sexta-feira, 9 de dezembro de 2022

As Estéticas da Internet - Artigo 1 - O que são? Quais as origens?

 Olá, pessoal.


Hoje vou falar um pouco sobre uma das minhas muitas obsessões no mundo das artes: As chamadas "Internet Aesthetics", ou simplesmente "Aesthetics", que eu chamarei de "Estéticas da Internet".

A primeira coisa que deve ficar clara é que dentro desse universo o termo "estética" é usado com um significado TOTALMENTE diferente do significado acadêmico ou mais comum do termo.

Uma "Estética da Internet" é um termo que descreve um conjunto de estilos artísticos com características visuais peculiares e próprias. Esses estilos artísticos são mais conhecidos visualmente, mas também possuem fortes reverberações em outras expressões artísticas, especialmente na música. Existem dezenas de estéticas diferentes, mas eu particularmente tenho estudado a fundo 3 delas: DREAMCORE, WEIRDCORE e TRAUMACORE.

Aqui alguns exemplos de cada uma dessas estéticas:

AVISO

A estética traumacore, como o nome sugere, trabalha com temas bem pesados do ponto de vista psicológico, e pode ser muito desconfortável para alguns e até mesmo disparar certos gatilhos. EU sugiro muita discrição e cuidado ao ter contato com essa estética. Os temas abordam traumas e situações traumáticas do passado. Não é nada explicito, imoral ou criminoso, que fique claro! Na verdade, a maioria das artes a primeira vista parecem com o Dreamcore ou weirdcore. Mas falarei mais sobre isso no artigo 4, só sobre traumacore.  

DREAMCORE - Exemplos


WEIRDCORE - Exemplos

TRAUMACORE - Exemplo (colocarei apenas 1 exemplo para evitar disparar gatilhos ou gerar desconforto)


Quando surgiram as estéticas da internet?

Essa é uma questão nebulosa. De alguma forma imagens com uma abordagem visual parecida circulam por aí desde a década de 90. Mas eram coisas esparsas e que não se auto definiam como sendo parte de algum "movimento" ou estilo. Os estudiosos das Aesthetics geralmente apontam o tumbrl como o local onde essas estéticas começaram a tomar corpo. No entanto, parece que foi por volta de 2017 que essas artes começaram a serem vistas como parte de um "algo" organizável.

Hoje existe uma quantidade enorme de canais, contas no tiktok, wikis e outras redes que promovem e/ou produzem artes que se auto definem como sendo representantes dessas estéticas. A maioria absoluta dessas artes é "jogada" na rede sem qualquer indicação de autoria.

Como seria de se supor, o meio acadêmico continua ignorando ou desprezando abertamente essas manifestações.


Que propostas visuais e estéticas são essas?

Do ponto de vista da técnica, pode ser considerado de alguma forma um tipo de arte minimalista, mas com MUITAS características interessantíssimas. Vou elencar as principais:

COLAGENS - A maior parte das artes dessas estéticas utiliza colagens, utilizando fotos ( ou parte delas), ilustrações, gifs, e até mesmo emojis .

TÉCNICA  PROPOSITADAMENTE GROSSEIRA - essas estéticas investem em montagens e edições que utilizam propositadamente recursos simples de programas básicos como paint e word. Raramente existe algum refinamento ou trabalho mais acurado em programas voltados realmente para design gráfico. A um primeiro contato, parece algo que qualquer pessoa com o minimo conhecimento de informática faria em seus segundo dia em frente ao computador.

TEXTOS SOBREPOSTOS - há uma grande utilização de textos escritos sobre as imagens e colagens, também feitas dentro de uma proposta tecnicamente simplista. Existe uma preferência por fontes absurdamente comuns como Arial, times new roman e similares, e o tratamento desses textos é o mais simplista (SIMPLÓRIO?) possível. Muitas vezes os textos são sugestivos, acompanhando o teor das imagens (especialmente no Dreamcore), outras vezes são ilógicos e de difícil apreensão (mais comum no Weirdcore), e também podem ser de forte teor emocional e psicológico (como vemos no traumacore).


Quantas estéticas diferentes existem?

Literalmente, dezenas, talvez centenas. Eis aqui o nome de algumas delas:
Vaporwave, Unicorn Trend, Cottagecore, Goblincore, Fairycore, Indie Kid, Soft Girl, Indie Sleaze, Dark Academia...Como eu falei, é um universo underground enorme e aparentemente infinito de conteúdo e proposta.

No entando, 3 dessas estéticas realmente me fascinam:

DREAMCORE: Essa estética aposta não apenas em paisagens oníricas, mas muito mais que isso tenta simular a "sensação" de um sonho (ou de se estar sonhando). Um outro elemento fortíssimo dentro dessa estética é a evocação de um sentimento de NOSTALGIA, anemoia (saudade de algo que não se viveu) e kenópsia (sensação de estranheza ao ver lugares comuns fora de seu uso rotineiro). 

Na música, o dreamcore parece ser um misto de rock progressivo, acid rock, pop anos 80, shoegaze e musica experimental. A presença de elementos de noise também é recorrente, ainda que de forma sutil.


WEIRDCORE: é de alguma forma próximo ao DREAMCORE, mas aposta mais no sentimento de estranheza e até mesmo bizarrice. Possui elementos de horror (especialmente o horror cósmico), mas assim como o Dreamcore também tenta evocar um sentimento de nostalgia e familiaridade. Na música, o Weirdcore aposta em algo similar ao dreamcore, mas com timbres inusitados, estruturas de músicas fora do tradicional e muitos efeitos sonoros.


TRAUMACORE: essa estética trabalha com traumas e dramas pessoais, especialmente aqueles vividos na infância. O mais intrigante é que isso é feito por meio de uma arte bastante infantilizada, que alterna temas fofos (hello kittie, unicórnios, arco íris, quartos coloridos) lado a lado com objetos deslocados e totalmente destoantes como objetos cortantes além de frases de forte carga emocional. No cenário maior, todas as artes traumacore abordam temas como sentimento de culpa, incapacidade de superar o passado, abandono...

O Traumacore é de longe a estética mais complexa dentre todas, e muitas pessoas se aproximam desse tipo de expressão como forma de catarse ou até mesmo terapia. Da mesma forma, é comum relatos de pessoas que disseram terem vários gatilhos disparados por artes dentro dessa estética. Como falei, o traumacore não é para todos e exige muito cuidado  e eu sinceramente não recomendo para pessoas que passaram por experiências traumáticas ou que sofrem de algum tipo de dificuldade como depressão ou estresse pós traumático. Justamente por isso, eu não tratarei dessa estética com a mesma abrangência de detalhes com que tratarei as outas, ok? 

Na continuação dessa série veremos em detalhes o DREAMCORE....

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Entrevista: Artista e criadora de jogos Fernanda Bianchini

 Olá, pessoal, tudo bem com vocês? Hoje venho animadíssimo com mais uma grande entrevista. Dessa vez com a artista e criadora de jogos (e mu...