segunda-feira, 13 de maio de 2019

Entrevista com Andrea Sfiligoi, criador de 4 Against Darkness


Olá, pessoas!

Galera, é com orgulho que apresento hoje uma entrevista exclusiva, cheia de informações, novidades e spoilers com o criador daquele que talvez seja o mais famoso Dungeon Crawl do mundo do RPG solo, o 4 Against Darkness. Falo do game designer italiano Andrea Sfiligoi!

Extremamente solícito, Andrea se mostrou super atencioso e gente boa, e contou MUITO coisa.

Como sempre, vamos lá, sem edição nenhuma!



Olá Andrea! Em primeiro lugar gostaria de dizer que é uma grande alegria ter esta entrevista com você. Aqui no Brasil, a comunidade de RPG solo é relativamente pequena, mas muito forte, e nós temos muitos fãs do seu trabalho!

Aqui estão algumas perguntas, sinta-se à vontade para respondê-las da maneira que achar melhor. E mais uma vez, obrigada!

1 - Bem, acho que podemos começar pelo começo! Andrea, como foi seu primeiro contato com o mundo dos jogos de tabuleiro e RPGs em geral?

Eu tinha um tio que pertencia a um grupo religioso. Eles me deram um panfleto que aconselhava os pais contra os perigos de um jogo satânico chamado “Dungeons and Dragons”. Claro, a primeira coisa que pensei foi que eu absolutamente precisava desse jogo! Então, eu tinha apenas 12 anos e tive que trabalhar duro para encontrar o dinheiro para comprar a caixa vermelha D & D do Reino Unido. Agora, comprar coisas à distância é fácil, mas na época não era. Não havia nenhum meio de pagar sem ser diretamente. Nós tivemos que ir ao correio e pedir International Reply Coupons, então a empresa usaria  para converter em selos, e só depois fariamos a compra.

2- Ainda relacionado à pergunta anterior, quando você decidiu começar a criar seus próprios jogos?

Bem, enquanto eu e meus amigos estávamos esperando por essa incrível inovação, o RPG, decidimos criar nosso próprio jogo! Eu tinha apenas 12 anos, então o resultado não foi bom em termos de design de jogos. Peguei duas grandes folhas de papel e desenhei mapas enormes com um grid. Foi um jogo competitivo sobre piratas em um mundo de fantasia. Os jogadores moveriam seus próprios navios, contratariam tripulações e parariam em várias ilhas para consertar os navios danificados, evitando os monstros marinhos e o mau tempo. O GM simplesmente tinha notas de onde os monstros e perigos estavam, e quando um navio se movia em uma área, desencadeava os efeitos.

3- Você criou muitos jogos legais, como 4 Against Darkness, BattleSworn, Song Of Blades and Heroes, entre outros. Se eu lhe pedisse para indicar apenas uma de suas criações para alguém que ainda não as conhece, qual você indicaria e por quê?

De todos os jogos que criei, os que mais gosto são o A Fistful of Kung Fu (que escrevi para a série de jogos de guerra Osprey, e recebi uma nomeação para as Melhores regras no Origins, e é baseado no mecanismo de regras do Song of Blades) e Four Against Darkness, mas também jogo muito Sellswords e Spellslingers, meu jogo de miniaturas de fantasia solo / coop.

4- Falando especificamente sobre o 4 Against Darkness, como surgiu a ideia de criar o jogo?

Simplesmente porque eu queria criar um jogo para mim quando o meu grupo de jogos local se desfez. Eu tentei muitas vezes criar um novo grupo de jogadores, mas nunca conseguia, então ao invés de depender de outras pessoas, eu tentei criar um jogo que eu pudesse jogar sozinho. Eu também já estava trabalhando em tempo integral como designer de jogos (estou fazendo isso há mais de 11 anos), então eu também precisava de uma linha de jogos que eu pudesse testar sozinho, e não ter que confiar nos horários dos meus poucos amigos de jogos.

5- Da ideia inicial ao produto liberado, o 4AD passou por muitas mudanças?

Mais ou menos permaneceu o mesmo, mas houve MUITOS esclarecimentos e adições.

6- A recepção de 4 Against Darkness tem sido, desde o seu lançamento, muito positiva em todo o mundo! Eu já vi gameplays vindos de vários países (EUA, Brasil, Espanha, Argentina ...). Como você vê esse reconhecimento?

Dá muito prazer ver meus jogos sendo jogados e comprados em todo o mundo. É um mercado pequeno, por isso mesmo algumas cópias vendidas aqui ou ali podem fazer a diferença. Se o jogo continuar a vender bem, vou apoiá-lo. Agora existem vários outros escritores trabalhando nisso e temos mais de 18 novos livros em andamento


7- Você tem algum método de criar um jogo? Você começa com o conceito, depois parte das regras ou o contrário? Ou faz tudo juntos? Ou alguma outra maneira?

Começo planejando meus critérios de projeto e me fazendo algumas perguntas fundamentais: o que esse jogo está tentando fazer? Quanto tempo deve durar uma sessão típica? O que esse jogo pode fazer de uma maneira única? Já existe um jogo que faz as mesmas coisas? É bem sucedido? Se não for bem-sucedido, por que e o que posso fazer para melhorar? Por que as pessoas não estão jogando esse tipo de jogo? E assim por diante...
E então eu só encontro as soluções de design que, na minha opinião, funcionam bem com o que tenho em mente.

8- Que jogos e game designers você considera uma inspiração?

Eu sou um grande fã de rpgs, wargames e gamebooks. Tenho muitas inspirações e não é fácil atribuir alguns nomes. De qualquer forma, vou mencionar Steve Jackson ( do GURPS), Jeff Grubb (super-heróis da Marvel rpg), Ed Texeira (da Two Hour Wargames), Steve Jackson e Ian Livingstone (Fighting Fantasy), e E.G. Gygax são aqueles cujo trabalho eu verifico com mais frequência para soluções elegantes, idéias originais ou inspiração.

9- Você está trabalhando em algum novo projeto, ou algum suplemento para alguma de suas criações?

Sim, neste momento estou editando e fazendo trabalhos de arte para uma longa lista de livros de 4AD, alguns escritos por mim, alguns por outros, incluindo uma novela (do autor Davide Mana) e uma história em quadrinhos (por mim) e uma tonelada de suplementos que variam de 32 a 140 páginas. Eu tenho uma versão retro scifi vindo (Four Against Mars, acho que inspirada nos filmes de ficção científica dos anos 50) que deve estar disponível neste verão e uma versão de terror de um único personagem (The Harrowing Journey) que deve estar pronta, mais cedo ou mais tarde. Mas é muito difícil para mim fazer planos sobre o futuro do jogo.

10- Que jogos você poderia jogar pelo resto de sua vida sem se cansar?

Na verdade, qualquer jogo com um elemento de campanha forte, mas com regras simples. Eu gosto de jogos com histórias emergentes - onde a história é criada pelos eventos na mesa e nos lançamentos de dados, e não necessariamente planejada com antecedência.

11- Bem, aqui eu uso esse espaço para dizer que seus jogos - especialmente 4 Against Darkness - são muito respeitados pela nossa comunidade brasileira! Estamos muito agradecidos por você ter criado jogos tão incríveis.
Você pode usar esse espaço agora para falar o que quiser, deixar alguma mensagem, entrar em contato ... enfim, esse espaço é todo seu.

Obrigado. Por favor, apoiem meus jogos comprando PDFs originais (www.ganeshagames.net) e livros de bolso (que você pode comprar em www.lulu.com/songofblades) e apoiem a versão brasileira quando aparecer (sim, está em andamento. .. mas não posso dizer mais, só posso dizer que um autor brasileiro está trabalhando nisso)

Um comentário:

Entrevista: Artista e criadora de jogos Fernanda Bianchini

 Olá, pessoal, tudo bem com vocês? Hoje venho animadíssimo com mais uma grande entrevista. Dessa vez com a artista e criadora de jogos (e mu...