabalhoso que eu já tive na vida!!!

UEHUEHUEHUEHUEHUEHEUHEUHEUHEUEHUEHUEHUEHEUHHEUHEUHEUEHUEH



5-      Você imaginou que o canal teria tanta repercussão? Muita gente conheceu e está conhecendo o Canal, e só vejo críticas positivas sobre ele!
R= MANO... toda vez que a gente cria alguma coisa (especialmente uma tão TRABALHOSA) a gente imagina o pessoal gostando, mostrando para os amigos e tal.

Mas eu acho que para somente uma aventura lançada, o canal está muito bem.

Com uma só história lançada até agora, eu competi esse ano com o Fabulário ao Goblin de ouro (que para quem não sabe, é tipo o OSCAR DO RPG NACIONAL) como melhor canal de RPG.

Isso competindo com uma galera absurda tipo, Formação Fireball, Vertente Geek, o próprio vencedor desse ano o Game Chinchila. Só atrações DE PESO, e o Fabulário lá, no meio desses grandiosos canais.

Acho que o canal tem uma grande perspectiva de crescimento tanto com o público que se amarra em RPG quanto um público que não conhece RPG usar o canal como entrada para o mundo RPGístico



6-      Você joga livros-jogos com frequência? Em caso afirmativo, quais seus livros favoritos?
R= CARA... as aventuras do IAN LIVINGSTONE estão guardadas no meu coração.

Não tem como não deixar registrado isso!!!

UEHUEHUEHUEHUEHEUHEUHEUHEUEHUEHUEHUEHEUHEUHEUHEUEH



7-      Quais seus sistemas de RPG favoritos, e por que?
R= EITAAAAA... n tenho como esconder que o meu favorito é D&D.

Comecei jogando ele... e o meu peito sempre bate mais forte quando rolo um d20!! UEHUEHEUHEUHEUHEUHEUEHUEHUEHEUHEUHE

Eu já joguei outros sistemas e aprendi muito com eles.

A gente aprende jogando GURP´S, jogando 3D&T, vampiro, sistemas Inependentes.

O que eu acho lindo é tirar essa aparência de que no D&D é só pancadaria a matar monstros, e colocar uns os questionamentos éticos e filosóficos.



8-      Acho que você já deve estar de saco cheio de responder isso, mas lá vai: teremos uma nova aventura no Fabulário?
R=CARA... não fico de saco cheio não!!!

EU ADORO QUANDO PERGUNTAM, pq significa que o pessoal está gostando =D

Eu tenho mais 6 histórias já pré montadas para as próximas aventuras.

E como eu respondi antes, é um trabalho muito trabalhoso.  A próxima aventura vai ter mais de 70 videos, então fica bem pesado, mas vale a pena depois que eu vejo o feedback do pessoal.



9-      Como foi ver o filme de Black Mirror na Netfilix, o “Black Mirror: Bandersnatch”, sabendo que você já fazia o mesmo meses e meses antes dele? Você gostou (caso tenha assistido)?
R=RAPAIZ... eu assinei o netflix por um mês grátis só pra poder ver esse black mirror.

Confesso que esse Episódio é mais ambicioso em certos pontos do que o fabulário (Lógico... NETFLIX né mano?)

Mas eu vejo mais gente perguntar se vai ter outro Fabulário do que perguntando se vai ter outro
Bandersnatch. Então eu acho que mesmo com recursos limitados, o trabalho está correspondendo bem ao que o pessoal espera encontrar =D



10-  Qual foi o momento em que o canal te surpreendeu?
R= MANO... Foi quando eu recebi uma mensagem dizendo assim: “O seu vídeo “O Aprendiz de Herói” já possui 10.000 visualizações”.

Naquele momento fiquei de boca aberta pensando... CARA... de certa forma EU MESTREI PARA 10.000 PESSOAS???

Fui dormir feliz nesse dia... UEHUEHEUHEUHEUHEUHEUEHUEHEUHEUHEUHE



11-  E quais os próximos planos para o canal?
R= CARA... nesse dia de hoje... acabamos de bater 3.000 inscritos.

Que pra mim é muito divertido e mostra que o público está querendo outro.
Vamos lançar a segunda aventura o mais rápido possível.



12- Qual foi o comentário mais curioso que você já leu ou ouviu sobre o canal?
R= CARA... uma vez teve um brother que gostou tanto... tanto... tanto... que ele jogou todos os finais possíveis, e mostrou o canal para a mãe e o pai dele
E o pai dele ficou viciado.
.. e em uma só noite jogou mais de 5 finais!!!
Achei bem louco saber que um pai teve o primeiro contato com o RPG comigo sendo mestre...HEUHEUHEUEHUEHUEHEUHEUHEUEHEUH



13-  Cara, aqui o espaço é seu! Deixe seu recado, faça seu jabé, de sua opinião sobre qualquer coisa...seja livre. Inclusive, se achar que alguma pergunta deveria ter sido feita, coloque aqui, pode responder também!
R= CARA... Canal o Fabulário, o canal mais interativo de RPG nacional com conteúdo totalmente GRATUITO e uma aventura para jogar agora mesmo!!!


Muito obrigado mesmo, cara
R= Que isso meu querido... eu que agradeço meu LORDEEEE!!!

=D

Um comentário:

  1. Valeu por abrir esse espaço aqui para o Fabulário meu amigo!!!

    TAMO JUNTOOO!!!

    =D

    ResponderExcluir

Entrevista: Artista e criadora de jogos Fernanda Bianchini

 Olá, pessoal, tudo bem com vocês? Hoje venho animadíssimo com mais uma grande entrevista. Dessa vez com a artista e criadora de jogos (e mu...