terça-feira, 1 de janeiro de 2019

Guia de Tebryn - Mighty Blade - Resenha


Guia de Tebryn




E eis que logo no primeiro dia de 2019 somos presenteados com um grande lançamento nacional: O Guia de Tebryn, um suplemento oficial para o grande RPG Mighty Blade, do Tiago Junges, Domênico Gay e Luciano Abel.
Logicamente, por se tratar de Mighty Blade, não se trata de um material feito para o RPG Solo. Mas, uma vez que quem acompanha meu trabalho sabe que estou adaptando as aventuras oficiais de Mighty Blade para o RPG solo QUILL, esse lançamento vem como uma luva dentro de minhas pretensões!

O que é?

O Guia de Tebryn apresenta um cenário de campanhas e aventuras, nada mais nada menos que o cenário oficial do sistema Mighty Blade.
Aqui temos a descrição detalhada – mas longe de ser engessada – do Reino de Tebryn, que se localiza no continente de Cassiopéia, um dos continentes que compõem o mundo de Drakon.
Muito do que é apresentado aqui não é totalmente novidade, uma vez que o cenário já vem se desenvolvendo desde os tempos das Dragon Cave (as duas encarnações da revista oficial do sistema), mas o guia, que sim, apresenta muita coisa nova, tem o mérito de organizar tudo isso de uma forma muito coerente, lógica, interessante, criando um mundo que não fica a dever em nada a qualquer outro grande cenário de fantasia medieval.
Eu tive acesso a esse material as 14:00 do dia 01 de janeiro, e agora quando escrevo isso, pouco depois da meia noite, já li praticamente todo o livro! Comecei a ler despreocupadamente nesse dia de folga, e quando vi, estava no final. Trata-se de uma leitura agradável e muito interessante, e é fácil ler isso aqui de uma vez só!

Como é o livro?

Esse Guia de Tebryn existe, pelo menos por enquanto, no formato digital. É disponibilizado de forma gratuita no site do Coisinha Verde, e pode ser baixado no link abaixo ( o link do próprio site!).


Trata-se de um PDF de 138 páginas, muito elegante e extremamente bem diagramado. O livro é muito bonito , de fato! Impressionante saber que tamanha qualidade, tanto estética quanto de conteúdo, é disponibilizada gratuitamente para todos nós. Palma para os autores!
O livro se divide em 5 Capítulos. Vou falar bem por cima de cada um deles para que você saiba exatamente o que encontrará lá.

Capitulo 1: Cenário. Aqui temos o “lore” da ambientação detalhado, com sua história, cronologia, principais localidades, NPcs famosos. Tebryn é o nome do Reino central do continente de Cassiopéia.

Capitulo 2: Regras. Aqui temos uma lista de novos antecedentes, habilidades, e uma regra nova muito interessante para personagens de nível zero!

Capitulo 3: Nova Classe. Aqui somos apresentados a Classe de “Senescal”, uma classe voltada para PdMs que desempenhem funções administrativas dentro dos reinos descritos.

Capitulo 4: Caminhos. Aqui temos novos Caminhos, nos moldes daqueles apresentados no Guia do Herói, trazendo novas opções aos jogadores.

Capitulo 5: Equipamentos. Uma série de equipamentos, armas e ferramentas típicas dos cenários apresentados.
E por fim os “Apêndices de Mapas”, detalhando alguns locais citados ao longo do texto.

Avaliação

É um material riquíssimo, extremamente útil, e que com certeza dá uma base sólida para a criação de campanhas fantásticas, épicas, dentro de um mundo coeso e muito bem construído. Logicamente, tudo é pensado tendo em mente o sistema Mighty Blade, mas não descarto que alguém use elementos desse cenário naquela  campanha de D&D, ou de Tormenta, ou dentro de seu próprio mundo. Esse livro aqui está repleto de excelentes locações, Npcs, ideias para aventuras...
Para quem já é adepto do fantástico Mighty Blade então, chego a dizer que esse material é fundamental. Tudo é pensado para abarcar as regras do Mighty Blade 3° Edição; mas aqueles que, assim como eu, jogam versões antigas do jogo (eu jogo a 2° Edição), também encontrarão um material muito útil, bastando poucas adaptações para adequá-lo.

E para o RPG solo?

Para quem está pensando em utilizar esse material dentro de sua aventuras solo, fica aqui minha recomendação! Temos aqui um cenário repleto de possibilidades, que em conjunto com ferramentas de RPG solo certamente renderá excelentes oportunidades de Quests, explorações e encontros.
No meu caso pessoal, que estou adaptando aos poucos TODAS as aventuras oficiais de Mighty Blade para QUILL, esse suplemento vem para dar muita informação de fundo para criar cartas ainda mais imersivas, repletas de citações a locais, eventos e acontecimentos do mundo oficial do sistema, tornando a experiência ainda mais intensa e completa!

Conclusão

A conclusão é: O RPG nacional começa o ano muito bem, obrigado!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Entrevista: Artista e criadora de jogos Fernanda Bianchini

 Olá, pessoal, tudo bem com vocês? Hoje venho animadíssimo com mais uma grande entrevista. Dessa vez com a artista e criadora de jogos (e mu...