quarta-feira, 26 de dezembro de 2018

Gameplay MISO + Lá e de Volta outra vez RPG - Parte 1

Galera, hoje começa aqui no blog mais uma série de gameplays, dessa vez utilizando o MISO como "mestre" e o sistema "There and Back Again RPG" como sistema de resolução de conflitos.
O cenário, logicamente, será o Mundo de Hobbit e O Senhor dos Anéis.

Ambientação

A história se passa no ano 2799 da contagem de tempo da época, 29 anos depois que o Dragão Smaug atacou e tomou o controle da Montanha Solitária, e 142 anos da jornada de Bilbo, Gandalf e os anões tomar lugar.


MISO

O sistema solo MISO será o meu oráculo, o meu "mestre". A história será contada alternando entre as ações dos meus personagens e o "mestre". Mesmo com essa divisão, estejam cientes de que se trata de um jogo SOLO, sendo assim apenas parra facilitar a elaboração das cenas!
Para quem não conhece , o MISO é um sistema super simples, que trabalha sempre com 2 opções. Você cria duas opções, uma mais provável e outra menos provável. Para cada opção, atribua um dado, de valores diferentes. Role os dois, o dado que cair o maior valor determina o que de fato acontece.
Aqui, um dado será um D6, e o outro será um D8.
Serão cenas curtas ,uma vez que dedicarei cerca de 10 a 15 minutos diários para essa campanha.

Personagens

Bolgo, Hobbit 

Toughness (Resistência) 6
Fate (Destino) 4

Características:
Enigmas: Ler Runas
Forreamento (capacidade de sobreviver e encontrar sustento): Sobrevivência e Cura

Histórico: Bolgo era filho de Drato e Mandra, 2 jovens hobbits, que infelizmente morreram em um incêndio quando Bolgo ainda era uma criança. Sendo criado pelo seu tio Frogol, um hobbit pacato e tranquilo, Bolgo certo dia descobriu um baú que pertencia a seu pai, repleto de mapas, de lugares que ele nunca havia ouvido falar. Curioso por saber a origem desses mapas, e acima de tudo, o que existia nos lugares mostrados nesses pergaminhos, Bolgo, após a morte de seu tio, abandona o condado, se tornando um dos primeiros hobbits aventureiros que se terá noticia.
Seu objetivo é chagar até Andrast, no extremo sul das terras conhecidas (segundo os mapas a que tem acesso).

Baradrash, o Mago Vermelho
Toughness 8
Fate 7

Magia: Pirotecnia, Escudo de Proteção, Luz, Controle dos Elementos
Rimas: Canto, Tocar Alaúde

Baradrash, também conhecido como "O Mago Vermelho", é um dos magos que veio de Valinor há muito tempo, e percorre a Terra Média sempre em busca de aventuras e conhecimento. Apesar de sábio, e de um temperamento alegre e sempre disposto a cantar e tocar uma boa canção em seu alaude, ele é extremamente rigoroso com servos dos poderes malignos, não mostrando piedade com praticantes de injustiças e crueldades. Ele passa muitos anos sem ser visto em qualquer lugar conhecido, alternando com periodos de forte atividade, especialmente entre os Elfos de Rivendell e Lothlórien. O que ele faz nesses periodos em que nao é visto é um mistério, até mesmo para os outros magos, com quem Baradrash mantém pouco ou nenhum contato.


Nossa história se inicia logo após a partida de Bolgo, logo que esse adentra uma floresta a caminho das Montanhas Azuis, e se vê pela primeira vez em território desconhecido...seu plano é atingir as montanhas Azuis, depois indo até a costa, e ir margeando o continente até atingir Andrast...

Cena 1

Bolgo se surpreende com o quão diferente são as florestas aqui das que ele conhecia perto do condado. Tudo aqui parece antigo e assustador. As copas das árvores, extremamente verdes, cobrem a entrada do sol em grande parte, e tudo é envolto em sombras.

"MESTRE" - Vou definir duas opções de como a cena continua:
Opção A - Bolgo encontra, entre a densa mata, o que parece ser um povoado hobbit abandonado (D8)
Opção B - Bolgo avista o que parece ser um casebre aconchegante e rústico em meio ás arvores (D6)
Rolagens: D8=2; D6=3.
A Opção B vence.

Mestre - Bolgo avista, entre as arvores, o que parece ser uma cabana, com luzes dentro e uma fumaça saindo da chaminé. Tudo muito convidativo. o que você faz?

Bolgo: Eu vou me aproximar, pois sou muito curioso. mas antes quero fazer um teste para ver se há alguma armadilha ou perigo que eu possa encontrar.
Rolo 2d6, e obtenho "4" e "1" - duas falhas (no sistema de There and Back Again RPG, é preciso obter 5 ou 6 nos dados).

Mestre - Opção A - há uma armadilha (D6)
Opção B - Não há uma armadilha (D8)
Rolagens: D6=6;  D8=3
A opção A vence. Há uma armadilha.

Mestre - como você não passou no teste, você não vê um buraco no chão coberto por folhagem. É um armadilha, e você cai dentro dela. Não se machuca, mas no entanto não consegue sair pois o buraco possui mais de 2 metros de profundidade, alto demais para um hobbit da sua estatura.

Bolgo - Eu tento ver se há algo em que eu possa me apoiar...um cipó, algum buraco na "parede" da armadilha...

Mestre: Opçâo A - Sim, tem um cipó caido junto ao buraco (D6)
Opção B - não há nada que permita a fuga (D8)
Rolagens: D6=3; D8=8
A opção B vence. Não há nada que lhe ajude a subir.

Mestre - Passam-se várias horas, talvez 3 ou 4 horas, até que você escuta passos próximos - alguém se aproxima.
Opção A - É Baradrash,  o mago Vermelho (D8)
Opção B - É um caçador humano (D6)
Rolagens: D8=4; D6=4. Rolar desempate. D8=2; D6=2. Novo empate. D8=2; D6=2. Novo Empate (qual a chance disso acontecer?!?!) D8=8; D6=1
Opção A vence.

Mestre: De repente, você ve um chapéu pontudo, vermelho, logo seguido por uma cara barbuda e sorridente. Você se recorda das histórias que seu pai lhe contava, sobre magos andarilhos , e essa pessoa é provavelmente o mais perto que você conseguiria imaginar dessas descrições.
Ele olha olha para você surpreso, e diz de forma simpática: "Um hobbit longe do Condado! Que tempos esquisitos estamos vivendo!"

E sem demora, abaixa-se e lhe dá a mão, ajudando -o a sair do buraco.
"Esse buraco é para Orcs, não para hobbits! Um buraco de hobbit não precisaria ser tão fundo!"
"Deixe-me apresentar: Sou Baradrash! Gostaria de entrar e ouvir uma canção que acabei de compor? preciso de uma opinião a respeito do refrão, não sei se está bom desse jeito..."
E sem demora, ele se encaminha para dentro da cabana...
O que você faz?

Continua....





7 comentários:

  1. Muito interessante a narrativa que construiu até aqui com o jovem Bolgo Tarcisi Lucas, fiquei empolgado para começar uma campanha também seguindo seus passos. Uma curiosidade, como escolheu um Hobbit para seu personagem, qual seria a descendência dele? Seria um Bolseiro, um Justa Correria, um Pé Soberbo? Um Tûk talvez, se me lembro são os mais inclinados a aventuras.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Romani! Rapaz, excelente questionamento! Ainda estou bolando como colocar isso de forma narrativa, mas com certeza quero linkar isso com as familias hobbits citadas nos livros do Tokien. Estou estudando sobre esse priodo - ano 1799 - e logo eu encontro uma boa historia sobr a descendencia dele!

      Excluir
    2. Que show, se tiver acessos aos livros do O Senhor dos Anéis (os romances) dê uma olhada nos apêndices sobre os Hobbits com muitas informações que podem ser úteis, o RPG do Senhor dos Anéis (que se lembro você comentou que tem) também tem várias descrições dos Hobbits. Já no O Um Anel não tem uma descrição tão completa, mas a Herança que é tipo o arqueólogo ou caçador de túmulos pode ser uma fonte bacana de inspiração para o Bolgo.

      Excluir
  2. Gostei também da sua decisão sobre o Mago Npc. Afinal de contas, existem menções sobre os cinco magos (Saruman, o mestre deles conhecido como O Branco, Gandalf - O Cinzento, Radasgast - O Castanho, e os dois azuis, se nao estou enganado, Alastar e Palando). Com certeza, em meio às necessidades da Terra Média outros Magos poderiam ter vindo de Valinor para auxiliar os povos livres, fazer pesquisas atrás de conhecimentos ou até mesmo trazer relíquias poderosas para ajudar algum descendente de Númenor em alguma batalha. Vamos acompanhar os desdobramentos da sua campanha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mago NPC que na parte 2 virou um PC! Eu sempre fui fascinado pelos Istari, e sempre quis saber mais sobre eles. Desde a primeira vez que li o Senhor dos Aneis, fiquei imaginando o que outros magos estariam fazendo pela Terra Média. Assim como vc, sei achei bem provavel que outros magos teham vindo para lá. E também sempre quis saber mais sobre Tom Bombadil, então minha história vai linkar essas duas coisas, e o que você colocou sobre "reliquias poderosas" tem tudo a ver com o que pensei para a nossa aventura!

      Excluir
    2. Opa, então em breve teremos a descrição de uma relíquia. Tomara que ela tenha o seu nome próprio, que de acordo com os conceitos do mestre Tolkien, toda relíquia com nome próprio é única e poderosa. Vide as armas como Ferroada, A espada de Gandalf - Mordedora ou Martelo de Orcs. Mas uma dúvida, como pretende tratar a Magia? O Mago Vermelho usará, ou não sua Magia mais na linha do Gandalf do Hobbit (mais efeitos pirotécnicos?) Ou a Magia mais sutil de Gandalf de O Senhor dos Anéis? Ou saberemos apenas com a aventura não é? Rsrsrs

      Excluir
    3. A parte da magia é um mistério para mim também... dentro do sistema de "There and Back Again RPG" , Ele até conseguirá fazer coisas grandiosas, mas toda vez que ele usa magia, gasta um ponto de Fate, logo, é um recurso bem limitado, apenas para situações extremamente perigosas!

      Excluir

Entrevista: Artista e criadora de jogos Fernanda Bianchini

 Olá, pessoal, tudo bem com vocês? Hoje venho animadíssimo com mais uma grande entrevista. Dessa vez com a artista e criadora de jogos (e mu...