domingo, 17 de fevereiro de 2019

RPG solo no Celular - Shadows in Salem

Essa pequena matéria inaugura um nova seção no blog: a de livros-jogos e histórias interativas que existem como app, e podem ser baixadas e jogadas no celular.
Decidi abordar esse tema pela enorme quantidade de material "CYOA (Choose your own Adventure, como essas histórias são conhecidas lá fora), sendo que a maioria é disponibilizada de forma gratuita (muitos costumam disponibilizar os capítulos iniciais de forma gratuita, e cobrar uma taxa para os capítulos posteriores.

Infelizmente, a maioria esmagadora desse material/aplicativos são em Inglês. Muito mais que desanimar, deve servir de incentivo para que você, caso não domine o idioma, se empenhe a fim de logo poder desfrutar desse material!


SHADOWS IN SALEM





"Shadows in Salem" (Sombras em Salem) é um história interativa que, como o proprio nome entrega, se passa no passado, nos Estados Unidos, durante os anos do famoso Julgamento das bruxas de Salém. Aqui você interpreta uma mulher que acorda, presa,  sem lembranças do seu passado. Acusada de bruxaria, ela deve tentar recuperar a todo custo as lembranças das situações que a colocaram naquela situação.

Por que gostei?

Gostei principalmente pela qualidade da escrita dessa história. É muito bem escrita! Me impressionou muito! A história é cheia de mistérios, e você vai lendo e vai querendo saber o por que de tudo...muito bacana!



O que tem de diferente?

Uma coisa um pouco diferente do padrão dos livros-jogos é que aqui em Shadows in Salem muitas vezes as escolhas propostas pelo texto vão além de ações de personagens, convidando o leitor a decidir coisas sobre o cenário e o mundo em que se passa. Assim, muitas vezes temos a impressão de, muito mais que estarmos controlando um personagem, estamos controlando todo o mundo ficcional do conto.

Pontos Negativos?

É uma história curta. Poderia ter sido mais explorada, tamanha a qualidade do texto.
Outro ponto negativo é que exige um nivel de Inglês avançado para apreciação completa.


Recomendado para quem?

Recomendo para fãs de histórias de bruxas, fás de Aventuras Fantásticas, ou para quem curte histórias de mistério e suspense.

Se quiser conhecer um pouco mais, de uma olhada aqui:
Shadows in Salem no Google Play


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Entrevista: Artista e criadora de jogos Fernanda Bianchini

 Olá, pessoal, tudo bem com vocês? Hoje venho animadíssimo com mais uma grande entrevista. Dessa vez com a artista e criadora de jogos (e mu...