sábado, 23 de junho de 2018

Criação de Cenário - O mundo de Tai Hong!(WUXIA) - Parte 1


Uma das melhores coisas de se jogar solo é poder cuidar de cada mínimo detalhe da história, de cada personagem e NPC, e do mundo onde se passa a história.
Eu sempre gostei muito de criação de mundos, e sempre gostei muito de ler sobre mundos imaginários.
Alguns anos atrás, quando ainda não conhecia o solo RPG, e estava sem grupo para jogar, eu comprava livros de ambientação e os lia como se fosse literatura; apenas para conhecer a história. E gostava muito de tudo, e até hoje adoro esse tipo de coisa.
Para talvez inspirar alguém aqui a criar seu próprio mundo (e mandar aqui pra gente postar, logicamente!), vou começar a criação de um mundo ficcional.
Vou mostrar os passos que eu sigo quando quero criar algo assim, e gostaria de saber se vocês fazem diferente (ou não, como diria Caetano Veloso).

O Início

Eu sempre começo pensando em qual sistema esse mundo será criado. As regras sempre vão influenciar o mundo. E mundos que funcionam muito bem em um sistema nem sempre funcionam em outro. Como exemplo, temos o caso de Tagmar, o primeiro RPG nacional. “Tagmar” é o nome não apenas de um sistema, mas também do mundo onde se passa as histórias. Junto com seu próprio sistema, funciona muito bem! Mas foi adaptado para o sistema Daemon (o mesmo de Trevas, Arkanun e Invasão), e, apesar de ter sido muito bem feito essa conversão, e muito bem escrita, simplesmente perdeu uma boa parte da magia.
Pois bem, o sistema que eu escolhi é o Pocket Dragon – WUXIA, um jogo que utiliza as regras do Pocket Dragon, mas ambientado na China Antiga, próprio para se jogar histórias repletas de fantasia e artes marciais.

Sempre gostei muito de filmes chineses de artes marciais (como os primeiros filmes do Jet Li, por exemplo), e há muito tempo quero criar algo do tipo.

Escolhido o sistema, elenco algumas perguntas que devem ser respondidas. Abaixo seguem as perguntas, e as respostas que orientarão o meu mundo:

Nome do Mundo ou Localidade: Tai Hong, o Reino Vermelho (basicamente, a China Antiga, como é retratada em filmes como “O Tigre e o Dragão", “O clã das adagas voadoras”, etc...)

Breve descrição: Uma terra governada por sábios imperadores, protegida por guerreiros nobres, mas que é constantemente ameaçada por poderosos alquimistas sedentos de poder;
Tipos de história que combinam: Aventura, fantasia, repleta de lutas absurdamente coreografadas, onde o bem e o mal são claros!!!
Tipos de história que não combinam: Histórias muito complexas;
Existe Magia nesse mundo: Sim, poderosa, mas que não é utilizada com tanta frequência. Sempre será um elemento menor na história.


Brainstorm

Feito essas determinações, eu deixo a imaginação fluir sem freios, e elenco alguns elementos da história desse mundo:
- O Reino é dividido em 4 Regiões, governadas pelo Imperador Lin Chong. Cada região é administrada por um Conselho. Alguns membros desses conselhos  fazem parte de uma Conspiração Secreta, a Seita de Xen, cujos objetivos são obscuros;
- Existem Templos Shaolins que recrutam jovens que queiram se tornar Servidores do Reino, uma ordem de soldados guerreiros encarregados de manter a ordem e proteger o povo;
- Os alquimistas no começo eram pessoas que eram muito admiradas por todos. Mas um deles, Zheng Juei, outrora o mais sábio de todos, descobriu um antigo segredo...que nunca se soube; mas sabe-se que isso o mudou, deixando de ser um bondoso ser, se tornando um ferrenho inimigo do Reino, eliminando qualquer pessoa que não se encaixe em seus planos. Possui poderes grandiosos, e muitos aliados infiltrados entre o governo;
- Existem pessoas que se isolam em meio a natureza, tornando-se grandes sábios guerreiros. Esses guerreiros solitários são misteriosos, mas sempre parecem agir em nome do Bem e da Ordem;


E assim o Mundo de Tai Hong começa a ganhar forma. O próximo passo será criar 3 ou 4 localidades chaves – cidades, vilas, coisas do tipo – e uma lista de NPCs famosos naquele mundo!
Continua...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Entrevista: Artista e criadora de jogos Fernanda Bianchini

 Olá, pessoal, tudo bem com vocês? Hoje venho animadíssimo com mais uma grande entrevista. Dessa vez com a artista e criadora de jogos (e mu...