Olá, pessoas!
Galera, é com orgulho que apresento hoje uma entrevista exclusiva, cheia de informações, novidades e spoilers com o criador daquele que talvez seja o mais famoso Dungeon Crawl do mundo do RPG solo, o 4 Against Darkness. Falo do game designer italiano Andrea Sfiligoi!
Extremamente solícito, Andrea se mostrou super atencioso e gente boa, e contou MUITO coisa.
Como sempre, vamos lá, sem edição nenhuma!
Olá Andrea!
Em primeiro lugar gostaria de dizer que é uma grande alegria ter esta
entrevista com você. Aqui no Brasil, a comunidade de RPG solo é relativamente
pequena, mas muito forte, e nós temos muitos fãs do seu trabalho!
Aqui estão
algumas perguntas, sinta-se à vontade para respondê-las da maneira que achar
melhor. E mais uma vez, obrigada!
1 - Bem, acho que podemos começar
pelo começo! Andrea, como foi seu primeiro contato com o mundo dos jogos de
tabuleiro e RPGs em geral?
Eu tinha um
tio que pertencia a um grupo religioso. Eles me deram um panfleto que
aconselhava os pais contra os perigos de um jogo satânico chamado “Dungeons and
Dragons”. Claro, a primeira coisa que pensei foi que eu absolutamente precisava
desse jogo! Então, eu tinha apenas 12 anos e tive que trabalhar duro para
encontrar o dinheiro para comprar a caixa vermelha D & D do Reino Unido.
Agora, comprar coisas à distância é fácil, mas na época não era. Não havia nenhum meio de pagar sem ser diretamente. Nós tivemos que ir ao correio e pedir International Reply
Coupons, então a empresa usaria para converter em selos, e só depois fariamos a compra.
2- Ainda relacionado à pergunta
anterior, quando você decidiu começar a criar seus próprios jogos?
Bem,
enquanto eu e meus amigos estávamos esperando por essa incrível inovação, o
RPG, decidimos criar nosso próprio jogo! Eu tinha apenas 12 anos, então o
resultado não foi bom em termos de design de jogos. Peguei duas grandes folhas de papel e desenhei mapas enormes com um grid. Foi um jogo competitivo sobre
piratas em um mundo de fantasia. Os jogadores moveriam seus próprios navios,
contratariam tripulações e parariam em várias ilhas para consertar os navios
danificados, evitando os monstros marinhos e o mau tempo. O GM simplesmente
tinha notas de onde os monstros e perigos estavam, e quando um navio se movia
em uma área, desencadeava os efeitos.
3- Você criou muitos jogos legais,
como 4 Against Darkness, BattleSworn, Song Of Blades and Heroes, entre outros. Se
eu lhe pedisse para indicar apenas uma de suas criações para alguém que ainda
não as conhece, qual você indicaria e por quê?
De todos os
jogos que criei, os que mais gosto são o A Fistful of Kung Fu (que escrevi para
a série de jogos de guerra Osprey, e recebi uma nomeação para as Melhores
regras no Origins, e é baseado no
mecanismo de regras do Song of Blades) e Four Against Darkness, mas também jogo
muito Sellswords e Spellslingers, meu jogo de miniaturas de fantasia solo /
coop.
4- Falando especificamente sobre o 4
Against Darkness, como surgiu a ideia de criar o jogo?
Simplesmente
porque eu queria criar um jogo para mim quando o meu grupo de jogos local se
desfez. Eu tentei muitas vezes criar um novo grupo de jogadores, mas nunca
conseguia, então ao invés de depender de outras pessoas, eu tentei criar um
jogo que eu pudesse jogar sozinho. Eu também já estava trabalhando em tempo
integral como designer de jogos (estou fazendo isso há mais de 11 anos), então
eu também precisava de uma linha de jogos que eu pudesse testar sozinho, e não
ter que confiar nos horários dos meus poucos amigos de jogos.
5- Da ideia inicial ao produto
liberado, o 4AD passou por muitas mudanças?
Mais ou
menos permaneceu o mesmo, mas houve MUITOS esclarecimentos e adições.
6- A recepção de 4 Against Darkness
tem sido, desde o seu lançamento, muito positiva em todo o mundo! Eu já vi
gameplays vindos de vários países (EUA, Brasil, Espanha, Argentina ...). Como
você vê esse reconhecimento?
Dá muito
prazer ver meus jogos sendo jogados e comprados em todo o mundo. É um mercado
pequeno, por isso mesmo algumas cópias vendidas aqui ou ali podem fazer a
diferença. Se o jogo continuar a vender bem, vou apoiá-lo. Agora existem vários
outros escritores trabalhando nisso e temos mais de 18 novos livros em
andamento
7- Você tem algum método de criar um
jogo? Você começa com o conceito, depois parte das regras ou o contrário? Ou
faz tudo juntos? Ou alguma outra maneira?
Começo
planejando meus critérios de projeto e me fazendo algumas perguntas
fundamentais: o que esse jogo está tentando fazer? Quanto tempo deve durar uma
sessão típica? O que esse jogo pode fazer de uma maneira única? Já existe um
jogo que faz as mesmas coisas? É bem sucedido? Se não for bem-sucedido, por que
e o que posso fazer para melhorar? Por que as pessoas não estão jogando esse
tipo de jogo? E assim por diante...
E então eu
só encontro as soluções de design que, na minha opinião, funcionam bem com o
que tenho em mente.
8- Que jogos e game designers você
considera uma inspiração?
Eu sou um
grande fã de rpgs, wargames e gamebooks. Tenho muitas inspirações e não é fácil
atribuir alguns nomes. De qualquer forma, vou mencionar Steve Jackson ( do
GURPS), Jeff Grubb (super-heróis da Marvel rpg), Ed Texeira (da Two Hour
Wargames), Steve Jackson e Ian Livingstone (Fighting Fantasy), e E.G. Gygax são
aqueles cujo trabalho eu verifico com mais frequência para soluções elegantes,
idéias originais ou inspiração.
9- Você está trabalhando em algum
novo projeto, ou algum suplemento para alguma de suas criações?
Sim, neste
momento estou editando e fazendo trabalhos de arte para uma longa lista de
livros de 4AD, alguns escritos por mim, alguns por outros, incluindo uma novela
(do autor Davide Mana) e uma história em quadrinhos (por mim) e uma tonelada de
suplementos que variam de 32 a 140 páginas. Eu tenho uma versão retro scifi
vindo (Four Against Mars, acho que inspirada nos filmes de ficção científica
dos anos 50) que deve estar disponível neste verão e uma versão de terror de um
único personagem (The Harrowing Journey) que deve estar pronta, mais cedo ou
mais tarde. Mas é muito difícil para mim fazer planos sobre o futuro do jogo.
10- Que jogos você poderia jogar pelo
resto de sua vida sem se cansar?
Na verdade,
qualquer jogo com um elemento de campanha forte, mas com regras simples. Eu
gosto de jogos com histórias emergentes - onde a história é criada pelos
eventos na mesa e nos lançamentos de dados, e não necessariamente planejada com
antecedência.
11- Bem, aqui eu uso esse espaço para
dizer que seus jogos - especialmente 4 Against Darkness - são muito respeitados
pela nossa comunidade brasileira! Estamos muito agradecidos por você ter criado
jogos tão incríveis.
Você pode usar esse espaço agora para
falar o que quiser, deixar alguma mensagem, entrar em contato ... enfim, esse
espaço é todo seu.
Obrigado.
Por favor, apoiem meus jogos comprando PDFs originais (www.ganeshagames.net) e
livros de bolso (que você pode comprar em www.lulu.com/songofblades) e apoiem a
versão brasileira quando aparecer (sim, está em andamento. .. mas não posso
dizer mais, só posso dizer que um autor brasileiro está trabalhando nisso)
Legal ver outros autores, vou conferir os títulos
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