quinta-feira, 9 de junho de 2022

Entrevista: Pamella Avelar - O maior projeto de livros-jogos do país

 Olá, pessoal.

É com muita alegria que hoje apresento uma entrevista exclusiva que fiz com a pamella Avelar, que juntamente com o Feldrick é a responsável pelo maravilhoso projeto de livros-jogos mensais ambientados dentro do universo de Mephirot.

Sendo um completo maluco por livros-jogos, logicamente sou entusiasta e apoiador desse grande projeto que já pode ser considerado sim a maior iniciativa de livros-jogos 100% nacionais da história do cenário independente brasileiro.

Com vocês, Pamella Avelar!


  1. Pamella, como você conheceu o RPG e os livros-jogos de maneira geral? Conte um pouquinho para nós.

P: Eu cresci no meio literário, porém só fui conhecer o RPG mais tarde, através do Feldrick, meu parceiro de projeto, que além de jogar, sempre gostou de desenvolver mecânicas. Comecei com Vampiro A Mascara, me apaixonando à primeira vista pelo storytelling. Depois estudei outros sistemas e fui para os livros-jogos das Aventuras Fantásticas. Como sempre fui mais ligada à parte narrativa, é de se esperar que me viciei pelos livros-jogos, arrumava sempre um tempinho para jogar, até mesmo dentro do ônibus.

 

  1. Como foi que você passou de apenas jogadora/mestra para também  criadora de conteúdo, jogos e materiais?

P: Sempre fui tímida para jogar, mas através das palavras eu conseguia me expressar. Ao conhecer os livros-jogos, que é outra vertente, eu encontrei o meu caminho. Aliei a escrita com a jogatina e daí nasceu o nosso projeto, que é a nossa forma de estar contribuindo para esse cenário tão grandioso.

 

  1. Em seus livros você apresenta o mundo/cenário de Mephirot. Você poderia falar um pouco desse universo para quem ainda não conhece?

P: Claro! Mephirot é um universo dark fantasy corrompido por uma força sobrenatural conhecida como opressão, que mergulha os personagens em caos e horror. Então não espere pôneis saltitantes, Mephirot é bem mais pesado. Nos livros-jogos acompanhamos protagonistas quebrados, que se esforçam para enfrentar esse mundo e alcançar seus objetivos.


Link para conhecer e apoiar o projeto: Projeto

  1. Desde o fim do ano passado você tem mantido um projeto maravilhoso, no qual você lança um livro-jogo por mês. Como é o processo de  criação dos livros-jogos? E acima de tudo, COMO você consegue escrever 1 livro-jogo por mês?!?!? (Sério, é muito  impressionante)

P: No processo criativo eu conto com a participação do Feldrick, que é coautor e ilustrador de Mephirot. Nós dois discutimos o plot da história e ideias para o fluxograma. Eu faço o mapa do livro-jogo, com todas as ramificações e produzo as narrativas e os ganchos de cenas, além de dar sugestões para a mecânica, que ele elabora com mais precisão depois. No projeto também contamos com o trabalho de uma revisora.

Para dar conta do projeto, eu tive que me arriscar e investir no meu sonho que é escrever o universo de Mephirot. Coloquei o plano em ação, juntei algumas economias e abri mão de um trabalho formal para me dedicar integralmente a isso, e mesmo assim, é muito puxado, um mês voa e fazer um livro-jogo é complexo, mas sigo firme, pois acredito nesse universo. Para eu continuar a produzir a longa data, preciso cada vez mais do auxílio dos apoiadores.

 

  1. Ainda sobre os Livros-jogos...eles devem ser lidos na sequencia, ou quem entrar agora para seu apoio recorrente pode começar através da edição mais recente?

P: Não necessariamente precisa ser lido na sequência, pois eu contextualizo as situações para que o novo leitor/jogador também se integre, porém para se aprofundar na mitologia de Mephirot recomendo que acompanhe as edições, pois gosto de easter eggs (risos).

 

  1. Quais são os seus jogos favoritos (tanto de RPGs quanto de outras mídias, como card games ou vídeo games)?

P: RPG: Vampiro A Máscara.

Livros: todos de Stephen King, além das Crônicas de Gelo e Fogo, Filhos do Éden, A Saga do Bruxo Geralt de Rivia e o Mundo Perdido (o que deu origem ao Jurassic Park, sério, o livro é fantástico, quanto mais dinossauros, melhor!).

Card Games: MTG, amo jogar de mono-green (ou golgari). Hearthstone também é maravilhoso.

 

  1. O que mais o Mistik Studio está preparando para o futuro? Alguma novidade vindo por aí?

 

P: Sim sim! Espere muito mais imersão. Temos planos de expandir o universo Mephirot com projetos relacionados.

A respeito dos livros-jogos, outros protagonistas vão surgir nas edições e a conexão vai ficar ainda mais visível, pois as histórias se entrelaçam, a fim de trazer mais informações sobre a mitologia de Mephirot com desafios surpreendentes.

 

  1. Aqui fechamos com um espaço aberto totalmente para você falar o que quiser. Pode falar sobre como apoiar o seu trabalho, pode xingar, elogiar, dar spoiler...o espaço é todo seu:

P: Gostaria de convidar a todos para conhecer o nosso projeto que está disponível no Catarse: catarse.me/mephirotlivrosjogos

Fazer um livro-jogo mensal é um grande desafio, ainda mais para um estúdio pequeno, e precisamos de apoio para que ele continue. Então, se você está em busca de uma dose mensal de leitura e entretenimento e gosta de conhecer projetos independentes, será muito bem-vindo(a)!

Os apoiadores também recebem antecipadamente um episódio do podcast "Por dentro de Mephirot", no qual contamos o bastidores da produção, o que está por trás da lore e como foi o processo criativo, além de poder participar com os "pergaminhos", depois deixamos o episódio público em todos os agregadores: https://open.spotify.com/show/35qO1qmIUbnrggvxc7Klo0?si=5a92ef1878ff4b40

Nosso objetivo é expandir, e estamos, na medida do possível, caminhando para isso.

Gostaria de agradecer também aos nossos apoiadores, e inclusive, é uma honra tê-lo, Tarcísio, entre eles, que além de nos apoiar, nos fez esse convite maravilhoso. Muito Obrigada!!

Por último, convido para conhecer as redes sociais da Mistik (IG: @mistik.dos/ TT: @mistikdos), e quem quiser pode me seguir para acompanhar a rotina de escrita (IG: @pam_avelar/ TT: @pamella_avelar) e do ilustrador Feldrick (IG: @ffeldrick, que também  tem um canal voltado ao cosmicismo: @arquivocosmico)

2 comentários:

Entrevista: Artista e criadora de jogos Fernanda Bianchini

 Olá, pessoal, tudo bem com vocês? Hoje venho animadíssimo com mais uma grande entrevista. Dessa vez com a artista e criadora de jogos (e mu...