segunda-feira, 23 de julho de 2018

Tagmar, um mundo infinito de possibilidades!


Hoje venho aqui falar um pouquinho sobre o 1° RPG brasileiro, o Tagmar.
Lançado em 1991 pela editora GSA, e tendo, dentro muitos méritos, o de ter sido o primeiro sistema criado e desenvolvido em terras tupiniquins, em uma época onde existiam pouquissimos jogos traduzidos, Tagmar tem-se mantido vivo e em desenvolvimento desde aquela época. São nada mais nada menos que 27 anos de atividades.

O pessoal por trás da GSA e do Tagmar foram, antes de tudo, corajosos pioneiros, que contribuíram  imensamente para o estabelecimento do hobby em nosso país.

Mas não é apenas o empreendedorismo que devemos associar ao jogo. Não se engane!

Tagmar é SIM um sistema de RPG muito bem desenvolvido e estruturado, que combina elementos vindos de jogos mais old school com algumas mecânicas muito particulares.
Possui regras muito bem desenvolvidas e muito funcionais.

Mas AINDA assim não é só isso.

Além de todas essas qualidades, Tagmar é sem dúvida o maior projeto coletivo de RPG em vigor em nosso país.

 Esse ano de 2018 tivemos o lançamento da edição 3.0 do livro de Regras, acompanhado pelo lançamento de outros títulos atualizados.
A qualidade do material é impressionante, seja nos aspectos visuais -artes magníficas, passando por questões de diagramação e mesmo escrito. Tudo é apresentado com um profissionalismo raro.
E tufo, ABSOLUTAMENTE TUDO, gratuíto!



Basta entrar no site, ir na seção de downloads, e baixar os mais de 30 livros que acompanham o sistema.
Tagmar não é apenas o nome do sistema, mas também do cenário em que se passam as aventuras, uma terra medieval repleta de fantasia e mistério.
Temos livros de ambientação, livro sobre divindades. Até mesmo livro de contos ambientados dentro do cenário estão disponíveis para download dentro do portal do projeto.

O sistema do Tagmar não é dos mais simples. As regras de magia e especialmente as regras de combate são bastante extensas e cheia de nuanças, e demandam um pouco de estudo e atenção para serem dominadas com maestria. Mas isso não quer dizer que sejam enfadonhas ou chatas, muito pelo contrário.
Após nos familiarizarmos com as regras, é surpreendente o quão ágeis e funcionais elas são na prática!



O Tagmar dentro do RPG solo

O Tagmar foi um dos primeiros sistemas que eu utilizei quando descobri o RPG solo.
E posso garantir que o sistema rola muito bem nessa modalidade. A utilização da tabela de Resolução de Ações se encaixa perfeitamente em aventuras onde apenas o jogador realiza as rolagens.
O sistema possui livros em quantidade suficiente para que cada elemento da narrativa possa ser concatenado, ligado a outros elementos, criando uma história coesa e interessante.
Em resumo, dá para jogar TAGMAR solo sim!

Quem quiser conhecer melhor o projeto, segue o link do portal oficial de Tagmar: Portal do Projeto TAGMAR

Enfim, qualquer pessoa que queira conhecer a história do RPG nacional PRECISA conhecer o TAGMAR.
Se existisse uma "Escola do RPG", certamente o jogo teria sua própria disciplina!

Vida longa ao primeiro RPG nacional!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Entrevista: Artista e criadora de jogos Fernanda Bianchini

 Olá, pessoal, tudo bem com vocês? Hoje venho animadíssimo com mais uma grande entrevista. Dessa vez com a artista e criadora de jogos (e mu...