sexta-feira, 22 de fevereiro de 2019

Entrevista com a artista visual e ilustradora Isabelle Quirino!


Bom, galera, tenho um zilhão de paixões em minha vida, e não é segredo nenhum para quem convive comigo que a maior de todas é minha paixão por artes de maneira geral.

E quando eu pego um livro de RPG que traz ilustrações que causam impacto, é como se eu tivesse uma epifania!

Justamente por isso que procurei a artista Isabelle Quirino, que ilustrou o RPG "Conexão: Uma viagem Inter-espacial".



Há muito tempo que a arte de um livro de RPG não me impactava tanto! Fiquei simplesmente maravilhado com o trabalho ali apresentado, a forma como se encaixava perfeitamente no conceito do jogo...uma verdadeira obra de arte!

Agradeço imensamente a Isabelle por ser tão solícita. 

Pretendo sempre abrir espaço para a arte aqui no blog, e fico feliz de começar com essa entrevista.

Com vocês então: Isabelle!

1- Vamos começar a falar sobre o trabalho que você fez para o RPG Conexão...achei maravilhoso! Como foi o processo de criação? Da ideia inicial até a arte de fato, foi um processo longo?


O processo começou com o Diego me dando o conceito do jogo e eu tive total liberdade pra desenvolver as ilustrações. Dei umas olhadas em artes de outros artistas (que na maioria das vezes dão um pontapé na minha inspiração) e juntei com o que eu mais gosto de ilustrar: desconstrução, distorção, profundidade do corpo/mente. Foi um processo mais ou menos longo, tendo em conta que eu estava voltando a desenhar na época.


2- No que se refere a técnicas, como foi a criação? Que materiais você utilizou? Você cria essas artes diretamente em uma plataforma digital, ou existe algum processo analógico por trás?


Começo meus desenhos sempre no papel, pra depois levar pro digital. Na época eu ainda não tinha mesa digitalizadora, então foi um trabalhinho foda na hora de tornar digital. Mas o material básico foi papel, lápis, caneta nanquim e depois notebook, mouse e paciência.



3- Seu trabalho em conexão foi muito único e personalizado...você também foi a responsável pelo design das letras? Pergunto isso por que achei as letras – a fonte – estampada no titulo na capa de uma beleza e sensibilidades impar!


Não, quem encaixou a fonte foi quem fez a parte da diagramação, e eu achei que super combinou!


4- Quais artistas de alguma forma influenciam o seu trabalho (nem precisar ser artistas visuais; podem ser escritores, cineastas....)?


Como amante do surrealismo, estou sempre admirando as artes do Dalí, Magritte, Miró.... as pintoras Gertrude Abercrombie e Remedios Varo também, fora alguns muitos tatuadores.


5- Você poderia nos contar um pouco sobre como você descobriu o mundo das artes, e como foi que você começou a produzir e criar?


Eu tenho um pai desenhista, então desde criança eu fui estimulada a desenhar. Porém só comecei a melhorar e começar a produzir me considerando artista mesmo, ano passado (processo longo de descoberta).


6- O que você considera mais desafiador: Criar algo de forma totalmente livre, ou algo mais direcionado, como no Conexão, onde existia uma “proposta inicial”, um “tema”?


Criar algo a partir do "nada". Me sinto muito mais confortável em criar algo a partir de um conceito, principalmente se eu tiver liberdade criativa.


7- Você criou arte para um livro de RPG...você sempre jogou? Se sim, quais sistemas/ambientações/cenários são seus favoritos? 


Nunca joguei, então não sou familiarizada com quase nada de RPG.


8- Você é formada em Artes Visuais (uso o termo “Artes Visuais” pois sou formado pelo Instituto de Artes da UNICAMP, e lá é esse o nome adotado...mas sei que algumas pessoas preferem “Artes Plásticas”, ou apenas “Artes”...) ou Design, ou algo relacionado? 


Não. Comecei um curso de Artes Visuais na UFRN em 2015, mas desisti e fui cursar História, e foi em História que eu comecei meu processo de descoberta artística.


9- Quem se interessar pelo seu trabalho e quiser conhecer mais, ou mesmo conversar com você sobre sua arte...onde podemos encontrar mais informações?  

Bem, só tem meu Instagram (que é uma bagunça), mas é lá que eu posto meus trabalhos e onde tem meu email e minha caixa de mensagem aberta. Só seguir no @maca.belle! Inclusive, eu costumo assinar minhas artes como Macabelle e não Isabelle (Maca por causa da personagem Macabéa de A hora da estrela).

10- Muito obrigado mesmo, Isabelle! Espero muito, sinceramente, ver seu trabalho em muitos outros lugares! E obrigado por criar uma arte tão bonita, profunda e bacana! 

Eu que agradeço pelo contato Tarcisio! E fico muito feliz vendo gente que gosta da minha arte!



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Entrevista: Artista e criadora de jogos Fernanda Bianchini

 Olá, pessoal, tudo bem com vocês? Hoje venho animadíssimo com mais uma grande entrevista. Dessa vez com a artista e criadora de jogos (e mu...