Guia de Tebryn
E eis que logo no primeiro dia de 2019 somos presenteados
com um grande lançamento nacional: O Guia de Tebryn, um suplemento oficial para
o grande RPG Mighty Blade, do Tiago Junges, Domênico Gay e Luciano Abel.
Logicamente, por se tratar de Mighty Blade, não se trata de
um material feito para o RPG Solo. Mas, uma vez que quem acompanha meu trabalho
sabe que estou adaptando as aventuras oficiais de Mighty Blade para o RPG solo
QUILL, esse lançamento vem como uma luva dentro de minhas pretensões!
O que é?
O Guia de Tebryn apresenta um cenário de campanhas e
aventuras, nada mais nada menos que o cenário oficial do sistema Mighty Blade.
Aqui temos a descrição detalhada – mas longe de ser
engessada – do Reino de Tebryn, que se localiza no continente de Cassiopéia, um
dos continentes que compõem o mundo de Drakon.
Muito do que é apresentado aqui não é totalmente novidade,
uma vez que o cenário já vem se desenvolvendo desde os tempos das Dragon Cave
(as duas encarnações da revista oficial do sistema), mas o guia, que sim,
apresenta muita coisa nova, tem o mérito de organizar tudo isso de uma forma
muito coerente, lógica, interessante, criando um mundo que não fica a dever em
nada a qualquer outro grande cenário de fantasia medieval.
Eu tive acesso a esse material as 14:00 do dia 01 de
janeiro, e agora quando escrevo isso, pouco depois da meia noite, já li
praticamente todo o livro! Comecei a ler despreocupadamente nesse dia de folga,
e quando vi, estava no final. Trata-se de uma leitura agradável e muito
interessante, e é fácil ler isso aqui de uma vez só!
Como é o livro?
Esse Guia de Tebryn existe, pelo menos por enquanto, no
formato digital. É disponibilizado de forma gratuita no site do Coisinha Verde,
e pode ser baixado no link abaixo ( o link do próprio site!).
Trata-se de um PDF de 138 páginas, muito elegante e
extremamente bem diagramado. O livro é muito bonito , de fato! Impressionante
saber que tamanha qualidade, tanto estética quanto de conteúdo, é
disponibilizada gratuitamente para todos nós. Palma para os autores!
O livro se divide em 5 Capítulos. Vou falar bem por cima de
cada um deles para que você saiba exatamente o que encontrará lá.
Capitulo 1: Cenário. Aqui temos o “lore” da ambientação
detalhado, com sua história, cronologia, principais localidades, NPcs famosos. Tebryn é o nome do Reino central do continente de Cassiopéia.
Capitulo 2: Regras. Aqui temos uma lista de novos
antecedentes, habilidades, e uma regra nova muito interessante para personagens
de nível zero!
Capitulo 3: Nova Classe. Aqui somos apresentados a Classe de
“Senescal”, uma classe voltada para PdMs que desempenhem funções
administrativas dentro dos reinos descritos.
Capitulo 4: Caminhos. Aqui temos novos Caminhos, nos moldes
daqueles apresentados no Guia do Herói, trazendo novas opções aos jogadores.
Capitulo 5: Equipamentos. Uma série de equipamentos, armas e
ferramentas típicas dos cenários apresentados.
E por fim os “Apêndices de Mapas”, detalhando alguns locais
citados ao longo do texto.
Avaliação
É um material riquíssimo, extremamente útil, e que com
certeza dá uma base sólida para a criação de campanhas fantásticas, épicas, dentro
de um mundo coeso e muito bem construído. Logicamente, tudo é pensado tendo em
mente o sistema Mighty Blade, mas não descarto que alguém use elementos desse cenário
naquela campanha de D&D, ou de Tormenta, ou dentro de seu próprio
mundo. Esse livro aqui está repleto de excelentes locações, Npcs, ideias para
aventuras...
Para quem já é adepto do fantástico Mighty Blade então,
chego a dizer que esse material é fundamental. Tudo é pensado para abarcar as
regras do Mighty Blade 3° Edição; mas aqueles que, assim como eu, jogam versões
antigas do jogo (eu jogo a 2° Edição), também encontrarão um material muito
útil, bastando poucas adaptações para adequá-lo.
E para o RPG solo?
Para quem está pensando em utilizar esse material dentro de
sua aventuras solo, fica aqui minha recomendação! Temos aqui um cenário repleto
de possibilidades, que em conjunto com ferramentas de RPG solo certamente
renderá excelentes oportunidades de Quests, explorações e encontros.
No meu caso pessoal, que estou adaptando aos poucos TODAS as
aventuras oficiais de Mighty Blade para QUILL, esse suplemento vem para dar
muita informação de fundo para criar cartas ainda mais imersivas, repletas de
citações a locais, eventos e acontecimentos do mundo oficial do sistema,
tornando a experiência ainda mais intensa e completa!
Conclusão
A conclusão é: O RPG nacional começa o ano muito bem,
obrigado!
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