terça-feira, 9 de abril de 2019

Entrevista com Tiago Junges sobre o Financiamento coletivo de RONIN

Bom, galera, eis que o Scorpions tocou "Winds of Change", e um novo tempo chegou para o RPG solo. Desde o dia 08 de abril foi aberto no Catarse o primeiro financiamento coletivo de um RPG solo, o grande RONIN.

Capitaneado pelo Tiago Junges, criador do Mighty Blade, Nébula, entre muitos outros, o projeto vem para inaugurar uma nova fase do RPG solo no nosso país: no mundo todo, tem ocorrido um crescimento dessa modalidade. Grandes produtoras de jogos tem se voltado para isso. Prova disso é que a própria White Wolf acaba de anunciar o financiamento do Vampire: Chapters, um board game com elementos de RPG que possui modalidade solo!

No Brasil, o jogo Movin'On acabou de soltar, como meta extendida, uma modalidad solo!

Antes de mais nada, segue aqui o link para apoiar o projeto: Ronin - Financiamento

O prazo para que quiser apoiar é até dia 07 de Junho (de 2019, caso voc~e esteja vendo isso no ano 2027)


Mais uma vez, o grande Tiago vem aqui nos contar um pouquinho sobre essa novidade!
Vamos lá então!
(e como sempre, sem edições!)


Olá, Tiago! Tudo bem contigo? Muito bom ter você mais uma vez aqui no nosso blog! Gostaria de conversar contigo sobre sua nova empreitada, o financiamento coletivo do RONIN, o primeiro financiamento de um RPG EXCLUSIVAMENTE solo em solo tupiniquim! Antes de tudo, gostaria de dizer que minha ansiedade foi a mil por conta desse financiamento, e considero um marco enorme dentro da história do RPG solo no nosso país!
Sinta-se livre para responder cada pergunta da forma que achar melhor!

Fala Tarcísio! Bom estar de volta aqui no dojo do RPG Solo!

1 – Bom, Tiago, antes de qualquer coisa, temos aí o Financiamento coletivo do seu RPG solo RONIN...Como você, o próprio autor, apresentaria esse jogo para alguém que ainda não tenha ouvido falar dele?

Ronin é um RPG solo, um jogo narrativo em que o jogador interpreta um andarilho em busca de redenção. A história toda vai se montando na sua frente e usando as tabelas você acaba até se surpreendendo. Algo que mesmo em RPG de mesa com bons mestres dificilmente acaba acontecendo. Ele tem uma rejogabilidade infinita, o que faz com que cada vez q você sentar para jogar Ronin vai presenciar uma nova temporada de um anime emocionante.


2- Você poderia nos contar quais jogos/ livros/ filmes serviram e servem de inspiração para o Ronin? O que te inspirou, e o que pode inspirar quem for jogar?

É inegável a influência do anime Rouroni Kenshin (Samurai X). Sem dúvida é a primeira e mais importante referência. Apesar disso, a história não acontece no Japão da Era Meiji, e sim em um Japão fictício e parecido com o inicio do período Sengoku, durante as guerras dos clãs de samurais. Esse seria o pano de fundo que permite os jogadores construírem o mundo do seu jogo durante a partida.


3- Ronin parte de um tema oriental, mais especificamente o Japão Feudal, uma época bem característica e única da história da humanidade. Você sempre se interessou por esse tema? Existe algum RPG que você goste que tenha essa temática?

O período Sengoku é incrível. Tem histórias e guerras épicas, e toda vez que leio mais sobre o assunto descubro histórias ainda mais interessantes. Sempre gostei de história, e japão sempre me intrigou. Joguei muito em Rokugan (cenário do RPG Legends of 5 Rings) tando com o sistema antigo como com o D&D3.0. Porém, sempre achei que a “salada oriental” do cenário acabava por desvalorizar elementos da cultura exclusivamente japonês. Em Ronin eu tentei preservar o japão (salvo alguns poucos elementos que me dei liberdade artística).


4- Você poderia comentar um pouquinho sobre as recompensas para quem apoiar o projeto?

Eu sempre gostei de financiamentos direto ao ponto. Nós estamos fazendo o livro impresso, então está aqui por 25 reais. Deixamos o frete grátis pois é sempre ruim para o financiador ter que se preocupar com isso. A alguns dias para abrir o financiamento, minha esposa, Aline, teve a ideia de colocarmos um diário personalizado. Se tratando de um RPG Solo achei que seria muito importante até para incentivar a escrita! Então colocamos um pacote mais alto para isso e incluiremos um poster bem massa do jogo.


5- E sobre metas expandidas, algum “spoiler” sobre o que podemos esperar?

Eu estou querendo evitar falar sobre isso. Quero esperar atingirmos a meta inicial. Mas não posso negar um pedido teu, sensei. Meu Spoiler será apenas o nome do suplemento que estou fazendo: Shinobi. Vocês não ouviram de mim isso!!
😉

6- Falando um pouco sobre o processo criativo, na criação do RONIN, o que veio primeiro: a ambientação o “clima”, ou as regras e mecânicas?

Brincando com as mecânicas de RPG Solo, acabei me lembrando de uma sessão de D&D oriental que narrei a uns... acho que 15 anos atrás (tudo isso?? To velho!). Foi aí que veio do além a ideia de fazer algo assim. Alguns minutos na internet e eu já estava incomodando minha esposa para assistirmos novamente todas as temperadas do Kenshin (ok, só as duas primeiras, sabemos que é só o q importa, neh?).


7- Esse não é o primeiro financiamento coletivo que você realiza, Tiago...poderia nos contar um pouco como foram a(s) outras(as) experiências?

Ah sim, já fiz 9 financiamentos coletivos ao todo. A maioria deu certo, mas tive alguns que não fecharam. No geral, fazer um financiamento é uma aposta de poker, e com o tempo tu vai aprendendo e ficando melhor no jogo. Mas ainda vai sempre depender de ter uma boa mão e saber quando apostar.


8- Há pouco tempo atrás, você publicou no site do Coisinha Verde um outro RPG solo fantástico, absurdamente bacana chamado “Diário do Caçador”...o que o levou a optar por lançar o financiamento coletivo do RONIN, e não do “Diário do Caçador”?

Ronin é um jogo mais leve que o Diário de Caçador. Além disso, Diário de Caçador foi construído para ser o que é. Não vejo como uma versão impressa seria melhor do que imprimir e encadernar pessoalmente. Especialmente porque no Diário do Caçador o monstro que tu caça pode ser diferente em casa jogo. É um jogo de exploração e descoberta. Mas... para não dizer que não pensei. Estamos com planos para lançar mais suplementos de forma gratuita em pdf em breve. Tudo depende do financiamento do Ronin agora.


9- O que você tem a dizer para o pessoal dentro da comunidade de jogadores que ainda tem algum receio ( ou preconceito) com relação ao RPG solo?

Eu escolhi o Ronin para o financiamento também porque ele apresenta o RPG Solo de forma mais direta. Ficando entre o Emulador e o Livro-Jogo (dois conceitos conhecidos pelo publico em geral), acho que Ronin será a melhor forma de trazer esse povo para cá!


10- Bom, Tiago, agora deixo o espaço livre para você falar o que quiser! Seja livre, cara!

Eu só tenho a agradecer por ti que está encabeçando essa modalidade do RPG com toda garra que ela merece. Ronin com certeza será um sucesso mas não por minha causa, e sim por toda a comunidade do RPG Solo brasileira que está a todo vapor mostrando que jogar sozinho é massa pra caralho!

Valeu MESMO por essa entrevista, Tiago! 

Um comentário:

  1. muito bom! Vou atrás desse diario do Caçador agora! Ansioso para ver o Ronin. Faz gameplay viu Tarcisio!? kk

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