segunda-feira, 20 de maio de 2019

Aquisições: Atisi ( Edição Bárbara)

Bom , galera, e lá vem novamente os artigos rápidos da área "Aquisições"!

A proposta aqui é simplesmente comentar, rapidamente, quais materiais tenho adquirido, e dizer por que valeu a pena . Falo apenas dos materiais que eu comprei e gostei; jamais falarei negativamente de algum material. Os que eu compro e não gosto, simplesmente não escrevo nada!
Sou TOTALMENTE contra propaganda negativa dentro do RPG!

Lembrando que  aqui é só um simples rascunho, uma apresentação; a resenha virá logo! E gameplay também, pois quero muito jogar esse RPG.

Bom, vamos lá....

ATISI

O que é?


"Atisi" é um RPG escrito pelo grande marcelo Paschoalin, e vem com a proposta de apresentar um cenário de fantasia totalmente baseado na civilização egipcia (e outras civilizações africanas). Além do cenário, o livro traz regras completas, utilizando o sistema de regras consagrado no famoso RPG Barbarians of lemuria. Pelo que sei, o mesmo cenário tmbém foi lançado com o sistema de regras dos jogos Powered by the Apocalipse, que é muito bom também. mas confesso que tenho uma queda pelo primeiro sistema citado, que é bem simples e ao mesmo tempo cheio de possibilidades!


Por que é tão bom?

Por tudo! Trata-se de um livro super bem escrito, acima de tudo. Marcelo Paschoalin já escreveu muita coisa, e com certeza tem as qualidades para criar livros em que cada página tem seu interesse. O cenário é maravilhoso, ao mesmo tempo em que possibilita aventuras bem próximas as tradicionais, além de abrir um leque de novas possibilidades com toda uma cor "egipcia".
Aliás, é importante dizer que o cenário NÃO é o Egito, e sim uma terra inspirada, principalmente em sua estética, na civilização do Rio Nilo!

Aspectos Positivos

- O livro (pdf, no meu caso) é lindo! A diagramação, as ilustrações. Chego a dizer que são acima da média!
- O sistema de Barbarians é fodástico! E vale dizer aqui que o ATISI é independente: você só precisa dele, que vem com todas as regras para se jogar!
- Uma leitura extremamente agradável!
- O preço é bem acessível

Aspectos Negativos

Nenhum, nenhum mesmo!


Recomendo para quem?

- Todos os fãs do RPG Barbarians of Lemuria;
- Fãs de mitologia egipcia;
- Fãs de Fantasia medieval aventurescas;

- Todo mundo!

3 comentários:

  1. Interessante a sua aquisição. Adorei a proposta de um cenário baseado na mitologia egípcia. Algo que expande o RPG de fantasia para além das referencias europeias.

    Seu blog entrou para os meus favoritos.

    Abraços,

    Filipe Lutalo
    wwww.rpgamesbrasil.com.br

    ResponderExcluir
  2. O livro só presta pra nós aprendermos sobre o sistema gringo, mas o cenário do autor nacional é muito ruim! Analisando o cenário como game designer, o autor criou várias sementes de aventuras, tem até uma trinca de aventuras interligadas, porém a maioria dessas sementes de aventuras, não tem gancho pra fisgar o interesse dos PJs em encará-las. O autor perdeu muito tempo e páginas com porcarias, tipo: um apêndice de nomes com 8 páginas; um apêndice do calendário com 3 páginas, quanta besteira! No título vem ATISI - Aventura e Magia, mas se você ler o livro, perceberá que não é essa proposta, o Título deveria ser nomeado da seguinte forma: ATISI - Altas enrascadas e Corrupção. Aqui a magia é mais maldição do que benção, itens mágicos são muitos raros e fracos, se comparado a cenários de alta magia. Esse autor é muito idiota! A magia já é um gancho muito forte, pra prender a atenção de seus jogadores em querer jogar no cenário, daí o autor transforma em maldição tudo que é relacionado a magia! Muito ruim e muito idiota como game designer! Esse autor só faz porcaria, porém se ele traduzir obras gringas, o seu trabalho será salvo pelo trabalho do outros! Se ele publicar algo puramente dele, apenas passe longe, porém se ele traduzir obras, ainda vale, entretanto se ele mexer na tradução da obra, como é o caso, fique com o bom e ignore o resto!

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir

Entrevista: Artista e criadora de jogos Fernanda Bianchini

 Olá, pessoal, tudo bem com vocês? Hoje venho animadíssimo com mais uma grande entrevista. Dessa vez com a artista e criadora de jogos (e mu...