terça-feira, 17 de agosto de 2021

Você não precisa escolher - Reflexões

 Olá, pessoas

Nesse post de número 199 no blog, quero falar um pouco sobre um fenômeno muito comum na comunidade RPG brasileira.


Frases como "Curto coisas narrativas, odeio combate tático", ou

"Curto D&D, então Vampiro não é pra mim", ou

"Gosto de dados multifacetados, então não jogo sistemas que só usam D6" ou o clássico

"Jogo RPG em grupo, então não curto solo"...

Essas frases e outras similares são facilmente encontradas nas diversas comunidades por aí, como se tudo precisasse ser OU uma coisa ou outra.

Logicamente, todo mundo tem seus gostos e preferências, mas eu falo de quando as pessoas usam suas preferências para diminuir OUTRAS preferências.

Eu particularmente não entendo tanta divisão nesse assunto. Não entendo porque é difícil para algumas pessoas entender que é possível se divertir na campanha hiper mega narrativista de um ESTE CORPO MORTAL e TAMBÉM no combate porradeiro de uma aventura de D&D.

Ou porque o fato de jogar solo me impediria de gostar de RPG em grupo.

Me parece que uma parte da galera confunde o "Eu não gosto" com o "Isso é uma merda".

Na faculdade de música eu tive uma matéria muito boa chamada "APRECIAÇÃO MUSICAL". A proposta dessa disciplina era analisar músicas e composições para ALÉM dos gostos pessoais; analisavamos os elementos e características da composição e víamos o que a música estava oferecendo, sem deixar nosso gosto entrar na análise.

Isso aumentou tanto a minha percepção sobre gêneros que sou grato até hoje por ter estudado ela.

Eu odeio samba, mas consigo analisar um samba e ver toda a intenção da música, a sua estrutura melódica, harmônica. No fim, eu continuo odiando aquela música, mas com a certeza de saber que eu entendi a proposta da mesma e o que ela pretendia, e COMO isso era feito.

Levo muito isso para o RPG. 

Eu não curti Forbidden Lands. Mas após ler o livro, eu sei o que o sistema faz, como tenta fazer, e o tipo de experiência que ele proporciona.

Falta isso, falta "APRECIAÇÃO" nos comentários da galera.

Porque enquanto faltar isso, quase sempre vai ser só um cara rabugento que só sabe falar bem do sistema que conhece e já acha que tudo que foge daquilo é ruim e mal feito. 

É isso!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Entrevista: Artista e criadora de jogos Fernanda Bianchini

 Olá, pessoal, tudo bem com vocês? Hoje venho animadíssimo com mais uma grande entrevista. Dessa vez com a artista e criadora de jogos (e mu...