Bom, People,
hoje é com orgulho e alegria que apresento nossa segunda entrevista internacional. Dessa
vez o entrevistado é nada mais nada menos do que o grande Shawn Tomkin, o criador do jogo Ironsworn, em uma entrevista exclusivíssima!
Shawn foi
extremamente solícito e simpático. Foi muito bacana esse bate papo, espero que
curtam tanto quanto eu ou o próprio Shawn!
Vamos lá!
1 - Shawn, como foi o seu começo no
mundo dos RPG? E, sendo mais específico, como foi seu primeiro contato com o
mundo do RPG solo?
Shawn: Eu
era uma criança nos anos 70, então eu estava por perto quando sairam as edições
originais do Dungeons and Dragons. Infelizmente, eu não tinha um grupo de
amigos interessados em jogar, então usei as tabelas de geração de masmorra no
Dungeon Masters Guide para jogar como se fosse um jogo solo. Eu criava as salas e monstros
rolando sobre as tabelas, e guiava o grupo de aventureiros através de uma
aventura caótica (mas divertida). Esta foi minha primeira exposição ao RPG e ao
RPG solo.
Houve também
um mini-game chamado DeathMaze no final dos anos 70. Este foi um dos primeiros jogos
de tabuleiro / híbridos de RPG, e apoiava o jogo solo. Eu joguei esse jogo
centenas de vezes, já que era mais simples do que uma sessão solo de Dungeons
and Dragons.
2- E em que momento você sentiu o
desejo / necessidade de criar seu próprio sistema?
Shawn: Eu
tenho criado sistemas e tentando inventar meus próprios jogos desde o
começo. Muito disso não serviu para muita coisa, mas sempre foi um interesse
meu.
3- Ironsworn foi seu primeiro
trabalho como designer de jogos de RPG?
Shawn: É meu
primeiro trabalho significativo que eu publiquei à todos. Eu criei algumas
expansões de fã para outros jogos ao longo dos anos, e meu computador está
cheio de trabalho descartado para outros projetos de jogos.
Quais são seus RPGs favoritos, enquanto jogador?
Shawn: Eu
sempre terei uma predileção por Dungeons and Dragons, e eu ainda entro em uma partida de vez em quando. Além disso, meu filho publica material para D & D,
então eu costumo ficar ligado no que está acontecendo.
Eu também
gosto muito das versões do Runequest (agora chamado Sistema Mythras) publicadas
pela editora The Design Mechanism. É um ótimo sistema, especialmente para os
tipos mais ousados de fantasia, ou jogos históricos que me atraem.
No lado mais
narrativo da cena, eu gosto muito do Fate Core, já que é muito fácil personalizar
o seu cenário e preferências. É provavelmente o jogo que eu mais joguei e
mestrei na última década.
Claro, eu
amo muitos jogos Powered by the
Apocalypse (PbtA). Ironsworn é inspirado neles, e aproveita mecânicas de vários,
especialmente Apocalypse World, City of Judas e Dungeon World.
5- A qualidade gráfica do Ironsworn
tem sido elogiada quase toda vez que o jogo é citado. Na verdade,
é algo que se destaca muito! Você trabalha profissionalmente com design e
publicação?
Shawn: Eu
trabalho com web design. Esta foi a minha primeira tentativa de criar o layout
de um livro, e fiquei muito satisfeito com a resposta positiva. Eu estava
tentando manter a simplicidade e a facilidade de leitura nas telas dos tablets
e celulares. Eu realmente admiro os designs ricos e densos de alguns livros de
RPG, mas acho que isso pode estar além das minhas capacidades (ao menos por
enquanto!).
6 - Parece que imagens e fotos - como
as do livro - são ótimas fontes de inspiração para suas criações, Shawn. Em que
outras coisas (música, filmes, séries) você buscou inspiração para Ironsworn?
Shawn: Vikings
(a série de TV, e cultura nórdica em geral) é uma inspiração bastante óbvia em
termos de tom e é refletida por muitas das imagens em Ironsworn.
Na leitura,
vários livros de fantasia, como os de Joe Abercrombie e Glen Cook. Além disso,
livros históricos de Bernard Cromwell, especialmente sua série Last Kingdom.
Os livros e
jogos do The Witcher e jogos de RPG para PC (especialmente Skyrim!) foram uma
inspiração para a estrutura baseada em missões de Ironsworn.
Quanto aos filmes,
eu me inspirei em filmes de Kurosawa, westerns de Clint Eastwood. e os filmes
Mad Max (Road Warrior e Fury Road). Especialmente para o jogo solo, Ironsworn
aproveita os temas e conceitos do herói solitário. Eles podem ser heróis
relutantes no começo, mas no final eles verão seus votos cumpridos.
Como
inspiração musical, ouço uma variedade de trilhas sonoras de filmes e músicas
cinematográficas, e artistas folclóricos nórdicos, como Danheim.
7 - Ironsworn foi projetado para ter
3 modos de jogo distintos - solo, coop ou com um mestre, de uma forma mais
tradicional. Eu gostaria de saber quais destes 3 modos você mais gosta (não
apenas em Ironsworn, mas em geral).
Shawn: Eu
tenho uma afeição por jogos solo, é
claro, mas eu realmente gosto de jogos de tabuleiro cooperativos e RPGs com
modo cooperativo sem Mestre. Eu posso fazer um jogo com alguns outros
jogadores, e não sou forçado a ser eu apenas o GM.
Eu queria
que Ironsworn estivesse focado em jogos solo e em pequenos grupos, porque essa
tem sido a realidade dos meus jogos durante a maior parte da minha vida. Eu
acho que ele(Ironsworn) funciona melhor no modo solo ou com 2-3 jogadores.
8- Além do site próprio do Ironsworn, o jogo tem uma comunidade muito
participativa no Google+. A comunidade Lone Wolf Roleplaying está sempre
apresentando algo para o seu jogo, sem mencionar o fato de que alguém
recentemente montou um grupo no Facebook dedicado ao sistema ... quando você
começou a construir e criar o Ironsworn, você imaginou que tomaria toda essa
proporção?
Shawn: Eu
realmente não tinha expectativas. Comecei a publicar materiais para
visualização em abril de 2017 e, eventualmente, comecei a participar e fornecer
feedback. Eu sou uma pessoa sem muita presença na mídia social, e eu não posto
muito em fóruns, então é empolgante ter um grupo no G + com várias centenas de pessoas e ver
pessoas jogando e recomendando o Ironsworn em vários lugares. Eu tento ficar
envolvido com a comunidade, e o feedback realmente transformou o Ironsworn em
um jogo muito melhor.
9- Aqui no Brasil, temos uma
comunidade pequena, mas muito ativa, de jogadores de solo RPG. Em que outros
países você vê que há um número considerável de jogadores de Ironsworn?
Shawn: Eu
fico emocionado ao ver o Ironsworn sendo jogado e discutido em outros países.
Os Estados Unidos, o Brasil, o Canadá, o Reino Unido e a França parecem ter
muitas pessoas que estão, pelo menos, olhando para o Ironsworn, se é que não
estão jogando ativamente. Eu tenho visto algum interesse de pessoas querendo traduzir
o jogo para espanhol, português, francês e alemão.
Bem, Shawn, chegamos aquela parte em
que você pode se sentir livre para dizer o que quiser e mandar uma mensagem
para os jogadores brasileiros de Ironsworn que lerão essa entrevista!
Shawn: Houve
muitas vezes em que eu olhava para o meu site e perguntava "O que diabos
está acontecendo no Brasil?". Eu realmente aprecio a comunidade brasileira
de RPG, que está espalhando a palavra do Ironsworn e sendo tão gentil e
entusiasmada. Por favor, deixe-me saber o que vocês pensam, porque espero que
este seja apenas o começo para jogo.
Muito
obrigado por suas perguntas e pelo apoio, Tarcisio!
Eita ferro quente, esse jogo lembra o game of trones.
ResponderExcluirEu também sempre fiz essa associação, marcos!
ExcluirMassa, Tarcisio! Muito bacana ver o quanto o Shawn é acessível e saber que ele está atento à comunidade brasileira. Sem falar que Ironsworn é sensacional! ;)
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