sexta-feira, 1 de fevereiro de 2019

A Escola de Magia e Bruxaria do Brasil - Uma das Iniciativas de LARP mais bem sucedidas do mundo!

Existe na Polônia um evento de LARP muito famoso chamado “The Convention of Thorns”. Por 3 noites seguidas, você pode ter a experiência de interpretar um vampiro – trata-se de um cenário integrante do World of Darkness, ouseja, Vampiro A Máscara.
Mas não é só na Polônia que existe esse tipo de coisa, dessa magnitude!


Para quem não está acostumado ao termo LARP (Live Action Roleplaying Game), vou resumir aqui (de forma grosseira): É uma modalidade dentro do RPG onde os jogadores FISICAMENTE se vestem e agem como seus personagens. A ação acontece não apenas na imaginação de quem joga, mas sim física e literalmente.

Mas esse post não é para falar sobre a Convention of Throns.

Esse post é para falar sobre uma experiência de LARP genuinamente brasileira. O equivalente nacional dessa grande experiência de imersão dentro do mundo dos RPGS.
Estou falando sobre a Escola de Magia e Bruxaria do Brasil!

Localizada em Campos do Jordão – em um castelo de VERDADE, construído especialmente para esse fim – A EMB, como é conhecida, tem a proposta de oferecer aos seus “alunos” a experiência de, por algumas noites e dias, serem estudantes de uma escola de magia no melhor jeito “Hogwarts” de ser.

Logicamente, a EMB se baseia fortemente no universo mágico de Harry Potter. Temos um castelo que lembra muito Hogwarts em suas aulas, 4 casas que competem entre si. Até mesmo um esporte bruxo, aqui chamado de Argobol, possui seu próprio campeonato.
Eu acho isso sensacional demais. E, até onde sei, é a iniciativa de LARP mais bem sucedida que o Brasil já teve até hoje. Afinal, as inscrições não são baratas (considerando a situação econômica de boa parte da população brasileira). Na verdade, os preços são similares áqueles cobrados pela Convention of Thorns, ou seja, dentro do que se esperaria de uma iniciativa dessa magnitude.
 Mesmo assim, todo ano dezenas de pessoas se inscrevem para participar. Trata-se de uma iniciativa dentro do RPG – SIM, GOSTE VOCÊ OU NÃO, ISSO AQUI AINDA SIM É RPG! – extremamente bem realizada e bem sucedida, inclusive financeiramente falando!

Eu fiquei encantado com todo o material e vídeos que vi da EMB. E não , ninguém me pagou ou pediu para que eu escrevesse sobre isso! Nunca participei por pura falta de condições financeiras!kkkkkkkkkk!

Resolvi falar sobre isso aqui no blog porque acredito que a EMB é um exemplo muito concreto do potencial, inclusive econômico , que o RPG possui quando é tratado com seriedade e comprometimento.
Essa postura deve ser vista como um modelo, e serve para dar esperança de que é possível vislumbrar coisas grandes para nosso amado Hobby!
Abaixo, algumas fotos do lugar. E aqui o link do site dos caras: Escola de Magia e Bruxaria do Brasil







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Entrevista: Artista e criadora de jogos Fernanda Bianchini

 Olá, pessoal, tudo bem com vocês? Hoje venho animadíssimo com mais uma grande entrevista. Dessa vez com a artista e criadora de jogos (e mu...