Bom, galera, ontem publiquei a forma que encontrei de unir
musica ao RPG solo para além da sonorização e efeitos dramáticos. Eu queria que
a música servisse como um gerador de ideias MESMO, acrescentando e determinando
elementos à aventura.
Eis aqui o post com a parte 1:Parte 1
Mas como como eu falei lá, tudo ainda está muito cru! Mas
continuo desenvolvendo a ideia, e hoje gostaria de apresentar o próximo passo.
O que é?
Hoje quero mostrar como criar tabelas (D10, D12,
D6...qualquer valor) com musica.
A proposta é simples: criar um lista dessas estilo D10 (ou
algum outro valor de dado) para rolar quando precisarmos de inspiração ou
esclarecimento sobre algo. Para quem está acostumado com o QUILL, é como se criássemos
o Pote de Tinta a partir da letra da musica, mas que funcionará como qualquer
outra tabela de geração de ideias!
Passo a Passo
1-O primeiro passo, logicamente, é a escolha da música.
Escolha uma musica que na sua opinião tenha uma sonoridade e letra condizente
com o tipo de clima que você quer que sua aventura tenha.
Como exemplo, eu pegarei a música “Carry On”, da banda
Angra. Eis aqui a letra:
"Simple
minded brain, for now you succumb
Nothing
changes your way
This world
insists to be the same
Based on
our mistakes
The flowers
fade along the road
Don't
blindfold your eyes
So
loneliness becomes the law
Of a
senseless life
Follow your
steps and you will find
The unknown
ways are on your mind
Need
nothing else than just your pride
To get
there, go!
Now you'll
have to face another day
You won't
be alone
This life
is forcing us to stay
For how
long?
Cold is the
wind and thunder struck
On a stormy
night
But can't
you see I'm by your side?
We are
marching on!
Follow your
steps and you will find
The unknown
ways are on your mind
Need
nothing else than just your pride
To get
there
So carry
on, there's a meaning to life
Which someday
we may find
Carry on,
it's time to forget
The remains
from the past to carry on
Follow your
steps and you will find
The unknown
ways are on your mind
Need
nothing else than just your pride
To get
there
So carry
on, there's a meaning to life
Which
someday we may find
Carry on,
it's time to forget
The remains from the past"
2-Decido que vou criar uma Lista com 12 elementos. Assim,
toda vez que for usa-la, jogarei um dado de 12 lados, e o resultado será o
equivalente na tabela.
Essa tabela terá o nome da música; por exemplo, teremos a
LISTA “DCarry on”.
3-Agora devemos completar a lista com palavras da musica.
Pode ser grupos de palavras. Pegue tudo que você achar que servirá para
inspirar determinadas cenas, ou até mesmo para responder perguntas. No caso de
Carry On, minha lista poderia ser:
1-Find (encontrar)
2-Past (passado)
3-Pride (Orgulho)
4-Cold (frio)
5-Thunder (Trovão)
6-Mistakes (equívocos)
7-Road (Estrada)
8-Unknow (desconhecido)
9-Loneliness (Solidão)
10-Law (Lei)
11-Stormy (tempestuoso)
12-Forget (esquecer)
4-Agora é só utilizar essa tabela! Por exemplo, podemos usar
para determinar qual elemento aparecerá na aventura. Por exemplo:
“Vicar, o Bravo, e Oton, o famigerado, viram a curva da
estrada velha...o que encontram ali?”
Aí rolo 1d12, e consulto a tabela. Sai “1”. Consulto a
tsbela e vejo que “1” corresponde a “Find”-Encontrar.
Depois de um breve Brainstorm, sei como a cena se seguirá!
“Assim que eles viram a curva, eles encontrar uma carroça,
tombada, alguns corpos inertes, e muitos papéis espalhados..aparentemente foram
vitimas de um assalto!”
Também pode ser feito para responder perguntas:
“O guarda da cidade se aproxima. Como ele é?”
Rolo na tabela e tiro o numero 8, que quer dizer “Unknow” –
Desconhecido.
“O guarda está vestido com uma serie de insígnias que vocês
não conseguem identificar...não são as insiginias do reino que vocês
conhecem...”
E é isso!
Para cada musica que você gosta, você pode criar uma nova
tabela!
Ainda não está do jeito que quero, mas gostei desse método!
Daqui a pouco vou jogar uma aventura com a Tabela “DStairway
to Heaven”!
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