sexta-feira, 15 de fevereiro de 2019

Aquisições: Conexão - Uma Viagem inter-Espacial

Galera, inauguro hoje no blog uma nova sessão, chamada de "Aquisições".
Pretendo aqui falar, brevemente, sobre os materiais que adquirir, sejam eles livros físicos ou digitais, aventuras, sistemas, suplementos...tudo!

E vou começar com esse aqui, Conexão , escrito por Diego Azevedo.




"Conexão" é um jogo narrativo minimalista e introspectiva.
Toda a dinâmica do jogo se resume á um dialogo entre a Mestra e a jogadora (gostei muito do fato do autor utilizar o feminino ao longo do texto) sobre uma viagem espacial, realizada sozinha em um universo desconhecido.
A Mestra faz perguntas, e a cada pergunta a Jogadora responde, utilizando um sistema mecânico baseado nos números do telefone de quem está respondendo. Com uma ligeira influência dos jogos "Powered by the Apocalypse", o jogo se mantém elegantemente com um mínimo de regras.



Acredito que o jogo poderia se enquadrar no conceito de "Roleplaying poem", ao lado de jogos como "Elegy for the Lost" de Darin Shapit. Não que eu acredite que essas classificações digam alguma coisa, acho elas um tanto quanto desnecessárias.
Mas como professor de Inglês e completamente apaixonado pela lingua inglesa, gosto de como soa: "Roleplaying Poem"!

Trata-se de um PDF de 6 páginas, maravilhosamente ilustrado pela artista Isabelle Quirino. O tratamento gráfico do material é muito cuidadoso e bonito, ainda que simples e sem fogos de Artifício!



Trata-se de um jogo de temática "espacial", mas caso você esteja procurando algo à lá Star Wars ou Star Trek, esse definitivamente não é o que você procura.
Agora se você busca uma experiência introspectiva e de (auto) descoberta e exploração, meu amigo, eis aqui o seu jogo.

Recomendo muito, principalmente a forma de se jogar remotamente com outra pessoa, através do celular. Pode render muitos momentos de criação e reflexão.

Em resumo, uma aquisição diferenciada, e extremamente válida!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Entrevista: Artista e criadora de jogos Fernanda Bianchini

 Olá, pessoal, tudo bem com vocês? Hoje venho animadíssimo com mais uma grande entrevista. Dessa vez com a artista e criadora de jogos (e mu...