segunda-feira, 11 de março de 2019

Unindo Música e RPG solo!

Olá, pessoal!

Bom, nunca escondi de ninguém que a coisa que eu mais gosto na vida é música! Especialmente rock and roll e heavy metal. Mas não dispenso um blues, um bom jazz, música clássica e bossa nova!

Acho que, assim como o RPG, a música tem a capacidade de contar historias de todos os tipos, de estimular a nossa imaginação, de nos fazer sonhar com mundos de fantasia e sonhos.Musica e RPG tem muito mais em comum do podemos supor!



Já há muito tempo venho tentando encontrar uma forma de unir esses 2 universos. Sei que existem RPGs com essa proposta. Tem um chamado "Death metal", de apenas 1 página, onde o jogador interpreta uma banda que luta contra monstros. Tem o MUSIKA RPG, nacional, muito legal tb.

Há muitos anos atrás, eu encontrei um RPG que simulava o jogo Guitar Hero! Pena que perdi esse arquivo e nunca mais encontrei isso na net (Aliás, se alguém tiver esse material, por favor!)

Musica e RPG solo

Uma das coisas que mais gosto no RPG solo é o uso constante de "oráculos" e tabelas geradoras de ideias. A forma como pegamos poucos elementos e transformamos em uma cena completa, com começo, meio e  (ás vezes) fim me fascina. Muitas vezes, uma única palavra é capaz de determinar os rumos de uma aventura inteira.

E aí tive uma ideia que veio completar essa minha busca sagrada...

E seu eu usasse as musicas que eu tanto gosto como Idéias Geradoras?
Sendo mais específico, e seu usasse o TITULO das musicas que amo como ideias geradoras?

Pois bem:testei, e aprovei!

Como funciona?

Simples: Eu construo cada cena de uma aventura tendo como base e inspiração o titulo de uma música de um disco especifico de uma banda. Se é uma aventura de fantasia medieval, pego algum disco de power metal ou metal melódico. Se é uma aventura de horror, pego um álbum de black metal ou Doom Metal. Se é uma aventura pulp/noir, um jazz. E assim vai...

Montando as cenas

Cada cena terá o nome de uma das musicas, na ordem em que elas aparecem no álbum. Por exemplo, recentemente postei no nosso grupo do facebook uma aventura inspirada por um album da banda Mayhem. As musicas, na sequência, são essas:

1."Funeral Fog"
2."Freezing Moon"
3."Cursed in Eternity"
4."Pagan Fears"
5."Life Eternal"
6."From the Dark Past"
7."Buried by Time and Dust"
8."De Mysteriis Dom Sathanas



Assim, cada cena seguiria essa ordem. A primeira cena foi chamada de "Nevoa Fúnebre". Pelo titulo, pensei em um cemitério em um dia de nevoeiro pesado, e desenvolvi tudo a partir disso.
A segunda cena, independente do que acontecesse na primeira, se chamaria "A Lua Congelante"; a partir do que aconteceu na primeira cena, mais a inspiração do titulo, serviria para montar a continuação da história.

Logicamente, enquanto a cena se desenrola, deixo rolando apenas essa música , para buscar ainda mais inspiração.

E...é só isso...


Só isso?

Só isso.

Foi uma forma bem simples e até boba de unir dois mundos que eu amo! Fico feliz quando vejo que muita coisa que queremos está logo ali, ao alcance das mãos. Tem me rendido aventuras muito bacanas. Espero desenvolver ainda mais o método, sei que ainda está tudo bem cru. Mas acho que coisas boas podem vir disso!


Até mais!

2 comentários:

  1. Que excelente ideia mestre! Vou utilizar esta técnica para me ajudar a desenvolver o novo jogo solo no qual estou trabalhando.

    ResponderExcluir
  2. Excelente ideia. Muitas bandas podem trazer inspiração. Acho as letras de Rhapsody fantásticas. Seguirei a sua dica para uma aventura.

    Filipe Lutalo
    www.rpgamesbrasil.com.br

    ResponderExcluir

Entrevista: Artista e criadora de jogos Fernanda Bianchini

 Olá, pessoal, tudo bem com vocês? Hoje venho animadíssimo com mais uma grande entrevista. Dessa vez com a artista e criadora de jogos (e mu...