sábado, 25 de agosto de 2018

Entrevista com Shawn Tomkin, criador do IRONSWORN!


Bom, People, hoje é com orgulho e alegria que apresento nossa segunda entrevista internacional. Dessa vez o entrevistado é nada mais nada menos do que o grande  Shawn Tomkin, o criador do jogo Ironsworn, em uma entrevista exclusivíssima!

Shawn foi extremamente solícito e simpático. Foi muito bacana esse bate papo, espero que curtam tanto quanto eu ou o próprio Shawn!

Vamos lá!


1 - Shawn, como foi o seu começo no mundo dos RPG? E, sendo mais específico, como foi seu primeiro contato com o mundo do  RPG solo?

Shawn: Eu era uma criança nos anos 70, então eu estava por perto quando sairam as edições originais do Dungeons and Dragons. Infelizmente, eu não tinha um grupo de amigos interessados ​​em jogar, então usei as tabelas de geração de masmorra no Dungeon Masters Guide para jogar como se fosse um jogo solo. Eu criava as salas e monstros rolando sobre as tabelas, e guiava o grupo de aventureiros através de uma aventura caótica (mas divertida). Esta foi minha primeira exposição ao RPG e ao RPG solo.
Houve também um mini-game chamado DeathMaze no final dos anos 70. Este foi um dos primeiros jogos de tabuleiro / híbridos de RPG, e apoiava o jogo solo. Eu joguei esse jogo centenas de vezes, já que era mais simples do que uma sessão solo de Dungeons and Dragons.

2- E em que momento você sentiu o desejo / necessidade de criar seu próprio sistema?

Shawn: Eu tenho criado sistemas e tentando inventar meus próprios jogos desde o começo. Muito disso não serviu para muita coisa, mas sempre foi um interesse meu.

3- Ironsworn foi seu primeiro trabalho como designer de jogos de RPG?

Shawn: É meu primeiro trabalho significativo que eu publiquei à todos. Eu criei algumas expansões de fã para outros jogos ao longo dos anos, e meu computador está cheio de trabalho descartado para outros projetos de jogos.



Quais são seus RPGs favoritos, enquanto jogador?

Shawn: Eu sempre terei uma predileção por Dungeons and Dragons, e eu ainda entro em uma partida de vez em quando. Além disso, meu filho publica material para D & D, então eu costumo ficar ligado no que está acontecendo.
Eu também gosto muito das versões do Runequest (agora chamado Sistema Mythras) publicadas pela editora The Design Mechanism. É um ótimo sistema, especialmente para os tipos mais ousados ​​de fantasia, ou jogos históricos que me atraem.
No lado mais narrativo da cena, eu gosto muito do Fate Core, já que é muito fácil personalizar o seu cenário e preferências. É provavelmente o jogo que eu mais joguei e mestrei na última década.
Claro, eu amo muitos  jogos Powered by the Apocalypse (PbtA). Ironsworn é inspirado neles, e aproveita mecânicas de vários, especialmente Apocalypse World, City of Judas e Dungeon World.

5- A qualidade gráfica do Ironsworn tem sido elogiada quase toda vez que o jogo é citado. Na verdade, é algo que se destaca muito! Você trabalha profissionalmente com design e publicação?

Shawn: Eu trabalho com web design. Esta foi a minha primeira tentativa de criar o layout de um livro, e fiquei muito satisfeito com a resposta positiva. Eu estava tentando manter a simplicidade e a facilidade de leitura nas telas dos tablets e celulares. Eu realmente admiro os designs ricos e densos de alguns livros de RPG, mas acho que isso pode estar além das minhas capacidades (ao menos por enquanto!).

6 - Parece que imagens e fotos - como as do livro - são ótimas fontes de inspiração para suas criações, Shawn. Em que outras coisas (música, filmes, séries) você buscou inspiração para Ironsworn?

Shawn: Vikings (a série de TV, e cultura nórdica em geral) é uma inspiração bastante óbvia em termos de tom e é refletida por muitas das imagens em Ironsworn.
Na leitura, vários livros de fantasia, como os de Joe Abercrombie e Glen Cook. Além disso, livros históricos de Bernard Cromwell, especialmente sua série Last Kingdom.
Os livros e jogos do The Witcher e jogos de RPG para PC (especialmente Skyrim!) foram uma inspiração para a estrutura baseada em missões de Ironsworn.

Quanto aos filmes, eu me inspirei em filmes de Kurosawa, westerns de Clint Eastwood. e os filmes Mad Max (Road Warrior e Fury Road). Especialmente para o jogo solo, Ironsworn aproveita os temas e conceitos do herói solitário. Eles podem ser heróis relutantes no começo, mas no final eles verão seus votos cumpridos.
Como inspiração musical, ouço uma variedade de trilhas sonoras de filmes e músicas cinematográficas, e artistas folclóricos nórdicos, como Danheim.

7 - Ironsworn foi projetado para ter 3 modos de jogo distintos - solo, coop ou com um mestre, de uma forma mais tradicional. Eu gostaria de saber quais destes 3 modos você mais gosta (não apenas em Ironsworn, mas em geral).

Shawn: Eu tenho uma afeição por jogos  solo, é claro, mas eu realmente gosto de jogos de tabuleiro cooperativos e RPGs com modo cooperativo sem Mestre. Eu posso fazer um jogo com alguns outros jogadores, e não sou forçado a ser eu apenas o GM.
Eu queria que Ironsworn estivesse focado em jogos solo e em pequenos grupos, porque essa tem sido a realidade dos meus jogos durante a maior parte da minha vida. Eu acho que ele(Ironsworn) funciona melhor no modo solo ou com 2-3 jogadores.



8- Além do site  próprio do  Ironsworn, o jogo tem uma comunidade muito participativa no Google+. A comunidade Lone Wolf Roleplaying está sempre apresentando algo para o seu jogo, sem mencionar o fato de que alguém recentemente montou um grupo no Facebook dedicado ao sistema ... quando você começou a construir e criar o Ironsworn, você imaginou que tomaria toda essa proporção?

Shawn: Eu realmente não tinha expectativas. Comecei a publicar materiais para visualização em abril de 2017 e, eventualmente, comecei a participar e fornecer feedback. Eu sou uma pessoa sem muita presença na mídia social, e eu não posto muito em fóruns, então  é empolgante ter um grupo  no G + com várias centenas de pessoas e ver pessoas jogando e recomendando o Ironsworn em vários lugares. Eu tento ficar envolvido com a comunidade, e o feedback realmente transformou o Ironsworn em um jogo muito melhor.

9- Aqui no Brasil, temos uma comunidade pequena, mas muito ativa, de jogadores de solo RPG. Em que outros países você vê que há um número considerável de jogadores de Ironsworn?

Shawn: Eu fico emocionado ao ver o Ironsworn sendo jogado e discutido em outros países. Os Estados Unidos, o Brasil, o Canadá, o Reino Unido e a França parecem ter muitas pessoas que estão, pelo menos, olhando para o Ironsworn, se é que não estão jogando ativamente. Eu tenho visto algum interesse de pessoas querendo traduzir o jogo para espanhol, português, francês e alemão.

Bem, Shawn, chegamos aquela parte em que você pode se sentir livre para dizer o que quiser e mandar uma mensagem para os jogadores brasileiros de Ironsworn que lerão essa entrevista!

Shawn: Houve muitas vezes em que eu olhava para o meu site e perguntava "O que diabos está acontecendo no Brasil?". Eu realmente aprecio a comunidade brasileira de RPG, que está espalhando a palavra do Ironsworn e sendo tão gentil e entusiasmada. Por favor, deixe-me saber o que vocês pensam, porque espero que este seja apenas o começo para jogo.

Muito obrigado por suas perguntas e pelo apoio, Tarcisio!

3 comentários:

  1. Eita ferro quente, esse jogo lembra o game of trones.

    ResponderExcluir
  2. Massa, Tarcisio! Muito bacana ver o quanto o Shawn é acessível e saber que ele está atento à comunidade brasileira. Sem falar que Ironsworn é sensacional! ;)

    ResponderExcluir

Entrevista: Artista e criadora de jogos Fernanda Bianchini

 Olá, pessoal, tudo bem com vocês? Hoje venho animadíssimo com mais uma grande entrevista. Dessa vez com a artista e criadora de jogos (e mu...