terça-feira, 26 de março de 2019

Movin'On - Bem Vindo ao Pesadelo - Resenha

Olá, pessoal!

Um tempo atrás, publiquei aqui no nosso blog uma entrevista com o Diego Azevedo, que na época estava a todo vapor tocando a campanha  de financiamento coletivo de um RPG de terror chamado "Movin' On".
pois bem, a campanha foi um sucesso total, e eu, como apoiador, recebi agora essa maravilha, e venho contar um pouco minhas impressões após a primeira lida do material!

O livro



Caso você esteja por fora, "Movin'On" é um jogo narrativo com a proposta de resgatar o clima daqueles filmes de terror da década de 80 e 90 conhecidos como "slasher" - geralmente contando a história de um grupo de pessoas mais ou menos inocentes sendo aterrorizadas por algum ser - vivo ou não - com intenções crueis e muita maldade no coração.
O livro consiste em um documento de 55 páginas, muito bem diagramado e com uma ilustração de capa fantástica feita pela artista Isabelle Quirino, que também já tive o prazer de entrevistar aqui no nosso blog! Foi lançado pelo Estudio Historiart.

O jogo apresenta uma série de mecânicas bem inovadoras, servindo-se de cartas de um baralho comum para determinar o rumo da história, enquanto o "Mundus" - o equivalente ao Mestre de jogo - vai acrescentando elementos e criando novos desafios aos jogadores.
Acima de tudo, dentro da simplicidade do sistema e ousadia em se propor a criar uma historia até certo ponto baseada em clichês do cinema (e convenhamos, todos nós simplesmente AMAMOS os clichês dos filmes de terror!), o jogo demonstra uma grande preocupação em sua confecção.
Logo no começo do texto, somos apresentados a um sistema de "Segurança na mesa", onde um sistema igualmente simples utilizando as cartas do coringa garantem que todos os jogadores SEMPRE estejam confortáveis ao longo de toda a partida. Uma medida simples, como falei, mas extremamente elegante, funcional, e que demonstra um respeito imenso com quem se propõe a jogar o Movin'On!
Outro fator incrível é que se trata de um PDF "interativo". Várias páginas apresentam "links" para trilhas sonoras, sites e videos.
Aliás, o que o Diego fez no Movin'On foi mostrar que é possivel utilizar recursos que sempre estiveram aí de forma muito própria e que agrega muito ao resultado final.
O jogo também possui como parte da própria mecânica um "arco narrativo"; a medida que vamos descartando as cartas e adquirindo "debilidades", a história vai se encaminhando para um fim, que pouquissimas vezes - ou quase nunca - será bom. A presença de um arco narrativo torna tudo mais coeso, e aqui não é diferente.



Pontos Positivos

Tudo! Um sistema maneiro aliado a uma arte bem adequada á proposta. O preço está muito acessível, e vale a pena. No Dungeonist, o jogo está saindo por apenas 10 reais em sua versão digital.
O Estudio Historiart tem se mostrado um manancial de boas ideias!

Pontos Positivos

Nenhum!

"Funciona bem solo?"

Toda a mecânica de Movin'On se encaixa perfeitamente dentro da proposta solo, e com pouquíssimas adaptações, acredito que possa render muita diversão e imersão. Aliado a algum oráculo ou sistema solo então, é possível ter a experiência completa do jogo.

Curiosidade

O livro e a proposta lembram um antigo jogo que nunca foi lançado oficialmente, e que nunca saiu da sua versão de playtest, um jogo chamado "Maldita Criatura", do Felipe de Souza Melo. O "Maldita Criatura" utilizava peças de dominó para traçar a "trilha do medo". Aponto isso como um elogio, pois sempre achei uma pena o jogo "Maldita Criatura" não ter tido continuação, e acho que o Movin'On alcançou o mesmo tipo de experiência e possibilidades que este tentava emular!

Recomendo demais a todos, fãs de terror, ou apenas quem só quer um bom jogo em suas mesas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Entrevista: Artista e criadora de jogos Fernanda Bianchini

 Olá, pessoal, tudo bem com vocês? Hoje venho animadíssimo com mais uma grande entrevista. Dessa vez com a artista e criadora de jogos (e mu...