quarta-feira, 23 de maio de 2018

Por que jogar RPG sozinho?



Ainda que o RPG solo tenha sido criado em 1975 pelo próprio Gary Gygax, o pai criador do Dungeons and Dragons, apenas 1 ano depois deste ter sido lançado, e lá fora - nos Estados Unidos e na Europa - existirem comunidades voltadas para essa modalidade, aqui no Brasil toda vez que se fala em RPG solo, de maneira geral, se é olhado com desconfiança.
Já perdi a vez de quantas vezes fui chamado de "loser" (perdedor) por dizer que jogo RPG sozinho.
Pensando nisso, resolvi fazer uma lista com uma série de motivos pelo qual alguém pode optar por jogar sozinho. Veja se você se enquadra em algum (ou mais de um):

1 - "Não tenho com quem jogar!"

A verdade é que quanto mais o tempo passa, mais dificil vai ficando para todo mundo poder se encontrar para jogar. É dificil conciliar rotinas e agendas.
E além do mais, fora dos grandes centros e capitais, sempre foi, é e será dificil arrumar jogadores. Dessa forma, o Solo RPG vem como uma alternativa quando seu grupo tomar rumos diferentes, você se mudar de cidade, ou simplesmente não encontrar ninguém para montar seu grupo.

2 - "Não tenho tempo para jogar!"


Esse é um clássico. A vida tem demandas: filhos, família, carreira...fica muito dificil arrumar 2,3, 4 horinhas para jogar. Com o RPG solo, vc pode jogar quando quiser, pelo tempo que tiver disponível; uma sessão solo pode durar pouquissimos minutos...aquela pausa pro almoço, antes de dormir...é muito flexível.

3 - "Quero jogar esse sistema, mas meu grupo só quer jogar medieval!"

Fato é que muitos jogadores ou só jogam um único sistema - leia-se D&D - ou um único tipo de ambientação - leia-se fantasia medieval. 
Agora você, que gosta de zumbis-espaçonaves-faroeste-lovecraft-terror-ficção científica-gatos-esquilos, muitas vezes quer jogar jogos diferentes. O RPG solo te permite jogar o sistema que quiser.

4 - "Quero trabalhar minha criatividade!"


Verdade é que a modalidade solo é aquela que mais demanda criatividade e imaginação. Você está sendo mestre e jogador ao mesmo tempo, e isso exige muita criatividade. O Solo RPG traz uma imersão que nem sempre se consegue em grupo.

5 - "Quero jogar do jeito que eu quero, conduzir a história que eu quero no cenário que eu quero!"


No SOLO RPG, você pode fazer as coisas do seu jeito. Por exemplo, eu sempre gostei de Lovecraft. Mas sempre achei dificil criar um clima legal de suspense e horror jogando em grupo. Sempre tem alguém pra quebrar o clima. 
Sozinho, eu já tive aventuras no universo de Cthullhu incríveis, cheias de paranóia e loucura.

Pois bem, é isso!

E você? Tem algum outro motivo para acrescentar?

6 comentários:

  1. Eu jogo por todos esses motivos, e mais!

    Um motivo que eu acrescentaria é para deixar meus jogos em grupo mais orgânicos: como assim?

    Sabe quando um NPC(Vilão ou Ajudante) some por um tempo e aparece mais forte mais pra frente? Se você rolar uma aventura solo com esse NPC, ele vai ter uma história para contar/toda uma saga que realmente aconteceu. Mesmo que você não use a aventura, ela pode afetar a aventura principal de várias maneiras: desde agora o NPC está mais forte porque pegou um artefato antigo, e se os players perguntarem como ele tem aquela nova cicatriz no olho, você já tem a resposta na ponta da língua!

    Sem contar que você pode explorar seu mundo assim também, desenvolver novos ganchos de aventura. Está fazendo uma aventura exploratória com um NPC e ele encontrou algo muito legal? Deixe ele ali ou faça com que ele encontre os PC's para contar as descobertas dele!

    Seu mundo vai ser muito mais orgânico, e os players vão ficar imaginando de onde você tira tanta criatividade. Mas na verdade você só estava jogando solo e eles acabaram entrando no seu jogo hahaha. O que faz deles os seus NPC's!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Rodrigo! Cara, isso é sensacional demais! Nunca tinha pensado por esse lado! Fantástico!

      Excluir
  2. Parece que você tirou tudo da minha cabeça kkkkkkk. É esse mesmo o pensamento....

    ResponderExcluir
  3. Meu primeiro jogo foi Dragon quest e infelizmente não tenho mais nada, mas vendo a forma como se joga solo vou correr atras de material pra comecar jogar solo, incrível bateu uma nostalgia grande aqui rsrss sigo o canal e vou dar apoio sempre

    ResponderExcluir
  4. Posso usar o RPG Solo para testar o sistema e a aventura que desejo narrar para o grupo. Assim, funcionaria como um play test da aventura, onde poderia averiguar as diversas possibilidades.

    Adorei os motivos apresentados:

    Filipe Lutalo
    www.rpgamesbrasil.com.br

    ResponderExcluir
  5. Olá! Tb jogava muito quando era pré-adolescente...hoje em dia estou tentando voltar à jogar...gostaria de saber como faço pra encontrar RPGs de tabuleiro que se jogam solo...eu sei que dragon quest e hero quest são pra 2-5 jogadores...

    ResponderExcluir

Entrevista: Artista e criadora de jogos Fernanda Bianchini

 Olá, pessoal, tudo bem com vocês? Hoje venho animadíssimo com mais uma grande entrevista. Dessa vez com a artista e criadora de jogos (e mu...