domingo, 30 de setembro de 2018

O RPG solo mais simples do mundo - Sugestões

O RPG mais simples do mundo



Semana passada, o blog IBRPG publicou esse sistema, chamado curiosamente de o “RPG solo mais simples do mundo”, que me deixou grandemente impressionado.
Não vou explicar aqui as regras, mas se você quiser conhece-las, eis aqui um link com o sistema traduzido (por mim): O RPG mais simples do mundo
O que temos aqui é um breve gameplay do método que desenvolvi a partir desse sistema.

Tabelas aleatórias

Eu sou completamente apaixonado por tabelas aleatórias. Sobre qualquer coisa. Quer me fazer ler algo, coloca na chamada que tem tabelas “D10”, tabelas “D12”, e logicamente minhas favoritas, as tabelas “D100”!
Mas a verdade é que eu ao longo dos anos desenvolvi um estilo pessoal de jogar solo mais baseado em oráculos estilo “sim/não” e em conclusões lógicas a partir delas, como sugere o Mythic. Assim, de maneira geral existe pouco espaço para o uso de tabelas em minhas sessões solo, o que sempre lamentei.
Mas esse sistema aqui – o mais simples do mundo – estimulou minha imaginação. Tive um vislumbre, e vi que com ele posso rodar aventuras e até mesmo campanhas inteiras baseadas totalmente em tabelas! Mas como?

O Passo a Passo

O primeiro passo é escolher uma tabela D100. Caso você não tenha muitas, eis aqui um link com minha coleção de tabelas D100: tabelas
O tema da tabela é o tema da aventura.
Por exemplo, se você escolhe uma tabela D100 de Encontros em uma Floresta, a aventura toda se passará em uma floresta. Se for “D100 Eventos em Viagens”, a aventura /sessão será uma viagem. Simples assim.
A partir do tema da tabela, crie uma pequena história, uma justificativa.
Por exemplo, caso você tenha escolhido a tabela de “Floresta”, pense: “Por que eles estão atravessando a floresta?”. Resposta possível e simples: “Eles querem quebrar a maldição que há naquele local, e se instalou ali há 200 anos”.

Determinando o numero de desafios

Isso depende do tempo que você terá. Lembre-se que o “RPG solo mais simples do mundo” foi pensado para aventuras inteiras em poucos minutos. Eu tenho jogado aventuras que duram entre 10 a 15 minutos enfrentando 7 desafios. Assim, acho que a seguinte tabela pode ser usada como base:

Tempo disponível para jogar               Numero de Desafios
5 minutos                                                3 desafios
10 minutos                                              6 desafios
15 minutos                                              9 desafios
20 minutos                                              12 desafios

....
E assim vai...seguindo esta lógica de que cada 5 minutos é um tempo hábil para lidar com 3 desafios.
Cada desafio nada mais é que uma rolagem na tabela D100 que você escolheu para impulsionar sua aventura.
Tome alguns segundos para visualizar o desafio, crie uma ligação de continuidade entre a cena anterior – de que forma ela conduziu para esse novo desafio.

Criando o grupo de heróis

Uma vez que as regras do jogo são altamente mortais, recomendo a criação de um grupo grande de Heróis; entre 5 a 7 heróis está de bom tamanho. Procure variar a classe e habilidades entre os heróis.
Dê a cada um deles um nome e um breve histórico.
Pronto.

Exemplo

Esse exemplo é baseado na tabela D100 Crypt Locations – uma tabela com 100 possiveis locais e encontros envolvendo tumbas, criptas e mausoléus.
Eis aqui um link para baixar a tabela (em inglês):Crypt Locations
Crio a seguinte História:
“Há muito tempo atrás, em um vilarejo distante, um grupo de 7 bruxas das trevas foram caçadas e condenadas. Elas foram enterradas em 7 criptas, localizadas em uma colina afastada da vila. Recentemente, eventos estranhos começaram a acontecer, assustando os moradores do local. Acredita-se que o espirito de uma das bruxas esteja assombrando o local e ameaçando a paz”

Crio um grupo de heróis, com 5 membros:

Rub e Bur, 2 irmãos gêmeos, anões e guerreiros;
Rufallus, um arqueiro elfo (guerreiro, para todos os fins)
Tessarius, um clérigo humano
Maraiah, uma maga halfling
Um grupo de heróis errantes, que vaga pelo mundo em busca de oportunidades de enfrentarem o mal...

Desafio 1

O primeiro passo é rolar na tabela, para determinar o local e ter inspiração para o desafio:
47: Cripta de Debrahar, uma aventureira que foi morta por um incubo. A lenda diz que ela se transformou em uma criatura maligna que se escuta uivando para a lua cheia...
Nesse caso, além do lugar, ficou clero qual o desafio: enfrentar a criatura na qual Debrahar se transformou...
O próximo passo é elencar o herói que enfrentará Debrahar. Esse herói terá uma única chance de sucesso. Mesmo que ele pereça, o restante dos heróis deve prosseguir, e o desafio é considerado superado (à custa da vida daquele herói)
Eu seleciono Bur, um dos irmãos anão para enfrentar. Ele é um guerreiro. Ele pega seu machado de guerra e parte em direção ao monstro. Como guerreiro, ele recebe +1 de bônus nos ataques.
Rolo um D6. Tiro 5. Sucesso! Ele vence o desafio com louvor. Agora, além do grupo poder continuar, Bur passa a ser um herói de 2 nível – o que quer dizer que ele tem um Ponto de Destino (caso ele morra nessa aventura, poderá retornar a partir da aventura seguinte).

Desafio 2

Rolamos novamente na tabela.
26: A cripta de Noodle, um famoso alfaiate que servia os nobres, e gastava sua fortuna na compra de relíquias e estranhos objetos. Alguns dizem que Noodle também era um mago que confeccionava itens mágicos.
Aqui os heróis devem enfrentar uma armadilha: O próprio Noodle criou alguns itens mágicos que protegeriam sua tumba de invasores e ladrões.
Seleciono o clérigo Tassarius para enfrentar esse desafio.
Rolo 1D6. Tiro 3. Infelizmente, para superar o desafio, Tessarius teve que sacrificar sua própria vida! Como ele ainda não possuía nenhum ponto do Destino, esse é o fim definitivo para ele!

Desafio 3

74: Cripta de Zonrang. Zonrang foi uma moça oriunda de uma família influente e muito rica. De coração vil, ela costumava contratar malfeitores para dar um fim a outras moças que ela considerava mais belas que ela. Contam histórias de um fantasma que ocasionalmente ataca mulheres consideradas belas no vilarejo próximo.
O desafio aqui é enfrentar o fantasma de Zonrang.
Seleciono a maga Maraiah.
Rolo 1D6. Tiro 2. Que pena! Fim da linha para minha maga, que também não poderá retornar em aventuras futuras!

Desafio 4

53: Cripta de Zahdran, um homem conhecido por emprestar dinheiro, morto de forma violenta.
Aqui estipulo que o desafio serão ladrões, que coincidentemente estavam roubando a cripta na hora em que os heróis chegaram.
Seleciono Rub para enfrenta-los, com seu machado.
Rolo 1d6. Tiro 2. Como Rub é um guerreiro, somo +1 ao resultado, o que ainda assim significa a morte para ele!

Essa aventura está sendo mortal para nossos heróis! 

E assim continua...

Acredito que deu pra ter uma ideia de como funciona!

O segredo é imaginar essas cenas que mesmo que rápidas, podem gerar uma aventura muito divertida!

10 comentários:

  1. NOSSA! GOSTEI DESSE ESTILO MESTRE! BEM FÁCIL, RÁPIDO E DIRETO! VOU CRIAR UMA AVENTURA E SAIR ROLANDO OS DADOS!

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    1. É bem legal, funciona muito bem! Estou gostando demais disso aqui"

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  2. Só quero dizer uma coisa Eu sou completamente apaixonado por tabelas aleatórias. ☺

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  3. Este comentário foi removido pelo autor.

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  4. Gostei muito desse sistema tarcisio vou experimentar

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  5. Poxa, fiquei todo empolgado. Mas nenhum dos links do Google Drive funcionam mais!

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