segunda-feira, 17 de dezembro de 2018

Necrorium: A Casa dos Mortos - Entrevista com Rafael Beltrame, a mente por trás desse financiamento coletivo maravilhoso!

Pessoal, fato é que os criadores de conteúdo de RPG em nosso país nunca param de nos surpreender. Na minha humilde opinião, nenhum outro nicho produz material tão criativo quanto o RPG.
E é justamente sobre mais um grande material que viemos falar aqui hoje.
"Necrorium: A Casa dos Mortos" é um cenário calcado no estilo gótico, com fortes influências de Lovecraft, Ravenloft e literatura gótica em geral. Pra falar um pouquinho sobre o projeto, convidei o próprio criador , Rafael Beltrame, figura conhecida por ter desenvolvido, entre outras coisas, muitos suplementos para o RPG Old Dragon. Ao fim da entrevista, deixo o link do projeto no Catarse. Vá lá, apoie, ajude esse conteúdo incrível se concretizar. O futuro do RPG nacional depende, em grande parte, de nós mesmos; vamos então fazer nossa parte!
Eu sou fã do Rafael Beltrame já há alguns anos, para mim foi uma honra fazer essa entrevista!


1- Caso alguém que esteja lendo essa entrevista e ainda não saiba do que se trata o Necrorium – A casa dos Mortos”, como você explicaria para essa pessoa? É um cenário de campanha? Uma aventura? Rafael: Necrorium é um cenário que foi criado no meu Apoia-se, o Aventuras Beltrâmicas. Ele trata de uma aventura sandbox com tons góticos, flertando com o macabro e o escuro. Feito pensando no Old Dragon, pode ser adaptado para qualquer sistema amigável ao D20! 2- Como surgiu a ideia de escrever o Necrorium?
Rafael: Veio do meu amor pelo tema! Mas o inicio foi uma votação, dentre outras opções do pessoal do Apoia-se. Esse foi o campeão, e cá estamos! Agora trilhamos outros caminhos, como o interior de uma besta gigantesca que serve de dungeon-estado para os aventureiros. 3- Se você tivesse que apontar algum livro – seja de RPG ou de literatura mesmo – que na sua opinião desse uma ideia do clima de Necrorium, qual seria? Rafael: A Sombra sobre Innsmouth, de Lovecraft, com certeza. A Queda da Casa de Usher, de Poe, quadrinhos do Hellboy e Hellraiser de Clive Barker seria um bom inicio! 4- Segundo o financiamento, o pdf já está escrito. Na sua opinião, qual foi a parte mais desafiadora (vulgo “difícil) de produzir esse material? Rafael: A parte mais dificil é achar quem te apoie ($). Dá gosto fazer por prazer, mas como temos que pagar contas, é preciso dividir prazer e dever. Se der pra conciliar ambos, esse seria o ideial!
5- O livro terá cerca de 80 páginas. É muito material! Segundo a descrição, teremos regras extras, como perda de sanidade, algo não tão comum em jogos Old School. O que mais você poderia adiantar de regras adicionais? Rafael: Tem regra de usar cartas para gerar fatores determinantes da vila de Morden, a vila criada para o jogo, mas que pode ser usada para qualquer vila. Você vai tirando cartas e tem noção do que ocorre na vila, no "pano de fundo". 6- O projeto conta com uma parceria com o Dungeonist. De que outras formas você acredita que o mercado nacional de RPG poderia se unir e se ajudar mais? Rafael: Sites de divulgação poderiam ir mais atrás desses projetos, ou ainda, mantes as portas mais abertas aos "pequenos", e não apenas ao gigantes já consolidados. 7- Como foi que você conheceu o Old Dragon? E como foi que você se tornou um dos criadores de material para o sistema? Rafael: O Fabiano Neme, co-criador do jogo, me convidou pra participar do falecido blog Vorpal. De lá pra cá foi rapido, tão rapido q nao lembro dos detalhes! Mas fiz umas aventuras gratuitas, e logo foi contratado para fazer a primeira aventura oficial do sistema, o Forte das Terras Marginais. outros seguiram, mas tenho grande carinho por essa aventura.

8- Bom, eis aqui um espaço para você falar absolutamente qualquer coisa que quiser! Deixe seu recado, Rafael! Rafael: Meu conselho para quem gosta de criar é que criem, e não se limitem ao tema. ´Peguem tudo que vocês gostam e façam um mix com o sabor que procuram. Se você gosta de Game of Thrones, pegue as intrigas, ou os dragões, Dai coloque uma pitada de Dragon Ball, com poderes fantásticos, e finalize com CAsa de Papel, com os dragões destruindo a economia do continente. Invente e nao se preocupe com suas referencias. Apenas tente colocar tudo junto e bem costuradinho, e vá descobrindo qual a "sua cara" no que diz respeito a estilo de material.
Rafael Beltrame

Muito obrigado pelas perguntas e pelo interesse, desejo grande sucesso a todos!


E pra quem se interessou e quiser apoiar o projeto, ainda dá tempo! Confira direto no link: Necrorium: A Casa dos Mortos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Entrevista: Artista e criadora de jogos Fernanda Bianchini

 Olá, pessoal, tudo bem com vocês? Hoje venho animadíssimo com mais uma grande entrevista. Dessa vez com a artista e criadora de jogos (e mu...