segunda-feira, 6 de agosto de 2018

Vampiro: Idade das Trevas - Resenha

Apesar de ter lido quase tudo que já foi lançado para Vampiro A Máscara, confesso que nunca havia me interessado muito pelos cenários alternativos que o sistema Storyteller apresentou.
O que, confesso, não faz nenhum sentido, uma vez que adoro estudar sobre o período medieval - adoro o RPG nacional Arkanun - e tudo que tenha relação com a idade média.
Comprei recentemente o pdf do livro Vampiro Idade das Trevas, e ao começar a ler, um único pensamento passou por minha mente, insistentemente: Por que diabos eu não tinha lido isso antes?!

O livro



Vampiro Idade das trevas transporta todo o lore das crônicas do mundo das trevas para esse período obscuro e cruel. Aqui muito do que conhecemos da história oficial dos cainitas ainda não havia acontecido: não existia ainda nem a Camarilla, nem tampouco o Sabbat; o clã capadócio ainda estava em atividade; os brujahs eram um clã pacifista que queria unir os seus irmãos imortais junto aos mortais, em uma sociedade igualitária; os tzimizce tocavam o terror; os tremere ainda eram uma novidade; e de maneira geral, todo mortal sabia da existência de vampiros e outras criaturas das trevas.



É um livro de leitura agradável, e que é extremamente bem sucedido dentro da proposta que apresenta. Ao optar por colocar aqui TODAS as regras do sistema, a White Wolf criou não somente um suplemento, mas sim um RPG completo. E de fato, não é raro encontrar jogadores que tenham em "Idade das Trevas" seu RPG favorito.
Eu particularmente ainda fico com o Arkanun. Acho que o RPG nacional do Marcelo Del Debbio passa um clima gótico e de horror de forma mais intensa que esse aqui. Mas de forma alguma considero esse lançamento um produto menor.
O livro é excelente. A arte, sempre um dos pontos altos de qualquer livro da WHITE Wolf e do Antigo Mundo das trevas, combina perfeitamente com o clima do jogo.
As regras são as mesmas que as da linha principal de Vampiro - com todos os pontos positivos e negativos (leia-se "combate").
Vampiro Idade das trevas fez tanto sucesso que criou-se toda uma linha de suplementos para ele - de livros de clãs passando por guias de cenário, de linhagens, e aventuras prontas.
Lendo esse livro agora em 2018 eu vejo quão bom eram os livros da White Wolf em sua fase áurea.
Agora que o lançamento de Vampiro A Máscara 5° edição tem agradado a todos e parece estar levantando a editora novamente para um status privilegiado, acredito que é apenas questão de tempo até o cenário vir a tona novamente.



Aguardo ansioso, e acima de tudo, recomendo a leitura dessa belezura!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Entrevista: Artista e criadora de jogos Fernanda Bianchini

 Olá, pessoal, tudo bem com vocês? Hoje venho animadíssimo com mais uma grande entrevista. Dessa vez com a artista e criadora de jogos (e mu...