terça-feira, 28 de maio de 2019

Entrevista com o autor e game designer Marcelo Paschoalin, sobre PERDIDOS!

Gente, com muita alegria trago novamente o escritor e criador Marcelo paschoalin, autor de RPGs consagrados como ATISI (minha mais recente paixão), Anel Elemental, Zauber, entre muitos outros!
Agora o Marcelo está prestes a lançar seu novo jogo, através de uma campanha de financeamento coletivo - só lembrando que o Marcelo talvez seja o escritor nacional com o maior numero de projetos de financiamento bem sucedidos dentro do cenário do RPG!

Bom, chega de enrolação e vamos lá!

Com vocês, sem cortes e edições, Marcelo Paschoalin!



1-    Marcelo, como você apresentaria o “Perdidos” para quem ainda não conhece o jogo e o financiamento?

Perdidos é um RPG de mesa inspirado por Bloodborne e Dark Souls. Nele você é um Perdido – alguém que morreu mas não se foi por completo, ainda se apegando às suas lembranças para cumprir com seu desígnio em um mundo em ruínas, fragmentado a ponto de nele restarem apenas memórias. Isso inclui as relíquias de outrora, feras monstruosas, seres que esqueceram seu propósito, e caminhos tortuosos a trilhar.


2-    Como surgiu a ideia de criar o jogo?

Eu sou muito fã dos jogos Soulsborne (franquia Dark Souls e Bloodborne, da From Software). Já havia visto tentativas de emular esses jogos em um RPG de mesa, mas geralmente caía na armadilha de somente aumentar a letalidade, sem outras consequências que vemos no videogame. Um dia, jogando Bloodborne, já tarde da noite, alguma peça do quebra-cabeças encaixou de maneira tão sublime que, na mesma hora, parei de jogar e comecei a escrever o jogo: eu tinha encontrado a mecânica que tornaria Perdidos o jogo que é.


3-    Da ideia inicial até o jogo começar a tomar forma, quanto tempo se passou? Em que momento você decidiu transformar o jogo em um projeto de financiamento?

Acho que uns 3 ou 4 meses. Foi um tempo de escrita e reescrita, estudando possibilidades, fazendo playtests solo usando o Mythic para ver como as mecânicas se comportariam em jogo, até que, finalmente, eu tinha um manuscrito jogável e iniciei os playtests com jogadores mesmo. Depois dos playtests iniciais (e peer-review de algumas coisas), vi que o jogo já estava pronto para ser anunciado ao mundo.
Eu não quis criar o financiamento coletivo antes de ter a certeza de que tinha algo pronto em mãos, pois meu objetivo é entregar o livro aos apoiadores tão logo quanto seja possível.


4-    Como foram os playtests do jogo? Você testou sempre com o mesmo grupo, ou com grupos diferentes? Outras pessoas também playtestaram o jogo?

Os primeiros playtests foram solo, com o Mythic: Game Master Emulator. Depois, usando meu grupo regular de jogo e, após isso, grupos distintos. Foram sequências de playtests, sempre com uma sessão de feedback ao final para que o jogo fosse aprimorado cada vez mais.




5-    Qual você acredita ser o maior diferencial das mecânicas de Perdidos?

Os resquícios de memória, aqueles fragmentos que mantém o Perdido são e íntegro, formam a base da mecânica principal nesse jogo. Cada personagem começa com umas poucas lembranças de sua vida pregressa e, conforme se aventura, pode (raramente) ganhar outras, ou (mais comumente) perdê-las. Veja: quando você morre em Perdidos, você se dissipa e se reconstitui num altar (que, para os fãs dos jogos Soulsborne, tem o mesmo efeito de uma fogueira ou lanterna), mas perde um dos seus resquícios de memória. Isso faz com que você esteja cada vez mais perto de se perder por completo (tornando-se um antagonista sob o controle do Mestre de Jogo) – mas, mais do que isso, também significa que sua própria essência muda: perder uma memória pode fazer com que algo que você tinha como certo, como parte definidora da sua personalidade, também se perca, e isso torna Perdidos também uma jornada de descoberta e redescoberta de si mesmo.

6-    Qual seria a trilha sonora ideal para acompanhar uma boa sessão de Perdidos?

As trilhas dos jogos Soulsborne se encaixam bem, sobretudo Dark Souls 2 e 3 e Bloodborne. Você sente a tensão alternando com a calmaria etérea e fugaz que traz o mistério enquanto desvenda esse mundo fantástico.


7-    O financiamento vai trabalhar com metas estendidas?

Sim! E a primeira delas é propiciar que o livro (originalmente em brochura) seja confeccionado em capa dura. Fora isso teremos “achievements”, ou troféus conquistados, na forma de adesivos que podem ser colados na ficha de personagem (representando feitos, bons e ruins, ao longo do jogo, como, por exemplo, indicar o “primeiro a morrer” ou a derrota de um Primordial). Ainda temos também um mapa completo do mundo de jogo (que é gerado aleatoriamente, mas aqui apresentamos “uma” das versões possíveis); um compêndio de feras (com mais antagonistas); e o suplemento MedievALMAS ESCURAS, que faz com que Perdidos tenha, além da estética Vitoriana encontrada em Bloodborne, também possua uma estética medieval, como em Dark Souls.



8-    Como está sendo essa “pré recepção” ao jogo? Tenho visto muita gente falando sobre ele!

Está sendo maravilhoso! Nunca vi tanta gente empolgada com um projeto meu. Cada curtida e cada compartilhamento da notícia do financiamento é um voto de confiança em meu trabalho, e eu não vou decepcionar meus leitores.


9-    Enfim, Marcelo, segue aqui um espaço para você falar o que quiser! O espaço agora é seu!

Em primeiro lugar, gostaria de agradecer uma vez mais pelo convite para falar dos meus jogos, pois sei que são iniciativas assim que permitem com que mais gente passe a conhecer a minha obra.
E também gostaria de agradecer aos meus apoiadores, muitos deles que vêm me acompanhando de projeto em projeto. Cada livro só tem nascido por conta da inestimável contribuição dessas pessoas.
Por conta disso, tenho o compromisso de fazer de Perdidos um jogo fenomenal, que realmente ecoe nas mesas de jogo, trazendo a emoção dos combates viscerais de Dark Souls e Bloodborne e a reflexão das nossas próprias perdas ao longo da narrativa. No fim das contas, Perdidos não é sobre aquilo que abandonamos, mas sobre a esperança que temos de que, um dia, conseguiremos cumprir com nossos próprios desígnios.
Que isso sirva de inspiração para nossa vida fora da mesa de jogo também.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Entrevista: Artista e criadora de jogos Fernanda Bianchini

 Olá, pessoal, tudo bem com vocês? Hoje venho animadíssimo com mais uma grande entrevista. Dessa vez com a artista e criadora de jogos (e mu...