quarta-feira, 26 de setembro de 2018

RPG SOLO...Qual sistema escolher, e por onde começar???

Galera, eis aqui um post bem despretensioso sobre os muitos sistemas de RPG solo.
Quando comecei a pesquisar sobre o tema, 3 anos atrás, havia pouquissima coisa escrita em português sobre o RPG solo.
Hoje em dia, temos muita coisa!
Além dos sistemas próprias que a galera tem criado, temos uma quantidade significativa de traduções, e muito mais está por vir!
Eu acompanho a cena internacional de RPG solo e posso afirmar que o Brasil é o segundo local quando o assunto é RPG solo!
MAs para quem está começando agora a conhecer a forma solitária do jogo, fica uma indagação:

Qual sistema escolher?


Temos sistemas consagrados como o Mythic, Ironsworn, bem como sistemas mais indies como MISO, BIVIUS, So1um...temos dungeon crawls como Fortaleza de Berdolock, 4 Against Darkness, Malleus, 3 Dice Dungeon. Temos nossos jogos nacionais, a produção da galera.
Então, como decidir?

A verdade é que não existe uma resposta definitiva para essa questão. O melhor caminho, sem sombra de duvida, é testar um a um, e ir analisando os prós e contras daquele sistema.

Por exemplo, eu amo o Mythic quando o assunto é elaboração de cena e resolução de ações, mas não curto tanto para combates. Adoro a mecânica de resolução de combate da Fortaleza, mas prefiro a construção de salas do 4 Against Darkness.
Mas só descobri isso jogando.

MAs, para tentar dar algum indicativo, acho que primeiramente o novo jogador deve-se perguntar o seguinte: Eu quero um sistema mais leve, com poucas regras, ou um sistema mas denso? Um jogo mais focado na Narrativa, na história, ou mais focado nas mecânicas?


Eis aqui o que eu acho que funciona em cada um dos casos. Lembrando que essa é só minha humilde opinião, e mesmo ela vive mudando o tempo todo!!!




Sistemas mais leves, e Narrativos

Se você está interessado mais na história, na saga, na narrativa, sugiro começar com algum dos seguintes sistemas: MISO, BIVIUS, So1UM, ou Crossroads. Todos esses foram traduzidos e você pode baixar gratuitamente na nossa pagina no facebook, na seção "arquivos". Segue abaixo o link de nossa página:
Grupo Solo RPG

Se você quer explorar masmorras em aventuras bem simples, eu sugiro Fortaleza de Berdolock e o 3 Dice Dungeon. O 4 Against Darkness também pode ser considerado um sistema bem light.

Outros que consideros leves:
-Minisold6 - um RPG que mistura o So1um com o sistema Minimal d6. Escrito por Sophia Brandt.
- Oculus Tri fold, um sistema hiper mega desconhecido.
- 3 Stone Stories, que utiliza 1 única moeda e é muitoooooooooo bom!
- Dungeon Solitaire, que utiliza um baralho para construir sua dungeon.

Se você me pedisse para indicar APENAS 2, eu diria que você poderia começar com o MISO, e com o FOrtaleza de Berdolock. Em poucos dias você estará pronto para novos desafios!

Sistemas mas Robustos

Se você gosta da história, mas também quer aplicar todas as mecânicas do seu RPG favorito, eu sugiro os seguintes jogos: Mythic Game Master Emulator (o livro azul, não o vermelho), CRGE - Conjectural Roleplayng Game Emulator, E Ironsworn, que tem seu proprio sistema, inspirado nos jogos powered by the apocalipse.

Se você quer explorar masmorras com um pouco mais de regras, eu sugiro o D100 Dungeon, e o MErcadores e Masmorras, que é bem fácil, mas como possui 2 fases coloco aqui na lista dos mais robustos. Tabém coloco aqui o Pocket Dungeon 2.0.

Se você me perguntar, eu diria para você começar com o MYTHIC, por ser o pai de todos os RPGs solos que temos hoje em dia.

Lembrando que nenhum desses sitemas é realmente dificil de se aprender e jogar. Comparado com RPGs como D&D 4 edição, Gurps, Cyberpunk 2020 , Shadowrun, esses sistemas parecem brincadeira de criança! Estou apenas comparando entre outros sistemas solo.

Outros que possuem regras mais robustas:

- Chamado da Aventura, do Carlos Castilho, que é bem intuitivo , mas possui regras hiper bem construidas. Ainda em fase de testes.
- Anos de Pesadelos, do Lucas, que tem inspiração na vibe Old School.
- Bivius Tunnels and Dragons, um suplemento do Bivius que adapta aventuras de fantasia para Bivius
- Covetou's Poet Adventure Creator - um sistema insano que utiliza infinitas  tabelas D1000 (MIL!!!)


e vou parar por aqui, pois minha intenção é só indicar um possivel começo...existem muitos outros incriveis em ambos os lados, e depois que se pega as manhas de um, fica bem fácil entender os outros!

Depois que você conhecer diversos sistemas, eu sugiro que você identifique o que gosta em cada um - e começa a usá-los conjuntamente!
 Essa é a parte boa de se jogar solo, as regras são SUAS, a diversão é toda SUA. Não tenha medo de fazer misturas. PEgue aquela tabela do Mythic, junte com aquela regrinha do MISO, construa sua masmorra com as tabelas do 4 Against Darkness, e seja feliz!

3 comentários:

  1. Excelente post, não vou falar pois iria criar um um texto maior do que o próprio texto do post hahahaha

    ResponderExcluir
  2. Sério que o Brasil é o segundo lugar em RPG solo? Fiquei surpreso. Fiz uma busca no youtube, que é a plataforma que eu mais uso, e parece que o tema é ignorado pelos grandes canais brasileiros. Mas com essa produção sobre o tema, logo isso deve mudar.

    ResponderExcluir
  3. Sim, cara, ainda é um assunto bemmmmm underground! Mas estamos fazendo nossa parte, com certeza!
    Eu acho que sempre vai ser uma coisa de nicho, dificil se tornar algo realmente popular - o RPG em si é um mercado de Nicho, ainda mais o RPG solo!MAs vamos tentar levar pra todo o lugar que der!

    ResponderExcluir

Entrevista: Artista e criadora de jogos Fernanda Bianchini

 Olá, pessoal, tudo bem com vocês? Hoje venho animadíssimo com mais uma grande entrevista. Dessa vez com a artista e criadora de jogos (e mu...