terça-feira, 12 de março de 2019

Musica e RPG Solo – Parte 2 – Avanços



Bom, galera, ontem publiquei a forma que encontrei de unir musica ao RPG solo para além da sonorização e efeitos dramáticos. Eu queria que a música servisse como um gerador de ideias MESMO, acrescentando e determinando elementos à aventura.
Eis aqui o post com a parte 1:Parte 1
Mas como como eu falei lá, tudo ainda está muito cru! Mas continuo desenvolvendo a ideia, e hoje gostaria de apresentar o próximo passo.



O que é?

Hoje quero mostrar como criar tabelas (D10, D12, D6...qualquer valor) com musica.
A proposta é simples: criar um lista dessas estilo D10 (ou algum outro valor de dado) para rolar quando precisarmos de inspiração ou esclarecimento sobre algo. Para quem está acostumado com o QUILL, é como se criássemos o Pote de Tinta a partir da letra da musica, mas que funcionará como qualquer outra tabela de geração de ideias!

Passo a Passo

1-O primeiro passo, logicamente, é a escolha da música. Escolha uma musica que na sua opinião tenha uma sonoridade e letra condizente com o tipo de clima que você quer que sua aventura tenha.
Como exemplo, eu pegarei a música “Carry On”, da banda Angra. Eis aqui a letra:

"Simple minded brain, for now you succumb
Nothing changes your way
This world insists to be the same
Based on our mistakes
The flowers fade along the road
Don't blindfold your eyes
So loneliness becomes the law
Of a senseless life

Follow your steps and you will find
The unknown ways are on your mind
Need nothing else than just your pride
To get there, go!

Now you'll have to face another day
You won't be alone
This life is forcing us to stay
For how long?
Cold is the wind and thunder struck
On a stormy night
But can't you see I'm by your side?
We are marching on!

Follow your steps and you will find
The unknown ways are on your mind
Need nothing else than just your pride
To get there

So carry on, there's a meaning to life
Which someday we may find
Carry on, it's time to forget
The remains from the past to carry on

Follow your steps and you will find
The unknown ways are on your mind
Need nothing else than just your pride
To get there

So carry on, there's a meaning to life
Which someday we may find
Carry on, it's time to forget
The remains from the past"

2-Decido que vou criar uma Lista com 12 elementos. Assim, toda vez que for usa-la, jogarei um dado de 12 lados, e o resultado será o equivalente na tabela.
Essa tabela terá o nome da música; por exemplo, teremos a LISTA “DCarry on”.
3-Agora devemos completar a lista com palavras da musica. Pode ser grupos de palavras. Pegue tudo que você achar que servirá para inspirar determinadas cenas, ou até mesmo para responder perguntas. No caso de Carry On, minha lista poderia ser:
1-Find (encontrar)
2-Past (passado)
3-Pride (Orgulho)
4-Cold (frio)
5-Thunder (Trovão)
6-Mistakes (equívocos)
7-Road (Estrada)
8-Unknow (desconhecido)
9-Loneliness (Solidão)
10-Law (Lei)
11-Stormy (tempestuoso)
12-Forget (esquecer)

4-Agora é só utilizar essa tabela! Por exemplo, podemos usar para determinar qual elemento aparecerá na aventura. Por exemplo:
“Vicar, o Bravo, e Oton, o famigerado, viram a curva da estrada velha...o que encontram ali?”
Aí rolo 1d12, e consulto a tabela. Sai “1”. Consulto a tsbela e vejo que “1” corresponde a “Find”-Encontrar.
Depois de um breve Brainstorm, sei como a cena se seguirá!

“Assim que eles viram a curva, eles encontrar uma carroça, tombada, alguns corpos inertes, e muitos papéis espalhados..aparentemente foram vitimas de um assalto!”

Também pode ser feito para responder perguntas:
“O guarda da cidade se aproxima. Como ele é?”
Rolo na tabela e tiro o numero 8, que quer dizer “Unknow” – Desconhecido.
“O guarda está vestido com uma serie de insígnias que vocês não conseguem identificar...não são as insiginias do reino que vocês conhecem...”

E é isso!

Para cada musica que você gosta, você pode criar uma nova tabela!
Ainda não está do jeito que quero, mas gostei desse método!
Daqui a pouco vou jogar uma aventura com a Tabela “DStairway to Heaven”!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Entrevista: Isabella Leão, escritora e game designer

 Olá,  pessoal, tudo jóinha? É com enorme alegria que hoje apresento aqui no blog uma entrevista com a escritora e Game designer Isabella Le...