Uma das melhores coisas de se jogar solo é poder cuidar de
cada mínimo detalhe da história, de cada personagem e NPC, e do mundo onde se
passa a história.
Eu sempre gostei muito de criação de mundos, e sempre gostei
muito de ler sobre mundos imaginários.
Alguns anos atrás, quando ainda não conhecia o solo RPG, e
estava sem grupo para jogar, eu comprava livros de ambientação e os lia como se
fosse literatura; apenas para conhecer a história. E gostava muito de tudo, e
até hoje adoro esse tipo de coisa.
Para talvez inspirar alguém aqui a criar seu próprio mundo
(e mandar aqui pra gente postar, logicamente!), vou começar a criação de um
mundo ficcional.
Vou mostrar os passos que eu sigo quando quero criar algo
assim, e gostaria de saber se vocês fazem diferente (ou não, como diria Caetano
Veloso).
O Início
Eu sempre começo pensando em qual sistema esse mundo será
criado. As regras sempre vão influenciar o mundo. E mundos que funcionam muito
bem em um sistema nem sempre funcionam em outro. Como exemplo, temos o caso de
Tagmar, o primeiro RPG nacional. “Tagmar” é o nome não apenas de um sistema,
mas também do mundo onde se passa as histórias. Junto com seu próprio sistema,
funciona muito bem! Mas foi adaptado para o sistema Daemon (o mesmo de Trevas,
Arkanun e Invasão), e, apesar de ter sido muito bem feito essa conversão, e
muito bem escrita, simplesmente perdeu uma boa parte da magia.
Pois bem, o sistema que eu escolhi é o Pocket Dragon –
WUXIA, um jogo que utiliza as regras do Pocket Dragon, mas ambientado na China
Antiga, próprio para se jogar histórias repletas de fantasia e artes marciais.
Sempre gostei muito de filmes chineses de artes marciais
(como os primeiros filmes do Jet Li, por exemplo), e há muito tempo quero criar
algo do tipo.
Escolhido o sistema, elenco algumas perguntas que devem ser respondidas.
Abaixo seguem as perguntas, e as respostas que orientarão o meu mundo:
Nome do Mundo ou Localidade: Tai Hong, o Reino Vermelho
(basicamente, a China Antiga, como é retratada em filmes como “O Tigre e o
Dragão", “O clã das adagas voadoras”, etc...)
Breve descrição: Uma terra governada por sábios imperadores,
protegida por guerreiros nobres, mas que é constantemente ameaçada por
poderosos alquimistas sedentos de poder;
Tipos de história que combinam: Aventura, fantasia, repleta
de lutas absurdamente coreografadas, onde o bem e o mal são claros!!!
Tipos de história que não combinam: Histórias muito
complexas;
Existe Magia nesse mundo: Sim, poderosa, mas que não é
utilizada com tanta frequência. Sempre será um elemento menor na história.
Brainstorm
Feito essas determinações, eu deixo a imaginação fluir sem
freios, e elenco alguns elementos da história desse mundo:
- O Reino é dividido em 4 Regiões, governadas pelo Imperador
Lin Chong. Cada região é administrada por um Conselho. Alguns membros desses
conselhos fazem parte de uma Conspiração Secreta, a Seita de Xen, cujos
objetivos são obscuros;
- Existem Templos Shaolins que recrutam jovens que queiram
se tornar Servidores do Reino, uma ordem de soldados guerreiros encarregados de
manter a ordem e proteger o povo;
- Os alquimistas no começo eram pessoas que eram muito
admiradas por todos. Mas um deles, Zheng Juei, outrora o mais sábio de todos,
descobriu um antigo segredo...que nunca se soube; mas sabe-se que isso o mudou,
deixando de ser um bondoso ser, se tornando um ferrenho inimigo do Reino,
eliminando qualquer pessoa que não se encaixe em seus planos. Possui poderes
grandiosos, e muitos aliados infiltrados entre o governo;
- Existem pessoas que se isolam em meio a natureza,
tornando-se grandes sábios guerreiros. Esses guerreiros solitários são
misteriosos, mas sempre parecem agir em nome do Bem e da Ordem;
E assim o Mundo de Tai Hong começa a ganhar forma. O
próximo passo será criar 3 ou 4 localidades chaves – cidades, vilas, coisas do
tipo – e uma lista de NPCs famosos naquele mundo!
Continua...
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