segunda-feira, 15 de julho de 2019

Pirataria, não precisa: Alternativas fodassssss - Parte 1! - Fantasia Medieval

Galera, segue aqui a primeira parte do que pretende ser um "Guia" do movimento "Pirataria, não precisa".

2 coisas precisam ser ditas desde já:
1) Somos contra a Pirataria, pois além dela ser considerada crime , o que por si só j´s justifica nossa postura, muitas vezes é uma falta de respeito ao criador...se o cara quer cobrar pelo trabalho dele, é um direito que ele tem!

2)Acreditamos que existem alternativas gratuitas de qualidade para o que você quer, e essa série de posts é uma tentativa de deixar isso mais à vista de todos.

Caso 1:

"Quero jogar fantasia medieval, mas não tenho dinheiro"



Solução: Existem muitos jogos fods de fantasia medieval, totalmente gratuitos.
Como dica, 2 se destacam muito: O Mighty Blade (cujo pdf gratuito pode ser adquirido aqui: Mighty Blade; Esse é para quem quer um sistema simples e ao mesmo tempo completo, e cheio de possibilidades. Escrito por Tiago Junges, o Coisinha Verde.

E o Old Dragon (que pode ser conseguido aqui, gratuitamente, em pdf: Old Dragon. Escrito por 

O Old Dragon é um retroclone do D&D, ideal para aventuras mais tradicionais...

Além disso , temos, gratuitamente, o Pocket Dragon, uma versão Pocket do Old Dragon, que funciona como um livro jogo solo e independente). Segue o link para a comunidade do Pocket Dragon no facebook: Pocket Dragon - Comunidade. O livro básico oficial do jogo foi escrito por Antônio "Pop", e o Livro de Monstros escrito por Rafael Beltrame.

Temos também o TAGMAR, que está na terceira edição, e mantém o maior projeto de criação coletiva dentro do RPG nacional, disponibilizando mais de 30 livros de altissima qualidade, totalmente gratuitos! Eis aqui o link do projeto, onde o material pode ser baixado: Tagmar

"Ah, mas você não entendeu, eu quero jogar D&D sem gastar nada. Pathfinder também"

Solução: Aí fica fácil também! O D&D disponibiliza gratuitamente um Starter  set, o Basic Rules, tanto do Mestre quanto do Jogador, com TUDO que vc precisa para jogar! Aqui o que eu estou falando: D&D Basic Rules

A Paizo também liberou uma versão de playtest GIGANTESCA do seu Pathfinder.

Ainda nessa vibe de grstuitos, temos o BUSCA FINAL, um jogo indie narrativista muito massa!Aqui: Busca Final. Escrito por Giltônio Santos.

Quem gosta de "Caverna do Dragão, pode tentar esse aqui! Perdidos no Mundo da Fantasia, um RPG de fantasia medieval no formato panfleto, fantástico. Criado por Diogo Nogueira. Aqui onde adquiri-lo gratuitamente: Perdidos no Mundo da Fantasia


Caso você não encontre nos links os pdfs (vai saber quanto tempo depois você está lendo isso aqui), uma busca no google resolve rapidamente o problema.

Na parte 2, abordaremos a ficção científica gratuita ....


Um comentário:

Entrevista: Artista e criadora de jogos Fernanda Bianchini

 Olá, pessoal, tudo bem com vocês? Hoje venho animadíssimo com mais uma grande entrevista. Dessa vez com a artista e criadora de jogos (e mu...