sábado, 29 de dezembro de 2018

Gameplay MISO + Lá e de Volta outra vez RPG - Parte 4

E lá vamos nós (e de volta outra vez...) com nossa aventura diária de 15 minutos no mundo maravilhoso de Tolkien...Essa é a quarta parte de nossa aventura. Só para recordar, o finalzinho de nossa última parte:

"E assim eles partem, talvez o grupo mais intrigante já formado na Terra-Média: Um hobbit, um Istari, um Ent e um Troca-Peles, em uma missão rumo a um território dos altos Elfos no norte, em busca de dois magos cáidos ante os poderes da Escuridão...."


Agora começa a jornada de nossos aventureiros - o Hobbit Bolgo, o mago vermelho Baradrash, o Ent GalhoComprido e o Troca-Peles Fegon. 
Eles decidiram por ir até o reino élfico de Forlindon, no extremo norte, investigar as possiveis atividades obscuras dos magos azuis, Pallando e Allatar, que supostamente cairam corrpompidos pela Sombra, e agoram tramam algo no Escuro...

Fegon: Tenho pensado em qual caminho tomaremos. Acredito que o melhor caminho de jornada seja atravessarmos o território de Athedain, a beira do Condado, até atingirmos as Far Downs, lugar onde encontraremos colinas e pântanos. Depois, em segredo, devemos pegar o caminho das Tower Hills, com suas 3 Torres místicas, e enfim chegar aos Portos Cinzentos, no Golfo de Lhun, local por onde chegaram os Noldors! Depois , a fim de permanecermos escondidos - de qualquer poder que possa haver lá - cruzaremos o meio das Ered  Luin, as Montanhas Azuis, local inóspito e que não conheço, e só depois entraremos de fato nos dominios que procuramos. Serão de 7 a 9 dias de jornada, se tivermos sorte!

Nota: Segue abaixo o Mapa de Viagem (clique para visualizar em tamanho maior):

Nota do Jogador :
A linha Azul mostra o trajeto total da jornada, conforme descrito por Fegon acima. O ponto verde mostra o local onde os aventureiros se encontram no começo dessa sessão. E o pequeno trajeto vermelho mostra o quanto a companhia andou durante a aventura narrada logo abaixo!
Sem entrar em detalhes, utilizei como inspiração e modelo as regras de viagem descritas no RPG "The One Ring", capítulo "Journeys" (páginas 153 à 165). Mas relaxem, não precisa conhecer ou ler isso, não farei referencia a essas regras. Consultem-nas apenas por curiosidade, se quiserem!

Continuando... 

Dia de Jornada: 1

Mestre: Vocês partem. Trata-se de uma região cheia de árvores, gramados verdes, folhas alguns riachos que cortam a mata, e algumas rochas cobertas por musgos.
Como está o clima agora?
Opção A - o clima está limpo, o sol está brilhando, algo realmente agradável (D6)
Opção B - O clima está úmido, está chovendo, e nuvens cinzas - quase negras - cobrem todo o céu (D8)
Rolagens: D6= 3   ; D8=   1
Opção A vence

Mestre: É um dia tipico para um hobbit habituado ao Condado: o sol começa a brilhar forte, e uma brisa quente sopra por entre as árvores.

Baradrash (Para Bolgo): Você, jovem Hobbit, ficará responsável pela comida. Sabe caçar? Tomara que saiba! Fegon será nosso guia, GalhoComprido será nosso vigia durante as noites, e eu serei responsavel por encontrar lugares de repouso, descanso e esconderijo pelos caminhos que Fegon nos guiar!

Bolgo: Bom...eu vou tentar...

Mestre: Após umas 3 horas de caminhada , vocês encontram (nota do jogador: Todo dia de viagem terá ao menos 1 encontro, que pode ser um local peculiar, uma pessoa/ser, um evento...):
Opção A - O grupo encontra, em meio a mata, uma pequena cachoeira, a margem da qual se encontra uma série de Estatuas imponentes, cobertas em parte pelo musgo e pela vegetação. Algumas palavras sussurradas parecem vir das proprias estatuas (D8)
Opção B - A trilha chega até um ponto onde 3 arvores majestosas se encontram. Seus galhos e copa se entrelaçam, formando um arco, acima do qual é possivel ver o que parece ser uma antiga moradia elfa. Um som lamurioso parece vir de lá (D6)
Rolagens: D8=   5   ; D6= 4
Opção A vence

Mestre: Um tipo de clareira se avista, e cerca de 7 estatuas, de caracteristicas humanas, se avista, proximo a uma queda d'agua, uma pequena cachoeira. O unico caminho possivel, da trilha, é passar por entre essas estatuas. A sensação de estar-se sendo observado é grande, e o s sussurros continuam.

Bolgo: Vou testar meus sentidos, para ver se é possivel enxergar algo fora do normal...
Rolo 2d6. Resultados: 6 e 1. Sucesso

Mestre: Opção A - Há algo de estranho a ser notado, de fato (D8)
Opção B - Nada fora do comum é percebido pelos sentidos do hobbit (D6)
Rolagens: D8=  4   ; D6=   2
A opção A vence

Mestre: Sim, Bolgo, entre a estranheza da cena você percebe:
Opção A - As estátuas estão se movendo (D8)
Opção B - Entre as estátuas, há um homem de porte soturno, que estava tentando se passar por uma estátua (D6)
Rolagens: D8=  6  ; D6=   3
A Opção A vence novamente

Mestre: Você, Bolgo, nota alguns movimentos imperceptiveis nas estatuas, e se aproxima. Quando chega bem proximo, uma das estatuas faz um movimento brusco, e lhe ataca!
Faça um teste para ver se você é pego completamente de surpresa!

Bolgo: Rolo 2d6. Tiro 3 e 2, ou seja, não passo.

Mestre: Você é pego totalmente desprevenido, assustando-se pelo movimento do objeto até então inanimado. Ele - a estatua - se move rapidamente. Rolo 2d6 para o ataque da criatura. Tiro 1 e 6, ou seja, 1 sucesso. Bolgo toma 1 ponto de Dano.
A "Toughness" (Resistência) de Bolgo deve ser reduzida em 1. (Era 6, agora está em 5)

Bolgo: eu caio no chão, ao mesmo tempo em que grito: "Ei, socorro, me ajudem!"

Mestre: Não é só isso. Como Bolgo falhou no teste, um dos "Danger" da lista de perigos é ativado (A lista se encontra na Parte 2 da aventura). Eu rolo 1d8 naquela lista, e tiro "1", o que quer dizer "criaturas tumulares".

Quando o golpe da estátua lhe atinge, Bolgo, você tem um tipo de visão interior, um pressentimento sinistro forte. Você imaginou um local subterrãneo, escuro e sombrio, onde se encontrava um tipo de altar profano, circundado por muitas criaturas espectrais envoltas em um tipo de energia azul, um azul sinistro. No momento em que você foi acertado, você sentiu uma dessas criaturas, nesse local remota, abrir os olhos e olhar - de alguma forma, para você!

Mestre: A visão foi apenas sentida por Bolgo , ou Baradrash e os outros sentiram tb?
Opção A - Todos tiveram esse pressentimento sombrio (D6)
Opção B - apenas o Hobbit a sentiu (D8)
Rolagens: D6= 1    ; D8=  7
A opção B vence. Apenas o Hobbit sentiu isso.

Baradrash: Eu vejo o ataque ao pequeno Bolgo, uso meu cajado para bater na estátua, sem usar magia!
Testo 3d6. Resultados: 6, 4, 5. 2 sucessos!

Mestre: Você age de forma rápida.
Opção A - A estatua se desfaz em cinzes e barro (D6)
Opção B - A Estatua se torna imovel, mas começa a falar de forma tenebrosa (D8)
Rolagens: D6= 3   ; D8=  5

Mestre: A estatua se movimenta de forma estranhas, e todas as outras realizam o mesmo movimento, até pararem todas em uma posição bastante antinatural. Uma voz gutural e tenebrosa sai de todas elas, ao mesmo tempo. Uma sombra passa por tudo, o ceu misteriosamente se escurece, e uma penumbra enevoada parece de repente cobrir tudo!

O que as criaturas dizem?
 Opção A - "Os sacrifícios começaram no Templo Antigo, e as Sombras dos Tumulos começam a despertar para servir o Poder do Escuro!" (D8)
Opção B- "Um dos Servos acordou...o corpo do sacrificio foi tomado, e o antigo Noldor não é mais um elfo, mas sim uma criatura iniminável." (D6)
Rolagens: D8=  6    ; D6=   4

Após ser falado essa frase misteriosa, a sensação de trevas desaparece, como se algum encanto tivesse sido quebrado, e o dia volta a brilhar como estava normalmente.

Baradrash: Este foi um presságio bastante alarmante! Muitos poderes sombrios se unem nesse momento, e alguma coisa...alguma coisa poderosa e maligna acaba de começar, nesse Templo Antigo e profano, onde quer que seja...temos que nos apressar!


  Quero testar meus conhecimentos arcanos para ver se consigo identificar alguma coisa - uma runa, uma história - sobre a origem dessas estatuas. Rolo 3d6. Tiro 4, 6 e 2. Sucesso.

Mestre: sim, você reconhece o traço, as vestes e até mesmo as feições das estátuas. Todos eram Guardiões dunedain que você encontrou em algum momento ou outro em suas andanças. Ali estão Arthor, Rumenar, Dandris, entre outros...podem até ser que sejam só estatuas, mas você acredita que realmente são eles, vitimas de algum feitiço sinistro.



Em algum momento, Bolgo se afasta da trilha para tentar caçar algo...
Bolgo: Rolo 2d6, para ver se tenho sucesso na caçada. Tiro 5, e 2. 1 sucesso.

Mestre: Você consegue caçar 2 pequenos coelhos. nada muito grandioso, mas o suficiente para você e Baradrash! (Fegon não se alimenta na frente de outros seres, e você não faz ideia do que será que um Ent se alimenta, se é que ele precisa se alimentar)

E assim, com os corações pesados, o s 4 partem, continuando a jornada...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Entrevista: Artista e criadora de jogos Fernanda Bianchini

 Olá, pessoal, tudo bem com vocês? Hoje venho animadíssimo com mais uma grande entrevista. Dessa vez com a artista e criadora de jogos (e mu...