O RPG mais simples do mundo
Semana passada, o blog IBRPG publicou esse sistema, chamado
curiosamente de o “RPG solo mais simples do mundo”, que me deixou grandemente
impressionado.
Não vou explicar aqui as regras, mas se você quiser
conhece-las, eis aqui um link com o sistema traduzido (por mim): O RPG mais simples do mundo
O que temos aqui é um breve gameplay do método que
desenvolvi a partir desse sistema.
Tabelas aleatórias
Eu sou completamente apaixonado por tabelas aleatórias.
Sobre qualquer coisa. Quer me fazer ler algo, coloca na chamada que tem tabelas
“D10”, tabelas “D12”, e logicamente minhas favoritas, as tabelas “D100”!
Mas a verdade é que eu ao longo dos anos desenvolvi um
estilo pessoal de jogar solo mais baseado em oráculos estilo “sim/não” e em
conclusões lógicas a partir delas, como sugere o Mythic. Assim, de maneira
geral existe pouco espaço para o uso de tabelas em minhas sessões solo, o que
sempre lamentei.
Mas esse sistema aqui – o mais simples do mundo – estimulou minha
imaginação. Tive um vislumbre, e vi que com ele posso rodar aventuras e até
mesmo campanhas inteiras baseadas totalmente em tabelas! Mas como?
O Passo a Passo
O primeiro passo é escolher uma tabela D100. Caso você não
tenha muitas, eis aqui um link com minha coleção de tabelas D100: tabelas
O tema da tabela é o tema da aventura.
Por exemplo, se você escolhe uma tabela D100 de Encontros em
uma Floresta, a aventura toda se passará em uma floresta. Se for “D100 Eventos
em Viagens”, a aventura /sessão será uma viagem. Simples assim.
A partir do tema da tabela, crie uma pequena história, uma
justificativa.
Por exemplo, caso você tenha escolhido a tabela de “Floresta”,
pense: “Por que eles estão atravessando a floresta?”. Resposta possível e
simples: “Eles querem quebrar a maldição que há naquele local, e se instalou
ali há 200 anos”.
Determinando o numero de desafios
Isso depende do tempo que você terá. Lembre-se que o “RPG
solo mais simples do mundo” foi pensado para aventuras inteiras em poucos
minutos. Eu tenho jogado aventuras que duram entre 10 a 15 minutos enfrentando
7 desafios. Assim, acho que a seguinte tabela pode ser usada como base:
Tempo disponível para jogar Numero de Desafios
5 minutos
3 desafios
10 minutos 6
desafios
15 minutos 9
desafios
20 minutos
12 desafios
....
E assim vai...seguindo esta lógica de que cada 5 minutos é
um tempo hábil para lidar com 3 desafios.
Cada desafio nada mais é que uma rolagem na tabela D100 que
você escolheu para impulsionar sua aventura.
Tome alguns segundos para visualizar o desafio, crie uma
ligação de continuidade entre a cena anterior – de que forma ela conduziu para
esse novo desafio.
Criando o grupo de heróis
Uma vez que as regras do jogo são altamente mortais,
recomendo a criação de um grupo grande de Heróis; entre 5 a 7 heróis está de
bom tamanho. Procure variar a classe e habilidades entre os heróis.
Dê a cada um deles um nome e um breve histórico.
Pronto.
Exemplo
Esse exemplo é baseado na tabela D100 Crypt Locations – uma tabela
com 100 possiveis locais e encontros envolvendo tumbas, criptas e mausoléus.
Eis aqui um link para baixar a tabela (em inglês):Crypt Locations
Crio a seguinte História:
“Há muito tempo atrás, em um vilarejo distante, um grupo de
7 bruxas das trevas foram caçadas e condenadas. Elas foram enterradas em 7
criptas, localizadas em uma colina afastada da vila. Recentemente, eventos
estranhos começaram a acontecer, assustando os moradores do local. Acredita-se
que o espirito de uma das bruxas esteja assombrando o local e ameaçando a paz”
Crio um grupo de heróis, com 5 membros:
Rub e Bur, 2 irmãos gêmeos, anões e guerreiros;
Rufallus, um arqueiro elfo (guerreiro, para todos os fins)
Tessarius, um clérigo humano
Maraiah, uma maga halfling
Um grupo de heróis errantes, que vaga pelo mundo em busca
de oportunidades de enfrentarem o mal...
Desafio 1
O primeiro passo é rolar na tabela, para determinar o local
e ter inspiração para o desafio:
47: Cripta de Debrahar, uma aventureira que foi morta por um
incubo. A lenda diz que ela se transformou em uma criatura maligna que se
escuta uivando para a lua cheia...
Nesse caso, além do lugar, ficou clero qual o desafio:
enfrentar a criatura na qual Debrahar se transformou...
O próximo passo é elencar o herói que enfrentará Debrahar.
Esse herói terá uma única chance de sucesso. Mesmo que ele pereça, o restante
dos heróis deve prosseguir, e o desafio é considerado superado (à custa da vida
daquele herói)
Eu seleciono Bur, um dos irmãos anão para enfrentar. Ele é
um guerreiro. Ele pega seu machado de guerra e parte em direção ao monstro.
Como guerreiro, ele recebe +1 de bônus nos ataques.
Rolo um D6. Tiro 5. Sucesso! Ele vence o desafio com louvor.
Agora, além do grupo poder continuar, Bur passa a ser um herói de 2 nível – o que
quer dizer que ele tem um Ponto de Destino (caso ele morra nessa aventura,
poderá retornar a partir da aventura seguinte).
Desafio 2
Rolamos novamente na tabela.
26: A cripta de Noodle, um famoso alfaiate que servia os
nobres, e gastava sua fortuna na compra de relíquias e estranhos objetos.
Alguns dizem que Noodle também era um mago que confeccionava itens mágicos.
Aqui os heróis devem enfrentar uma armadilha: O próprio Noodle
criou alguns itens mágicos que protegeriam sua tumba de invasores e ladrões.
Seleciono o clérigo Tassarius para enfrentar esse desafio.
Rolo 1D6. Tiro 3. Infelizmente, para superar o desafio,
Tessarius teve que sacrificar sua própria vida! Como ele ainda não possuía nenhum
ponto do Destino, esse é o fim definitivo para ele!
Desafio 3
74: Cripta de Zonrang. Zonrang foi uma moça oriunda de uma família
influente e muito rica. De coração vil, ela costumava contratar malfeitores
para dar um fim a outras moças que ela considerava mais belas que ela. Contam
histórias de um fantasma que ocasionalmente ataca mulheres consideradas belas
no vilarejo próximo.
O desafio aqui é enfrentar o fantasma de Zonrang.
Seleciono a maga Maraiah.
Rolo 1D6. Tiro 2. Que pena! Fim da linha para minha maga,
que também não poderá retornar em aventuras futuras!
Desafio 4
53: Cripta de Zahdran, um homem conhecido por emprestar
dinheiro, morto de forma violenta.
Aqui estipulo que o desafio serão ladrões, que coincidentemente
estavam roubando a cripta na hora em que os heróis chegaram.
Seleciono Rub para enfrenta-los, com seu machado.
Rolo 1d6. Tiro 2. Como Rub é um guerreiro, somo +1 ao
resultado, o que ainda assim significa a morte para ele!
Essa aventura está sendo mortal para nossos heróis!
E assim
continua...
Acredito que deu pra ter uma ideia de como funciona!
NOSSA! GOSTEI DESSE ESTILO MESTRE! BEM FÁCIL, RÁPIDO E DIRETO! VOU CRIAR UMA AVENTURA E SAIR ROLANDO OS DADOS!
ResponderExcluirÉ bem legal, funciona muito bem! Estou gostando demais disso aqui"
ExcluirGostei! Vou experimentar.
ResponderExcluirOpa, Emerson! Experimenta sim, depois conta como foi!
ExcluirSó quero dizer uma coisa Eu sou completamente apaixonado por tabelas aleatórias. ☺
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirGostei muito desse sistema tarcisio vou experimentar
ResponderExcluiro link das tabelas não responde mais
ResponderExcluiro link das tabelas não responde mais
ResponderExcluirPoxa, fiquei todo empolgado. Mas nenhum dos links do Google Drive funcionam mais!
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