segunda-feira, 1 de abril de 2019

Aquisições: Lost in The Fantasy World!

Olá, pessoal!

Essa resenha vai parecer ter sido feita às pressas, e isso provavelmente porque foi mesmo!
É que exatamente hoje, dia 1 de abril de 2019,  estreou no Dungeonist o jogo "Lost in The Fantasy World" , do Diogo Nogueira, um dos mais produtivos game designers brasileiros, tendo grande reconhecimento não apenas aqui, mas também no exterior, onde seus jogos são bem conhecidos dentro da comunidade OSR.


Pois bem, uma vez que adquiri o livreto - são apenas 2 páginas A4 , decidi fazer uma mini resenha dele, que me impressionou grandemente, tamanha qualidade e nostalgia que me provocou.
Pois bem, vamos lá então!

O que é o "Lost in The Fantasy World" RPG?

Bom, o jeito mais fácil de explicar é dizendo que é um RPG inspirado no antigo desenho Caverna do Dragão!
Sim, isso mesmo!
Tudo aqui é feito para simular aquele tipo de aventura. Você interpretará alguém que foi magicamente transportado para um mundo medieval de fantasia, magia e aventura. Munido de um artefato místico, sua missão é encontrar o caminho de volta!
Acho que "As Crônicas de Nárnia" também se enquadram mais ou menos dentro desse conceito.


Bom, essa é a proposta do jogo. Ele consegue passar aquilo a que se propõe?

Resposta: com certeza!!!

As regras

A criação de personagem é bem simples e rápida. Cada personagem possui um nome, um Conceito, 4 "traits" - que seriam 4 características que definem habilidades ou vantagens que o herói possui, e 1 artefato.
Leva menos de 5 minutinhos pra criar um personagem, o que particularmente apoio demais!
(Tenho sérios problemas com criação de personagem longas...não curto MESMO!)

A mecânica básica do jogo é o "Resolution Roll". O herói rola um D6, acrescentando qualquer vantagem que seus traits e posses lhe dêem. O Mentor (o Mestre) faz o mesmo. Quem tirar o maior valor tem o direito de narrar o que acontece. Em caso de empate, ambos devem juntos decidir a sequência da cena.
O combate é uma variação dessa regra, com algumas peculiaridades e acréscimos.
Até poderia comentar mais sobre as regras, mas o PDF é tão curtinho que temo ficar maior que o próprio jogo! Então, vá lá e adquira o seu!

Por que é bom?

Primeiramente, por conta de uma coisa: Caverna do Dragão!
(Sim, eu sei que o nome é Dungeons and Dragons...mas  " Caverna do Dragão" soa realmente nostálgico)

Acredito sim que esse famoso desenho soube captar toda a aura e a magia dos RPGS Old School.

Mas muito mais que isso, o jogo do Diogo Nogueira consegue fazer muito em bem pouco espaço. Em apenas duas páginas A4 ( mas não se engane, o material é para ser dobrado na forma de um livreto/folheto, de 6 páginas) temos um jogo bem completo, que consegue ser extremamente "Old School" mesmo apresentando mecânicas totalmente "indie".
Outro aspecto muito massa é que o jogo foi publicado sob uma licença que permite que se crie material a partir dele (essa licença não vale somente para as ilustrações).

Pontos Negativos

Sem pontos negativos. Simples assim!

Talvez o único senão seja o fato de não termos ainda uma versão em português. Mas como eu sempre digo, muito mais que um defeito, que isso sirva de incentivo aos rpgistas brasileiros para se aprofundar no idioma, uma vez que o domínio da língua inglesa abre um mundo de possibilidades!

2 comentários:

  1. Versão em PT-BR vermelho dragão a caminho!
    Prof. Gilson

    ResponderExcluir
  2. dica valiosa essa do inglês, realmente tem muita coisa only english que vale muuuuuito a pena ler.
    Fiquei curioso pelo jogo, adoro caverna do dragão tbm hahaha.

    ResponderExcluir

Entrevista: Artista e criadora de jogos Fernanda Bianchini

 Olá, pessoal, tudo bem com vocês? Hoje venho animadíssimo com mais uma grande entrevista. Dessa vez com a artista e criadora de jogos (e mu...