quarta-feira, 30 de maio de 2018

Mythic - A Busca de Jullian Arvoz - Parte 1 - Gameplay

Começa aqui uma série de sessões/ aventuras solo que realizei/realizo/realizarei utilizando meu sistema solo favorito: o Mythic Game Master Emulator!

Serão descrições passo a passo conforme eu for jogando, onde colocarei por escrito as perguntas que fiz ao Sistema, os resultados obtidos, a interpretação dos fatos, as rolagens de dados...minha intenção é que isso sirva como guia ou como forma de esclarecer como funciona o sistema para quem se interessar. 
Infelizmente, o Mythic atualmente só existe em Inglês, e não há nenhuma previsão dele ser traduzido e publicado no Brasil a curto ou médio prazo. Eu tenho um respeito muito grande pelo jogo, e realmente não queria quebrar nenhum direito autoral, então decidi que não traduzirei, à menos que obtenha autorização do autor.
Então, se você curte RPG solo e ainda não fala inglês, quem sabe o Mythic pode ser aquela motivação que faltava! Na verdade, foi ao descobrir o Mythic que eu realmente pensei: "Todas as centenas de horas em que passei estudando Inglês valeram a pena!"


Criação do Personagem: Como comecei?

Eu sempre começo minhas histórias criando os personagens; só depois eu penso no mundo ao redor.
Para decidir qual personagem, eu apenos determino qual o cenário, nesse caso, um cenário medieval fantástico.
Quero ter uma campanha com um único personagem, e logo me vem a mente a imagem de um jovem aprendiz, sedento por conhecimento arcano. Não necessariamente um mago, mas sim alguèm que se interessa mais por ítens mágicos do que por magia pura e simplesmente. Após muitos estudos, ele parte de sua cidade natal e vai percorrer o mundo, sempre em busca de objetos peculiares.

E assim temos o conceito de Jullian Arvoz!


No Mythic original, existe todo um sistema de criação de personagem e resolução de conflitos que foi abandonado depois, nos suplementos seguintes; no entanto, eu gosto muito desse sistema e o utilizarei aqui.
Todo personagem possui 7 atributos. Você pode criar utilizando um sistema de pontuação, ou simplesmente escolhendo qual nível vc quer em cada atributo. Eu usarei esse segundo método.
Meu personagem terá os seguintes atributos:

Strength (Força): Abaixo da Média
Agility (Agilidade):Acima da média
Reflex (Reflexo): Acima da Média
IQ (Inteligência): Excepcional
Intuition (intuição): Alta
Willpower (Força de Vontade): Incrível
Toughness ( Resistência (tradução livre, galera!): Mediana

Como vocês podem ver, os atributos no sistema original do Mythic não são descritos numericamente, mas sim através de "Ranks", comparações que se faz com a média.

Além dos atributos, os personagens de Mythic possuem Abilities (Habilidades), que podem ser em qualquer número, à escolhas do jogador (isso utilizando o Método de  criação mais livre, que fique claro).

Jullian Arvoz possui as Habilidades:

Resposta rápida (raciocinio em momentos de pressão): Alto
Resistência ao frio, fome e sede: Alta

E para concluir, todo personagem possui Forças e Fraquezas, características que ajudam ou atrapalham em momentos bem específicos.

Fraquezas

Fogo: -1RS* em ações que envolvam fogo
Raiva: -1RS*em ações em que Jullian esteja nervoso ou com raiva

Forças

Determinação: +2 RS* em ações que exijam persistência e resiliência

OBS: "RS" quer dizer "RANK SHIFT", bônus ou penalizações nos atributos e habilidades, para mais ou para menos.


E pronto. Imagine um peregrino, misto mago com estudioso, viajando a pé de reino em reino em busca de objetos mágicos. Um jovem ambicioso, inteligente e nem sempre confiável.
Temos aqui nosso Jullian Arvoz!

Mas...e o resto? o Mundo? o enredo?

Bom, o que eu mais amo no Mythic é justamente isso: você pode começar uma aventura com um mínimo de preparação! Todo o resto será construído DURANTE o jogo!

É meio da noite, e ele se aproxima da entrada da grande Cidade-Reino de Imir-Saraph, a Cidade das Torres e dos Ladrões...


Continua!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Entrevista: Artista e criadora de jogos Fernanda Bianchini

 Olá, pessoal, tudo bem com vocês? Hoje venho animadíssimo com mais uma grande entrevista. Dessa vez com a artista e criadora de jogos (e mu...