Começando com o RPG Solo
Por Sophia Brandt
Originalmente publicado em 15 de maio de 2015
"RPG Solo... por quê?
É uma coisa que soa estranha, uma vez que o hobby de RPG é
um esforço coletivo entre várias pessoas. No jogo tradicional, você tem uma divisão
estrita entre o \\\mestre, que controla o mundo, os NPCs, cria as aventuras e a
campanha, enquanto os outros participantes são os jogadores. Eles têm um
personagem que eles interpretam. Os jogos mais novos às vezes preenchem essa
lacuna explicitando regras que permitem aos jogadores ter mais controle sobre o
mundo do jogo. E finalmente há até mesmo os jogos sem GM, onde todos os membros
do grupo são iguais e a mecânica do jogo manipula quem tem direitos narrativos.
Como o RPG solo se encaixa nisso? Você não tem um GM, você
não tem outros jogadores, qual é o lance?
A maneira como eu jogo é uma experiência de contar histórias
onde eu tenho um ou mais personagens (PCs) que fazem a mesma coisa que em um
RPG "normal": eles experimentam aventuras e drama. É só que eu posso
fazer isso sozinho em casa. Eu não dependo do horário ou das preferências dos
outros e posso jogar quando e como eu quiser. Isso me serve bem, pois tenho uma
criança pequena que precisa de muita atenção. Com RPGs solo, posso começar um
jogo com um investimento mínimo de tempo e voltar a ele mais tarde se eu for
interrompido.
Pessoalmente, para mim também é uma ótima maneira de testar
novos conjuntos de regras. Adoro ler e colecionar novos jogos, mas meu tempo de
jogo "real" com meus amigos é limitado. Às vezes eles não estão
interessados em um determinado sistema de jogo. É por isso que não posso
testar todos esses novos RPGs brilhantes com eles.
No entanto, o RPG solo pode consertar isso para mim.
É claro que não é o mesmo que jogar com os amigos, pois está
faltando o componente social e as energias criativas dos outros jogadores. Ainda
assim, você pode ter exploração, combate e interação com NPCs em seus jogos.
Eu pego um conjunto normal de RPG e um simulador de Mestre (em
Inglês, a sigla é “GME”). Este é um sistema que ajuda a terceirizar o papel do
Game Master, então eu não tenho que fazer isso sozinho. Isso não seria
divertido de qualquer maneira. O GME me ajuda a criar alguma adversidade e
aleatoriedade em meus esforços solo de RPG.
O que você precisa e como funciona?
Certamente você já possui sistema de RPG...Gurps,
D&D...., então a outra coisa que você precisa é do Simulador de Mestre.
O avô de tudo e o sistema mais extenso é o Mythic Game
Master Emulator.
Alternativamente, eu uso os seguintes sistemas (todos
gratuitos):
9Qs: permite uma boa abordagem estruturada para um episódio
completo de role-playing
CRGE : sistema completo adequado para jogos com estruturas
cinematográficas;
Perilous Intersections: embora mal organizada (é v.1) é um
bom mecanismo solo, focado na história
Tiny Little Soldiers: fácil de usar, bem simples
Também ajuda ter alguns geradores aleatórios de ideias à mão,
as famosas TABELAS.
Eu gosto das imagens
geradas pelos Story Cubes de Rory (um tipo especial de dados muito famoso nos
EUA, onde ao invés de números, cada face apresenta uma imagem).
Basicamente, você cria um ou mais personagens usando o seu
sistema normal de jogo. Isso funciona da mesma forma como de costume. Ajuda se
seus personagens tiverem uma forte motivação e também relacionamento com outros
PCs ou NPCs.
Se você ainda não tiver um cenário, precisará criar uma
também.
Dependendo do seu sistema solo, você mesmo faz uma missão ou
o próprio jogo irá lidar com isso. Depois, você vai jogar seus personagens como
você faz normalmente. O mecanismo solo funciona como uma espécie de oráculo.
Você faz as perguntas ao “jogo” como se fosse perguntar a um GM. O mecanismo é
bem vago, então ele se encaixa em muitos gêneros e situações e, às vezes, você
precisará interpretar a resposta, pois pode não ser fácil. Se você tem um
cenário vibrante e personagens superficiais, é muito mais fácil de fazer.
Muitos sistemas solo também adicionam um elemento de
aleatoriedade e surpresa, de modo que uma história não é sempre linear e
entediante. Pode ser um desafio apresentar boas explicações, mas também é um
esforço criativo e recompensador
Escrevendo?
O procedimento pode ser obscuro se você nunca jogou sozinho.
Aqui está o que eu faço.
Basicamente, você usa seu gerador para enquadrar a cena e
agir como o GME. Por exemplo, depois de ter decidido um cenário, um jogo de RPG
e criar seu (s) herói (s), você cria um cenário inicial.
Você faz nota disso. Eu costumo escrever em frases completas
porque eu gosto de postar meus jogos no meu blog, mas você pode apenas fazer anotações.
Cenário/ Cena Inicial: O protagonista está procurando por
sua irmã. Ele está em um bar porque alguém lhe disse que ela foi vista aqui.
Agora talvez você precise saber mais sobre o bar. É
embalado? Se você estiver usando o Mythic GME, basta perguntar:
O bar está cheio de gente? - Resposta: sim
E então você elabora a partir daí. Ok, então estou decidindo
que meu herói se senta no bar. Eu preciso escrever isso? Provavelmente não.
Obviamente, vou perguntar ao taverneiro sobre minha irmã.
Estou mostrando ao garçom uma foto da minha irmã depois que
pedi uma cerveja. Ele sabe sobre ela?
Eu poderia usar o meu sistema de jogo para fazer uma
verificação de habilidade se eu quiser (teste de carisma / persuasão ou
qualquer outra coisa) ou o oráculo para determinar se ele sabe ou não.
Eu poderia escrever isso em outro formato:
bar lotado, perguntando ao taverneiro sobre irmã, pista
sobre um cara que ela estava com, nome: Clyde Summers, gangue de motoqueiros
ou algo assim. Você pode escrever uma prosa completa se
quiser ou apenas anotar notas ou imagens ou fluxogramas...é solo, faça o que
for melhor para você!"
Olá, tudo bem? A matéria é fantástica, mas acredito que uma das referências de sistema de emulação de mestres é Tiny Solitary Soldiers e não Tiny LittleVille Soldiers.
ResponderExcluirOpa, Romani, muito obrigado pela observação , vou consertar com certeza!
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